Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » A importância da pausa durante o estudo

A importância da pausa durante o estudo

Olá estudantes!

Todo mundo sabe que para uma grande prova, Enem, ou concurso, é preciso estudar bastante e ter muita dedicação a essa atividade. Só que estudar muitas horas seguidas faz o rendimento cair e torna o estudo muito cansativo. As pausas são muito importantes para recarregar as energias.

Com isso, o planejamento de estudo torna-se fundamental para garantir a aprovação em um grande exame. E o intervalo entre um estudo e outro é uma parte essencial desse plano, porque a mente precisa descansar. Ao estudar diretamente 2 horas a concentração tende a diminuir, assim como, a assimilação do conteúdo e consequente desgaste mental.

Qualidade dos estudos

O cérebro cansado não consegue mais absorver os conteúdos e devido a isso o rendimento cai consideravelmente. O estudo deve ser qualitativo, ou seja, é fundamental manter a qualidade durante a rotina de estudo, porque não é fácil estudar 03 a 6 horas por dia. O intervalo é importante porque “descansa” a mente e depois é possível retornar para ler o conteúdo e manter o bom rendimento.

Limites

Cada pessoa tem seu ritmo próprio e a maneira de estudar, por isso, o tempo de um é diferente para o outro, por isso, é importante que o indivíduo conheça seus limites. Algumas pesquisas, por exemplo, indicam que a partir de 50 minutos de estudo o rendimento começa a diminuir, sendo necessária uma pausa de 10 a 20 minutos.

Faça seu plano de estudos levando em conta seus limites. Cada estudante reage de um jeito. Descubra o seu e estude melhor.

Descanso

Os intervalos são os momentos de descanso, distração, assim, aproveite para relaxar, lanchar, ver um pouco de televisão, ir ao banheiro ou resolver algum assunto que considerar importante. Em outras palavras, este é o seu tempo, ou seja, aproveite-o da melhor maneira.

Não adianta ficar 06 horas estudando diretamente, porque é fato que a produtividade vai diminuir muito. Recarregue as baterias no intervalo e se divirta. Além disso, não faça a pausa e fique a toa, saia um pouco do ambiente de estudo, dê uma volta pela casa, converse com alguém e depois retorne com mais energia. Desta forma, a produtividade vai voltar e o estudo vai render de uma maneira muito melhor.

Mas, não demore muito nos intervalos, respeite o tempo que foi estabelecido. Se for de 10 minutos, descanse os 10 minutos. Caso o intervalo fique excedido, aumente o tempo de estudo para compensar. Marque no relógio o tempo de descanso ou se tiver um cronometro programe-o. Lembre-se de que a sua rotina de estudo deve ser cumprida fielmente e deve ser equilibrada com o estudo e o descanso.

Estudar e descansar. Estudar e relaxar. Estudar e recarregar as energias. Esse é o segredo.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo