Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 9 vantagens da tecnologia na educação inclusiva

9 vantagens da tecnologia na educação inclusiva

Olá, leitores!

A educação inclusiva foi criada para dar a todas as crianças e adolescentes o direito de estudar e fazer parte do sistema regular do ensino. O objetivo não é tratar todos como iguais, mas mostrar que as pessoas são diferentes e que isso precisa ser respeitado. Estudos já mostraram que crianças que convivem com as diferenças crescem e se tornam adultos mais tolerantes e menos preconceituosos.

Portanto a educação inclusiva é muito importante e deve ser levada a sério pelos alunos, profissionais da educação e pais. Esse estilo de educação, que já é um direito garantido e deve ser exigido, tem muitas vantagens, mas queremos mostrar as vantagens de inserir a tecnologia na educação inclusiva, onde todas as crianças saem ganhando:

1. Possibilidade de aprendizado diferente – Com o acesso a novas tecnologias é possível criar formas diferentes de ensinar, os alunos não ficam mais presos ao caderno e ao lápis e o professor não está o tempo todo com o giz na mão. A tecnologia possibilita uma experiência diferente dentro da sala de aula e isso é bom para os alunos. A experiência com o computador, internet, televisão e outros é importante e ajuda no aprendizado.

2. Vontade de aprender – As crianças e adolescentes são fascinados pela tecnologia, elas já nasceram com as novas tecnologias dentro de casa. Por já ter essa afinidade com as novas ferramentas, sabem mexer, sabem usar e, isso, gera mais vontade de aprender com a tecnologia na educação. Pode ter certeza que uma aula mais dinâmica, que proporciona o acesso a alguma tecnologia é mais interessante.

3. Atenção redobrada – Não precisa ser uma tecnologia tão nova, um simples projetor ou filme já deixa os alunos mais interessados e, por isso, eles ficam mais atentos. Se você como professor, começar a inserir esse tipo de tecnologia na sala de aula, vai perceber que os alunos vão ficar mais atentos.

4. Menos individualismo РCom o acesso a tecnologia o professor pode criar estrat̩gias para que os alunos convivam mais, isso vai ajudar bastante no relacionamento deles e na inser̤̣o da educa̤̣o inclusiva.

pessoas-unidas-pela-tecnologia

5. Informa̤̣o adquirida de forma diferente РOs alunos esṭo acostumados a estudar sempre com o livro, mas quando um professor come̤a a utilizar a tecnologia a seu favor, os alunos come̤am a perceber que existem outras formas de adquirir informa̤̣o. Artigos na internet, filmes, aplicativos, tudo isso pode trazer informa̤̣o e deixar a aula mais interessante.

6. Aprendizagem eficiente – Você já reparou como as crianças aprendem rápido a usar o computador, celular ou outra tecnologia? Elas gostam do assunto e se empenham em aprender a usar. Se você começar a usar a tecnologia na educação inclusiva, o aprendizado também será mais rápido, os alunos vão ter o interesse de estudar e aprender e assim o ensino será mais eficiente.

7. Auxilia nos métodos educacionais – Se você é professor há muito tempo já tem uma forma de trabalhar com os alunos e, colocar a tecnologia na educação inclusiva pode ser um desafio para você. Mas é possível usar os meios tecnológicos para auxiliar nos métodos já empregados por você, isso só vai deixar sua aula mais interessante e construtiva.

8. Auxilia no planejamento – Você pode usar a tecnologia dentro da sala de aula, mas também pode usar no seu projeto e planejamento das aulas. É muito mais fácil e tranquilo planejar uma aula trabalhando no computador ou celular.

9. Ajuda as crianças portadoras de necessidades especiais – Com o acesso a tecnologia, as crianças tem o auxílio de ferramentas visuais, sonoras e recursos de escrita. Tudo isso pode ajudar a desenvolver o conhecimento de uma criança que até então não tinha muitos meios de aprender.

São muitos os benefícios que a tecnologia tem a oferecer, principalmente tratando-se da educação inclusiva.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo