Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 9 vantagens para fazer estágio aos 18 anos

9 vantagens para fazer estágio aos 18 anos

Olá, leitores!

Cada dia que passa, a disputa por um espaço no mercado de trabalho é maior, não apenas pelo aumento do desemprego, mas também porque muitas pessoas estão se formando e se capacitando ultimamente. Por esse motivo, é importante que os jovens assim que ingressem em uma faculdade ou mesmo aqueles que estão no ensino médio, busque um estágio profissionalizante.

São inúmeras as vantagens em se iniciar o estágio aos 18 anos, afinal ele é uma complementação do aprendizado e uma chance para decidir qual a carreira que se identifica.

Por isso, mostraremos as 9 principais vantagens de se buscar um estágio aos 18 anos:

Conhecer a carreira

Quando um jovem inicia o estágio profissionalizante, ele tem a chance de conhecer melhor o ambiente da área escolhida e determinar se é realmente aquilo que ele esperava da profissão em questão. Adquirindo esse conhecimento sobre a carreira escolhida, será mais fácil lidar e superar os possíveis problemas que aparecem ao longo do tempo.

Motivação para os estudos

Quantas vezes no colégio ou na faculdade nos deparamos com assuntos que não compreendemos? Mas durante o estágio, eis que parece que, as peças desse imenso quebra-cabeça se encaixam e, tudo aquilo que o professor havia explicado, fica claro.

Pois é! Durante o período de estágio, temos a oportunidade de compreender tudo aquilo que foi aprendido em sala de aula e colocar em prática. Isso com certeza motiva qualquer pessoa a se dedicar mais aos estudos para que, assim, possa auxiliar a empresa com novas ideias e, como consequência, alavancar a carreira.

Adquirir conhecimento

Todos sabem que é simplesmente impossível aprender todo o conteúdo de uma disciplina e isso por vários motivos. Um deles, é que esses conteúdos são sempre muito amplos e abrangentes, pois dentro da sala de aula o professor não consegue passar todo esse conhecimento, por mais esforçado e dedicado que ele seja.

Contudo, durante o período de estágio, o jovem irá adquirir muitas informações relacionadas ao conteúdo aprendido em sala de aula, e poderá correlacionar essas informações, agregando mais conhecimento para sua carreira profissional.

Desenvolver habilidades

Uma grande vantagem em realizar estágio aos 18 anos, é que o estudante poderá adquirir habilidades além daquelas que ele já conhece em si. Um exemplo, é exercitar o trabalho em equipe, a paciência e a humildade. Todos esses aspectos são essenciais para se ter uma carreira de sucesso.

adolescente-no-trabalho

Experiência profissional

O mercado de trabalho está cada vez mais disputado e uma das exigências de praticamente todas as empresas é que se tenha o mínimo de experiência na área em questão. Quando o profissional comprova essa experiência, suas chances de contratação são amplificadas.

Com a realização do estágio profissionalizante aos 18 anos, o jovem irá adquirir experiência profissional, e isso irá agregar e tornar seu currículo mais atraente para o contratante.

Conquista de networking

Durante o estágio, é de extrema importância manter uma comunicação agradável com todos que pertencem a empresa, pois, é a partir desse momento, que se adquire contatos, muitas vezes valiosos que poderão dar recomendações.

Além disso, é comum as empresas contratarem esses estagiários após a conclusão da graduação, ou mesmo durante a graduação, afinal esse jovem tem os conhecimentos necessários para desenvolver determinada atividade dentro da empresa, além de conhecer a rotina existente no local em que trabalha.

Independência financeira

Qual jovem que nunca desejou ser independente e sair da dependência dos pais? Com a realização do estágio, o estudante inicia o controle de sua vida financeira e certamente proporciona uma sensação de liberdade para essas pessoas, afinal que não gosta de ter o seu próprio dinheiro?

Benefícios

Hoje em dia, muitas empresas oferecem benefícios a seus estagiários. São benefícios na maioria dos casos simples, como auxílio transporte e cesta básica, porém, empresas de porte mais elevado chegam a oferecer convênio médico para sua equipe.

Aproveitar as novas oportunidades

Durante o período de estágio é importante aproveitar as oportunidades. Ser curioso quanto as atividades da empresa, interagir com aqueles profissionais que estão mais tempo na empresa, tirando dúvidas e auxiliando de alguma forma, dar ideias, mas sempre mantendo a humildade.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo