Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » A importância de ensinar às crianças a dizer “Por favor”, “Obrigado” e “Bom dia”

A importância de ensinar às crianças a dizer “Por favor”, “Obrigado” e “Bom dia”

Olá,

A cada dia as crianças afrontam mais os pais, elas não têm recebido a educação necessária e por causa disso sofrem quando estão com outras pessoas e até mesmo depois que crescem. É importante impor limites para as crianças e ensinar coisas básicas como dizer essas palavras, por isso vamos falar sobre a importância de ensinar às crianças a dizer “Por favor”, “Obrigado” e “Bom dia”.

Elas são importantes, mostram o mínimo de respeito ao próximo e pode até abrir portas. É muito comum hoje em dia ver jovens que não cumprimentam o porteiro do prédio quando chegam, não dão bom dia para o professor quando encontra com ele ou diz obrigada quando algo é feito para ele.

Dizer essas palavras é importante, elas têm um grande valor, demonstram respeito ao próximo e mostra que você é humilde. Quando uma pessoa pede  “por favor” o pedido é respondido com mais gentileza. É essencial incentivar esses hábitos as crianças para que eles sejam mais respeitosos, isso deve começar com o exemplo dos pais.

Como ensinar às crianças a dizer “Por favor”, “Obrigado” e outras palavrinhas mágicas

Não é complicado, mas isso deve começar bem cedo, se você é pai e ainda não ensinou seu filho de 5 anos, por exemplo, a falar essas palavras, pode ter mais dificuldade, quanto maior a criança fica, mais complicado é ensinar certas coisas. 

Seu filho já aprendeu a falar? Comece mostrando que ele deve falar bom dia quando encontrar com uma pessoa conhecida ou dizer obrigado quando alguém lhe dá alguma coisa. Como falamos, esse exemplo deve vir dos pais também, se os pais não falam as palavras, as crianças não vão ter em quem se espelhar para falar também.

O poder de agradecer e pedir um por favor é muito grande, pode mudar o pensamento das pessoas. É importante deixar o egocentrismo infantil que é tão normal na infância, para que elas também reconheçam os outros e as suas necessidades. Deixe que isso aconteça o mais cedo possível, assim quando seu filho estiver com 6 anos já vai saber a importância dessas palavras e como elas podem deixar o convívio mais agradável.

Muitos especialistas dizem que na primeira infância que é entre 2 e 5 anos, a criança é regida apenas por recompensas e punições, além de ter um lado mais egocêntrico. Mas nessa fase ela pode aprender sim, não precisa esperar a criança entrar na segunda infância que é entre os 6 e 9 anos. Nessa fase você pode ajudar a criança a aprimorar o que aprendeu e assim com 10 anos, a criança já será capaz de entender a noção de comunidade e respeito.

Comece dentro de casa, você precisa ensinar seus filhos com pequenas ações que fazem em casa, dizer um bom dia quando ele acordar, boa noite quando for dormir. Ensinar a pedir por favor quando quer algo que não consegue pegar sozinho e dizer obrigado quando o pedido é atendido. 

Não deixe de ensinar às crianças a dizer “Por favor”, “Obrigado” e “Bom dia”. Essas e outras palavras são importantes para uma boa convivência.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo