Você está aqui:Home » Dicas » Professores » A tecnologia poderá substituir os professores?

A tecnologia poderá substituir os professores?

Olá leitores, tudo bem?

Muitos profissionais passaram a ter um medo crescente de que a tecnologia pode acabar com as suas profissões. Esse medo é totalmente racional e justificável, afinal equipamentos eletrônicos e a automatização já extinguiu muitas profissões.

Com o avanço da tecnologia foi capaz que muitas profissões de riscos passassem a ser realizadas por robôs que não se cansam, dificilmente erram e a longo prazo são bem mais baratos que a mão de obra humana.

Máquinas colheitadeiras e outros maquinários agrícolas diminuíram e muito o número de trabalhadores do campo. O mesmo efeito aconteceu em montadoras de veículos e outros aparelhos e muitas outras áreas industriais.

Esse temido avanço tecnológico está deixando de cumprir apenas funções motoras e de atividades repetidas e está caminhando para atividades mais cognitivas, colocando em riscos quase 15 mil profissões, segundo estudo realizado pelo Bank England.

Atualmente as profissões que correm mais risco são as profissões relacionados a organização e a negócios. Secretárias e assistentes estão cada vez mais automatizados e podem ser substituídos por máquinas em poucos anos.

O crescimento da inteligência artificial, também chamada de AI, aumenta ainda mais essa corrida pela proteção de empregos.

As máquinas com AI são capazes de aprender com seus erros e ter autossuficiência sem a necessidade de supervisão humana e de atualizações manuais.

A AI, como conhecemos hoje, já é capaz de aprender com seus erros, ainda não em nível filosófico ou profundo, por enquanto os seres humanos são os únicos capazes desse tipo de pensamento.

Com toda essa automação é normal as pessoas se preocuparem com o quanto a inteligência artificial pode afetar toda a educação.

O caso de Jill Watson

Jill Watson foi uma professora assistente de um curso online de Ciência da Computação. Ela era assistente de Ashok Goel, o principal administrador do curso.

Jill era responsável por ajudar os alunos que submetiam questões nos fóruns do curso. Além dela a equipe de assistentes de Ashok Goel era composta por 9 professores, sendo Jill a décima.

Jill ajudou vários alunos dando respostas para quase 10 mil perguntas e também ajudando os alunos a lembrar das datas das provas, temas de trabalhos e prazos de entrega.

No final do curso Jill Watson tinha respondido cerca de 97% de todas as questões que chegaram até ela com exatidão, sem erros.

O grande diferencial de Jill é que ela era apenas inteligência artificial, uma máquina programada para aprender com seus próprios erros.

Jill era tão natural e eficiente nas respostas que nenhum estudante desconfio que ela era uma AI até tudo ser velado.

Jill Watson é uma versão melhorada de Watson, uma AI que venceu campeões de Jeopardy, o famoso jogo de perguntas e respostas da TV Americana.

Watson, tanto na versão Jill quanto na antiga, é capaz de identificar perguntas feitas por voz e acessar informações em tempo recorde, é um raciocínio muito rápido e difícil de ser acompanhado por qualquer humano.

Jill estará de volta como professora assistente de Goel, mas como um diferente nome para testar se os estudantes são capazes de diferenciar a inteligência artificial de um ser humano real. Alguns estudantes chegaram a desconfiar de Jill, mas não tiveram muitas provas já que ela era capaz de imitar o comportamento humano de forma precisa.

Apesar de ter chamado atenção de muitos e alguns até dizerem que a atitude de Goel foi um pouco polêmica, o caso Jill acendeu novamente a discussão sobre como o professor clássico será adaptado em um futuro de tecnologia.

Isso preocupa muitos profissionais da educação, pois a rapidez e precisão da inteligência artificial é difícil de ser igualada, mesmo por professores que estão sempre atualizados.

A facilidade da informação através da tecnologia

Muitas pessoas dizem que logo professores estão obsoletos e que a profissão deixará de existir, muitos usam de argumento que todo conteúdo aprendido em sala de aula pode ser aprendido na internet de forma mais rápida e mais prática.

Se pararmos para pensar isso é verdade. Há inúmeros materiais online que você pode obter de forma gratuita e estudar muitos assuntos pela internet, no conforto da sua casa.

É possível conseguir aulas das maiores faculdades do mundo em sites como o Coursera. É possível também acompanhar vídeo aulas com conteúdo interessante e completo em sites como o Youtube e muitos outros fóruns da internet.

Tudo isso na palma de sua mão, basta você querer e é possível aprender qualquer coisa ou qualquer matéria que você quiser.

Tudo que existe está na internet. Tudo que você pode aprender você pode aprender lá.

A internet então te apresenta uma sala de aula infinita onde você pode aprender o que quiser e distribuir os seus conhecimentos com milhares, até mesmo milhões de pessoas e entrar em discussões que podem aumentar ainda mais seu aprendizado.

As vantagens da tecnologia

Tal como a natureza a tecnologia também é uma força que não consegue ser desafiada, ela é crescente e está substituindo muitos empregos.

Ela está perigosamente próxima de substituir os professores e outros educadores.

Como já dito antes a tecnologia é fácil de se alcançar e possui muitas vantagens, tais como:

  • O conhecimento na internet é infinito, por mais que um site seja limitado, outro terá mais informações e assim sucessivamente até você ter esgotado o material sobre o assunto.
  • A tecnologia não está suscetível a mudanças de humor ou indisposições, por isso ela estará sempre te ajudando de forma constante. O mesmo serve para as novas tecnologias de inteligência artificial.
  • Tempo de ação ilimitado, independe da hora ou de quanto tempo seja necessário para passar uma lição, você pode ter uma aula durante 10 ou 15 horas com esse tipo de “professor”.
  • A maioria dos cursos online são gratuitos e assim substituem muito bem os cursos clássicos e podem ser alcançados por qualquer pessoa independente da classe social.
  • Pelo ponto de vista das escolas, aulas online são muito mais baratas, afinal você paga o professor para dar aula apenas uma vez, sem contar que manter um site e um servidor sai mais barato do que manter um prédio para dar aulas.
  • As aulas são mais flexíveis, algo que é muito importante nos dias corridos que temos hoje. Poder estudar nas horas vagas, independentemente de onde você esteja é um grande diferencial.

Esses são pequenos elementos que também são muito discutidos por quem defende que computadores e outras tecnologias podem substituir, mas apesar desses fatos comentados, até onde a tecnologia pode realmente substituir um professor feito de carne e osso?

Por que a tecnologia NÃO substitui professores e nunca irá

Ao ler os tópicos colados no texto dá a impressão de que a tecnologia pode substituir a forma tradicional de dar aula, certo?

Porém isso não é uma realidade viável e provavelmente nunca vai ser. O motivo dos professores serem tão insubstituíveis são divididos em basicamente duas categorias.

Os dois tópicos sobre a importância de um professor são simples de entender e estão tão ligados à natureza humana que é algo que nunca pode ser negado.

Vamos aos motivos:

Sempre tem um humano por trás das aulas

Não importa se você está vendo um site, vídeo aulas no Youtube ou em fóruns. Todas as aulas são administradas por um professor, um professor tem sempre que passar o conteúdo para a plataforma ou para máquina para que ela entregue tudo a você.

O papel do professor é importantíssimo e essencial nesse aspecto, você não consegue ter uma aula sem ter alguém por trás dessa tecnologia.

No caso de Jill Watson, ela respondia e conversava sem supervisão, porém as primeiras respostas e os primeiros comandos foram implantados pelo Prof. Goel.

Todas as áreas da tecnologia funcionam dessa maneira, você não consegue eliminar a necessidade do ser humano por trás das maquinas. Sejam em ambiente escolar ou industrial, os seres humanos são mais do que o necessário para o funcionamento dessas maquinas.

Máquinas podem ensinar, mas só um professor pode cuidar

Por mais que a tecnologia avance nenhum robô ou computador será capaz de sentir como um ser humano se sente, consequentemente a tecnologia não é capaz de se conectar a um nível emocional com seus alunos.

Qualquer professor sabe que é preciso ter muito carinho e cuidado com seus alunos. Apenas o professor é capaz de identificar alunos com problemas, classes que funcionam melhor com um tipo de dinâmica, e todos os outros aspectos da profissão.

Por mais que uma AI consiga ensinar e responder qualquer coisa perguntada ela não pode saber como entregar essa informação para que o aluno entenda da melhor forma possível.

Professores e educares são os únicos que podem servir de modelo e ensinar os alunos muito mais do que fórmulas e teorias, professor ensinam para vida através de um vínculo de amizade único com seus alunos.

Além dessa amizade entre professores e alunos, os educares podem realizar coisas que nenhuma máquina pode, como oferecer cuidado e conselhos, coletar dados sobre seus alunos e acompanhar de forma humana seu desenvolvimento tanto educacional como social, levar os alunos em passeios fora da escola, falar com pais e dar conselhos sobre como melhor ajudar seus filhos, marcar reuniões, tirar centenas de cópias das provas para os alunos (não é mesmo?), professores também são capazes de trocar experiências e informações com seus colegas de trabalho e melhorar todo o ambiente escolar.

Enfim, essa é uma lista que está bem incompleta, mas serve para ilustrar que mesmo nas mais básicas atividades diárias as maquinas não podem substituir nenhum professor, afinal essa é uma profissão que exige muita emoção e dedicação.

A tecnologia não é capaz de criar empatia, por isso o professor é tão necessário.

Muitas vezes um professor pode saber que há um aluno precisando de algo, com algum problema e apenas algumas palavras de coragem podem ajudar e muito.

Aconteceu comigo. Eu já fui ajudado por muitos professores, algo que nenhuma máquina é capaz de fazer.

Outro ponto que garante que não vamos ver professores mecânicos tão cedo é como o ser humano é capaz de pensar mesmo em condições adversas.

Independente do que aconteça ou qual problema ocorra durante a aula um professor consegue se virar.

O quadro negro está molhado e não escreve, o retroprojetor parou de funcionar, sumiu o apagador da sala, esses tipos de situações são coisas que apenas nós podemos corrigir.

Então não se preocupem professores, sua profissão ainda está segura por um tempo.

Professores com tecnologia são o futuro da educação

A tecnologia nunca irá substituir um professor, porém ela está presente no futuro da educação representando a mais poderosa ferramenta para auxiliar nas aulas e nas diversas tarefas do dia a dia.

E isso é um ponto importante, pois profissionais que se adaptam a tecnologia irão substituir os que não aceitam essas novas mudanças.

Portanto é importante que os professores estejam abertos a aprender como utilizar novas ferramentas e novos métodos para que o interesse dos alunos não caia. É preciso entender que não sabemos de tudo e que uma boa ferramenta como a tecnologia pode te ajudar a alcançar uma melhor eficiência diante dos desafios diários das aulas.

As novas ferramentas também podem ajudar bastante na hora de organizar tudo, na hora de sanar dúvidas através de e-mails e outras ferramentas e na hora de manter contato com seus alunos.

A tecnologia também ajuda o professor na hora de se atualizar, afinal é muito importante que qualquer profissional esteja sempre aprendendo mais sobre seu campo para manter uma boa eficiência.

A introdução da tecnologia também faz parte dos inúmeros métodos para manter os alunos interessados e motivados na aula, por isso é importante entender e trazer esses materiais para o ambiente escolar.

Lembre-se, precisamos sempre inovar, principalmente em uma profissão tão essencial para o funcionamento da sociedade de forma geral.

Você também pode aprender muito sobre como manter seus alunos motivos para aprender com algumas dicas básicas. Confira 15 maneiras para deixar os alunos motivos a aprender.

E então leitores, o que acharam do artigo? Acham que a tecnologia nunca vai superar a presença humana?

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo