Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » A importância das brincadeiras no aprendizado das crianças

A importância das brincadeiras no aprendizado das crianças

Olá!

Os jogos e brincadeiras tem um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças, eles servem como suporte e auxiliam no desenvolvimento motor, cognitivo, social e afetivo de cada um.

A criança deve ser estimulada desde seu nascimento com atividades educativas  e brinquedos próprios para sua idade e no ambiente escolar não deve ser diferente, principalmente nos anos iniciais, o lúdico na educação infantil deve fazer parte da vida.

O brincar é uma ferramenta que promove a estimulação dos conteúdos que são assimilados na fase infantil. Através das brincadeiras a criança consegue expressar seus sentimentos e vai desenvolvendo sua autonomia, colocando para fora suas fantasias e usando toda sua criatividade, já que nas brincadeiras não existem fronteiras basta viajar pela imaginação.

Nos anos iniciais é comum as crianças imitarem os adultos, brincam que são professores, motoristas, repetem o que vem em seu dia a dia e assim vão construindo seu aprendizado.

Aprender brincando

Desta forma não podemos caracterizar a brincadeira como um simples momento de lazer, mas sim como um ato que auxilia no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

O educador deve inserir jogos e brincadeiras de acordo com a faixa etária de seus alunos, promovendo com essas atividades a interação e socialização dos mesmos. Muitas crianças não conseguem interagir com os colegas devido a timidez, mas através das brincadeiras essa barreira é quebrada. A criança consegue se expressar claramente com os colegas e isso é muito bom para o desenvolvimento dela, que vai deixando de lado sua timidez e aos poucos vai conseguindo expor suas ideias e se socializar com o grupo.

Com as brincadeiras, aprender se torna algo prazeroso e as crianças não se sentem cobradas, pois para elas estão brincando. Através dos jogos elas vão tendo noção de espaço e tempo, e pouco a pouco vão desenvolvendo a paciência, tornam-se solidárias, prestativas, buscam ajudar o outro, comunicam-se entre si.

Percebe-se então que através dos jogos e brincadeiras vamos formando crianças mais criativas e espontâneas, que vão se desenvolver sem perder sua infância, continuam sendo crianças e fazendo atividades voltadas para as mesmas, sem perder esta fase que é tão importante na vida de cada um.

Sabemos que é através da primeira infância que construímos o que seremos no futuro e sabemos que a educação é o princiapal pilar para transformar a vida das pessoas e é através do conhecimento que tudo muda, desta forma uma criança estimulada corretamente vai crescer sempre buscando o melhor.

Aprender brincando é tudo de bom. Brinque sempre com as crianças… e aprenda com elas.

Até mais

Sobre o autor

Guia de Educação, compartilha notícias sobre cursos grátis, livros grátis, vídeo aulas, dicas para professores e estudantes, bolsa de estudo, educação 3.0 entre outros.

Número de entradas : 2722

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2011 Powered By Wordpress, Goodnews Theme By Momizat Team

Voltar para o topo