Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » 99 anos: relembre algumas obras de Clarice Lispector

99 anos: relembre algumas obras de Clarice Lispector

Olá, leitor(a)!

Você sabia que Clarice Lispector, uma das mais importantes escritoras brasileiras, não nasceu no Brasil? 

A terceira filha de Pinkouss e de Mania Lispector nasceu na Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920, em Tchetchelnik, uma aldeia pertencente à Rússia. Por causa da Guerra Civil Russa (1917-1922), que incitou a perseguição antissemita (contra judeus), a família decidiu fugir para a América.

Os Lispectors chegaram ao Brasil e se instalaram em Maceió, onde vivia Zina, irmã de Mania. Após, foram para Recife, onde a escritora passou a infância. Clarice se considerava recifense de coração. Certa vez, ao se inscrever para uma escola, declarou ter nascido em Pernambuco. Depois da morte de sua mãe, ela, seu pai e suas irmãs se mudaram para o Rio de Janeiro. Em 1939, Clarice ingressou na Faculdade Nacional de Direito. Contudo, sempre teve mais interesse pela literatura. Logo, começou a trabalhar como jornalista, publicando textos literários. 

Em 1943, recebeu a naturalização brasileira, documento assinado pelo presidente Getúlio Vargas e por Alexandre Marcondes Filho, então ministro do Trabalho e da Justiça. No mesmo ano, publicou seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, que a fez receber o prêmio Graça Aranha em 1944. Naquele período, Clarice se casou com Maury Gurgel Valente, com quem teve dois filhos: Pedro e Paulo. 

Quando morava nos Estados Unidos, Clarice escreveu seu primeiro livro para crianças, O mistério do coelhinho pensante, a pedido do seu segundo filho, Paulo. “Você não escreve tanto, por que não escreve um livro para mim?”, perguntou o garoto. Após alguns anos, no Brasil, solicitaram um livro infantil. A escritora recuperou o texto, escrito em inglês, traduziu e enviou.

Clarice Lispector foi escritora e jornalista, autora de romances, contos e ensaios que retratam cenas cotidianas e tramas psicológicas. Faleceu no dia 09 de dezembro de 1977, um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de câncer no ovário.  

99 anos: relembre algumas obras de Clarice Lispector

Imagem: Canal do Ensino/ Designer: Jhonatan Silva

Relembre algumas obras

A paixão segundo G.H.

G.H. demite sua empregada e decide fazer uma limpeza no quarto de serviço, achando-o imundo e cheio de futilidades. Então, ela encontra uma barata na porta do armário. Após levar um susto, esmaga o inseto e coloca-o na boca, experimentando uma massa pastosa e branca. A partir disso, G.H. repensa a própria identidade.

Água Viva

Texto ficcional em forma de monólogo, pertence à terceira geração modernista, sendo definido como “um denso e fluente poema em prosa”. 

A hora da estrela

O livro aborda o imigrante nordestino na cidade grande. A história apresenta Macabéa, jovem alagoana que vive no Rio de Janeiro. A moça é ingênua e sonhadora, solitária e reflexiva. A narrativa também traz Olímpico, seu namorado, que possui um senso de superioridade. O romance mostra os sentimentos de Macabéa, suas aventuras e desventuras. Esse foi o último livro de Clarice Lispector.

Laços de Família

Estruturada em 13 contos, a obra levou a escritora ao prêmio Jabuti em 1961. Clarice traz personagens comuns que expõem a rotina e a relação familiar.

Escolha um dos livros e boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo