Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » A importância de ler todo o edital de um concurso público

A importância de ler todo o edital de um concurso público

Os editais são reconhecidamente cansativos, mas a sua leitura pode definir se vale a pena ou não concorrer àquela vaga

Olá, concurseiros!

Os concursos públicos no Brasil são lançados por meio de editais. Extensos, com uma linguagem difícil e nada coloquial, muitas vezes procuramos apenas o que achamos interessante – número de vagas, remuneração, cargos, data de inscrição, data e conteúdo da prova, entre outros. No entanto, o documento funciona como uma espécie de manual e é de extrema importância para o candidato.

Afinal, é no edital que encontramos as principais informações e regras da prova. Muito além da data da inscrição, o documento aponta quais as principais matérias a serem estudadas, as fases da prova, a forma de contagem dos pontos e muitos outros detalhes que podem fazer a diferença durante o concurso.

Por isso, os candidatos devem, sim, ler e se atentar cuidadosamente a cada palavra antes de se candidatar para a realização da prova. Para professores de cursinhos direcionados à aprovação em concursos, o concurseiro não pode ter preguiça de ler um edital, já que é dele que vem a possibilidade de passar na prova.

O linguajar mais rebuscado pode tornar o processo muito mais difícil, mas algumas dicas de como deve ser a leitura do edital e quais itens são fundamentais podem ser importantes e facilitar o seu entendimento:

pessoa-lendo

  • Aposte na leitura informativa. O primeiro passo é verificar se o concurso possui vagas para a sua área de interesse. Para isso, o ideal é que, nessa primeira leitura, você se atente a detalhes como: missão e valores do órgão público que oferece a oportunidade, cargos oferecidos, remuneração e local de trabalho. Com isso, é possível verificar se a prova é interessante ou não para você;
  • Local da prova e fases. Após optar por fazer a inscrição, o candidato deve procurar identificar onde e quando a prova será aplicada – isso evitará que você tenha dois exames no mesmo dia –, bem como quais serão as fases. Além da prova objetiva, alguns concursos têm testes físicos como uma das etapas;
  • Tipo de cargo. É preciso verificar, ainda, quais são o tipo de vaga a ser disputada. Ela pode ser para cargo público, emprego público ou cadastro de reserva. No primeiro caso, o funcionário se torna estável apenas três anos depois de iniciar no trabalho, enquanto no emprego público o funcionário não tem estabilidade nunca. A situação se vale das normas CLT, o que faz com que a pessoa possa ser demitida a qualquer momento. Por fim, o cadastro de reserva prevê que os candidatos aprovados fiquem a disposição do órgão, no entanto, eles podem ou não ser convocados para exercer a função, ou seja, é pura sorte;
  • Matérias. Com as informações mais básicas em mãos, examine o edital como um todo para extrair detalhes sobre o número de questões de cada matéria, forma de contagem de pontos e, principalmente, quais serão as matérias, tópicos e subtópicos que serão exigidos.

Dessa forma, ao ler o edital por completo, você tende a gastar muito menos tempo decidindo o que estudar, por onde estudar e, principalmente, se deve ou não prestar esse concurso ou optar por outro.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo