Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » A importância do trabalho interdisciplinar

A importância do trabalho interdisciplinar

Olá, leitores!

O trabalho interdisciplinar encontra-se cada vez mais comum nas escolas e faculdades de todo o Brasil. Os educadores estão percebendo a importância que ele tem no desenvolvimento e formação de um aluno. Porém há pessoas que ainda não desenvolvem trabalhos interdisciplinares e não reconhecem a importância dele.

Para começar, o trabalho interdisciplinar envolve toda a comunidade acadêmica, todos os professores e todos os alunos trabalham em conjunto para desenvolver um bom projeto. É legal ver que mesmo matérias que não tem relação nenhuma entre elas conseguem se unir para criar um trabalho legal. Esse envolvimento da escola ou faculdade é de extrema importância.

Outro ponto que não podemos deixar de citar é o grupo, os alunos desenvolvem mais habilidades quando trabalham em conjunto, eles descobrem talentos e se mostram bem mais a vontade em criar um projeto diferente. Muitas vezes o trabalho em grupo é questionado pelos pais, principalmente em escolas, mas essas atividades são valiosas para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno.

O que é trabalho interdisciplinar?

O trabalho interdisciplinar é uma forma de trabalhar nas escolas e faculdades, onde o objetivo é propor um tema que una e aborde as diferentes disciplinas que o aluno estuda. Então se ele está na escola e estuda português, matemática, geografia, história, filosofia, e outros o objetivo é unir todas essas matérias e fazer um trabalho com consiga ter relação com todas elas.

Na escola esse trabalho é mais complicado, pois são muitas as matérias e nem sempre é fácil encontrar um tema para ser ligado com todas elas. Nas faculdades o trabalho interdisciplinar já é bem comum e os alunos fazem desde que entram na faculdade, como o aluno já está fazendo um curso específico fica mais fácil encontrar uma forma de integrar todas as matérias.

O trabalho interdisciplinar é importante para desafiar as competências do aluno, ele não trabalha sozinho, a atividade é construída com um grupo e juntamente com cada professor, mas é interessante e muito importante para o aprimoramento do aluno. Estudos já mostraram que o trabalho interdisciplinar está relacionado a cinco princípios importantes: a humildade, desapego, respeito, espera e coerência.

pessoas-realizando-um-trabalho-em-grupo

Se você parar para pensar, esses cinco princípios são a base de um bom trabalho interdisciplinar e eles também são muito importantes para o desenvolvimento do aluno. O trabalho interdisciplinar requer humildade, os estudantes trabalham em grupo e desenvolvem uma atividade que depende de todos, se não houver humildade um para com o outro, o trabalho não dará certo, é preciso respeitar a opinião de todos e aceitar o que a maioria decidir.

O desapego também é muito desenvolvido nesse tipo de trabalho, isso porque um trabalho em grupo terá muitas opiniões e muitas vezes a ideia que você deu não será tão boa quanto a do outro. Será necessário nesse caso, desapegar da sua ideia e aceitar a do outro, ou o contrário também pode acontecer, você terá que desapegar da ideia para que ela seja de todos e não apenas sua.

O respeito e a espera também estão inteiramente ligados no trabalho interdisciplinar, em trabalhos grandes que envolve muitas pessoas é preciso saber aguardar e esperar a sua vez. Esses pilares do trabalho interdisciplinar mostram o quanto ele é importante e o quanto ele pode melhorar e desenvolver as habilidades de um aluno e profissional no futuro.

Se você ainda não aderiu a essa dinâmica de trabalho em grupo, converse na sua escola ou faculdade e veja o que os outros professores pensam disso. O trabalho interdisciplinar é muito importante para o desenvolvimento dos alunos, tanto na escola como para o futuro deles. Por isso encontre formas de fazer esse tipo de atividade ao longo do ano e unir as matérias em um único tema.

Esse trabalho já está fazendo efeito em grandes universidades, não deixe de fazer também e aproveitar o que ele tem para oferecer aos alunos e professores. Não deixe de compartilhar com seus colegas esse artigo, ele vai ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o trabalho interdisciplinar e poderá ajudar a convencer os outros professores e educadores a adotarem essa atividade na escola.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo