Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » “A Hora da Estrela”: peça on-line gratuita baseada em obra de Clarice Lispector

“A Hora da Estrela”: peça on-line gratuita baseada em obra de Clarice Lispector

Olá, leitor(a)! 

“Esta história acontece em estado de emergência e de calamidade pública. Trata-se de livro inacabado porque lhe falta resposta.”  

É isso que diz o narrador de A Hora da Estrelalivro de Clarice Lispector lançado em 1977, mas, após o fim de semana, você poderá chegar a uma conclusão própria. O espetáculo A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéainspirado no romance de Clarice Lispector, está em cartaz no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) do Rio de Janeiro, contudo, também pode ser prestigiado de modo on-line e gratuito pelo YouTubeConfira abaixo mais detalhes sobre o enredo saiba como assistir!  

A Hora da Estrela

“A Hora da Estrela”: peça on-line gratuita baseada em obra de Clarice Lispector

Fonte: Reprodução

A Hora da Estrela foi o último romance de Clarice Lispector (1920 – 1977)escritora brasileira modernistaA obra, bastante original, é considerada uma autobiografia disfarçada por recursos literários com os quais a autora aborda seus sentimentos e suas dificuldades 

No romance, o narrador conta a história de Macabéa, uma jovem nordestina de 19 anos que mora no Rio de Janeiro. Ela é órfã e não se lembra dos pais, que morreram há muito tempo. Por isso, foi criada por uma tia, que transmitiu seu fanatismo religioso, suas ideias moralistas e suas superstições para a sobrinha. 

Depois de longos anos tristes e solitários, as duas decidem ir para a cidade grande. Mesmo não sabendo escrever bem, Macabéa faz um curso de datilografia e consegue um emprego. Com o pouco que ganha, gosta de ir ao cinema e ver filmes de grandes estrelas. 

Após a morte dtia, ela deixa de frequentar a igreja, passa a dividir um quarto de pensão com balconistas de uma loja popular, começa a namorar Olímpio, outro migrante do Nordeste, e se entrega às diversões da cidade, mesmo com os escassos recursos de que dispõe. Um dia, Macabéa decide consultar uma cartomante a fim de descobrir qual seria seu futuro. 

Para saber como a história termina, você pode conferir o resumo da obra que postamos no Canal do Ensino e ver a peça no fim de semana. 

Como assistir 

Em formato de musical, o espetáculo A Hora da Estrela ou O Canto de Macabéa estreou em março de 2020 no Rio de Janeiro, mas teve sua temporada interrompida pela pandemia dCovid-19. Agora, volta de maneira híbrida, presencial e on-line. A principal mudança da peça em relação ao livro é a substituição do narrador, até então uma voz masculina, por comentários que a atriz protagonista faz durante a encenação.  

As sessões acontecem até 13 de junho de 2021, de quarta-feira a sábado, às 18h, e aos domingos, às 17h. Se morar no Rio de Janeiro, você pode ir até o teatro do CCBB, que está com plateia reduzida por conta dcombate ao coronavírus. Os ingressos vão de R$ 15 (meia-entradaa R$ 30 (entrada inteira). Para assistir gratuitamente, basta acessar o YouTube do Banco do Brasil  nesses dias, às 20h.

Para acompanhar tudo sobre a peça, siga a página oficial da obra no Instagram e o canal da Sarau Agência de Cultura Brasileira, instituição responsável por viabilizar o projeto.

Melhor do que curtir espetáculo de graça é curtir o espetáculo de graça com os amigos. Que tal compartilhar esse artigo com a galera e combinar uma reunião virtual para ver a peça? 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

“Relato antigo, este, pois não quero ser mordenoso e inventar modismos à guisa de originalidade. Assim é que experimentarei contra os meus hábitos uma história com começo, meio e ‘gran finale’ seguido de silêncio e de chuva caindo.” 

Boa diversão e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo