Você está aqui:Home » Dicas » Professores » A importância das atividades culturais na escola

A importância das atividades culturais na escola

Olá, leitores!

Muitas escolas deixaram esse assunto de lado, elas focam apenas em matérias como português, matemática, biologia, química, mas esquecem que a cultura brasileira também deve ser trabalhada e é função da escola ensinar. Antigamente os alunos aprendiam muito sobre a cultura brasileira, até mesmo o folclore.

Não deixe de trabalhar esse assunto, por isso, veja a importância das atividades culturais na escola. As atividades culturais podem ser de muitos estilos, citamos o folclore, mas não é só essa cultura que pode ser trabalhada, é possível estudar a cultura literária, a cultura artística, entre outras.

Só não deixe de aplicar esse assunto em sala de aula, muitas escolas criam semanas culturais, durante esses dias os alunos vão trabalhar diversos temas e depois apresentar para a escola toda em forma de feira cultural.

É muito interessante esse tipo de atividade, é uma forma de envolver os alunos e proporcionar a inclusão entre eles. Por isso, converse na sua escola e crie formas de trabalhar temas ligados a cultura com os alunos.

A importância das atividades culturais

criancas-diversao

Não será preciso falar que a atividade cultural deve ser estudada, pois faz parte da nossa cultura. Essa é uma iniciativa importante que a escola deve ter, ela visa complementar a formação do aluno, um estudante não é feito apenas de matérias como matemática, química, geografia e história. Todas as matérias são importantes sim, mas é preciso aprender a cultura, por isso a importância das atividades culturais.

Com esse trabalho o aluno terá conhecimento da diversidade cultural do Brasil e, por isso, irá se tornar um cidadão mais crítico e criativo. Estudar o folclore, por exemplo, pode ser bobeira, mas ~e uma importante ferramenta no desenvolvimento da cultura de uma país. Estudar a cultura literária brasileira vai ajudar os estudantes na criatividade, é certo de que a cultura é muito relevante no desenvolvimento humano.

Além disso, a importância das atividades culturais na escola vai mais além, essa atividade vai ajudar e permitir os alunos a desenvolver valores culturais e artísticos, vão saber se expressar melhor e recuperar os valores humanos. O conhecimento básico nessa área pode ser muito interessante.

É possível criar atividades culturais de várias formas, pode resgatar a cultura fazendo trabalho com sucata, por exemplo. Com os maiores é possível fazer teatros e trabalhos mais elaborados, a forma de trabalhar com seus alunos você pode escolher ou encontrar a melhor forma com eles, só não deixe de trabalhar esse assunto.

A escola tem grande responsabilidade com essa formação, você já percebeu a importância das atividades culturais na escola, por isso, não deixe de praticar o que aprendeu. É através desse trabalho que, desde cedo, o adolescente poderá ter contato com as diferentes manifestações que definem a identidade cultural do seu país. Como professor você vai propagar à aprendizagem de técnicas e expressão artísticas, vai explorar diversos materiais e técnicas e proporcionar uma experiência única para os alunos.

É por esses e muitos outros motivos que acreditamos que os projetos culturais vão contribuir para a formação de adultos mais responsáveis e compromissados com sua identidade. Se tiver alguma dúvida sobre o assunto não deixe de comentar, nós podemos te ajudar a fazer um trabalho interessante com seus alunos. Sua escola já faz esse trabalho? Conte como ele acontece e ajude outras escolas a fazer atividades culturais também.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo