Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » A Importância de estudar com questões da OAB comentadas

A Importância de estudar com questões da OAB comentadas

Olá leitor.

A Ordem dos Advogados do Brasil, a OAB, é o órgão responsável pela disciplina, pela ética e pela orientação dos advogados atuantes em território nacional. A lei determina que qualquer bacharel em Direito que pretende exercer a profissão de advogado passe no exame da ordem e mantenha a sua inscrição dentro da regularidade.

O exame da OAB tem um alto grau de dificuldade, tanto que ele apresenta uma alta taxa de reprovação. Para mandar bem na prova da OAB é preciso estudar muito. Uma das formas preferidas de estudo por parte dos candidatos é através de questões comentadas da OAB.

O que é o exame da OAB?

questões-de-teste

A prova da OAB é geralmente aplicada cerca de três vezes ao ano e o seu objetivo principal é garantir que os advogados atuantes no Brasil sejam devidamente qualificados para exercer sua profissão, principalmente em relação a ética.

O Exame da OAB é dividido em duas fases diferentes, sendo ambas de caráter eliminatório. A primeira é uma prova objetiva, com cerca de 80 questões sobre diversos temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias nos cursos de direito.

Para os bacharéis, a prova objetiva exige revisar todos os conteúdos estudados ao longo da graduação, já que são apresentadas questões sobre todas as matérias.

A segunda fase da prova é prática e consiste em uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema.

Durante a segunda fase, o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

O exame exige muita dedicação por parte dos estudantes e algumas vezes é interessante que optem por cursos preparatórios, caso sintam a dificuldade em alguma matéria especifica. Não adianta apenas revisar alguns dias para tentar rever todo o conteúdo, principalmente quando está fazendo o Exame pela primeira vez.

O que cai na prova da OAB?

Segundo uma análise feita por um grupo de orientadores de cursos sobre o exame da OAB, as últimas provas tiveram uma estrutura bem similar que consistia nas seguintes disciplinas:

  • Ética: 10 questões
  • Filosofia do Direito: 2 questões
  • Direito Constitucional: 7 questões
  • Direitos Humanos: 3 questões
  • Direito Internacional: 2 questões
  • Direito Tributário: 4 questões
  • Direito Administrativo: 6 questões
  • Direito Ambiental: 2 questões
  • Direito Civil: 7 questões
  • Estatuto da Criança e do Adolescente: 2 questões
  • Direito do Consumidor: 2 questões
  • Direito Empresarial: 5 questões
  • Processo Civil: 6 questões
  • Direito Penal: 6 questões
  • Processo Penal: 5 questões
  • Direito do Trabalho: 6 questões
  • Processo do Trabalho: 5 questões

O que são questões comentadas da OAB?

Uma das principais ferramentas de estudo para quem vai enfrentar a temida prova da OAB são as “questões comentadas da OAB”. Este é um conceito bem comum entre vários estudantes. Existem questões comentadas sobre vários assuntos, de português até áreas complexas da matemática.

As questões da OAB são particularmente conhecidas por serem comentadas, existem até mesmo coletâneas de livros com milhares de questões da OAB respondidas e comentadas.

O conceito de questão comentada é bem simples: É dado a resposta correta e um breve texto discursivo explicando o porquê daquele resultado e como foi feito o raciocínio para chegar àquela conclusão .

A questão comentada é basicamente a resposta da pergunta em forma dissertativa. Já da para entender um pouco como este tipo de exercício ajuda na hora de estudar, não é mesmo?

intensivao-oab

Por que estudar questões comentadas da OAB?

Agora que você já sabe o que é o exame da OAB e entendeu o conceito de uma questão comentada da OAB é fácil entender a sua importância para os estudos de quem vai prestar a prova.

Como todas as perguntas na prova da OAB são baseadas em leis e nos respectivos códigos penais, é importante entender como cada caso se enquadra dentro das normas e leis que a pessoa estuda.

Ou seja, ouvir uma explicação sobre como a situação descrita na imagem se encaixa em uma lei (ou infringe ela) é muito mais interessante do que apenas decorar a resposta certa da pergunta.

Ao acompanhar o raciocínio e a lógica por trás do resultado final é possível replicar o mesmo pensamento caso uma pergunta semelhante caia no exame que você for prestar.

As questões comentadas da OAB apresentam muito mais possibilidade de entendimento sobre o assunto, garantindo um melhor preparo para o candidato.

Geralmente quem realiza estes comentários são doutores e mestres das áreas analisadas. É praticamente o mesmo do que ter milhares de mini-aulas sobre vários assuntos relacionados aos exercícios que você terá que resolver no dia da prova.

Excelente maneira de estudar, não é mesmo?

O que achou leitor? Qual a sua opinião sobre a prova da OAB? Conte para a gente a sua experiência com o exame!

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo