Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 sites sobre escrita acadêmica que você pode não conhecer

9 sites sobre escrita acadêmica que você pode não conhecer

Olá leitor!

Pare por uns segundos e responda, como está a sua vida acadêmica? Certinha e organizada, ou complexa e desestruturada?

Por vários motivos podemos, em determinado momento dos estudos, passar por problemas que acabam por desestruturar o seu sistema natural de captação de informação, memorização.

Mas, o que viemos propor para você hoje é o “mapa da mina” de como fazer trabalhos acadêmicos de modo simplificado, organizado e eficiente. Apresentaremos, também 9 sites que te ajudarão na escrita científica e outras modalidades de escrita. Confira as dicas para organizar a sua vida acadêmica, informações sobre plágio e normas acadêmicas.

Dessa leitura temos certeza que você vai se motivar a dar um bom rumo para a sua vida acadêmica e parar de se preocupar com problemas que podem ser facilmente solucionados. A duração dessa leitura é 10 min. O intuito desse material é servir como guia de básico da escrita acadêmica. Confira!

Ajuste sua escrita acadêmica usando facilitadores

escrita

Desde que começamos a nossa vida acadêmica, ainda crianças, estamos sempre avançando nossos níveis de escrita. Mas, quando iniciamos o ensino médio é que somos mais cobrados por nossa capacidade de comunicar-se através da escrita.

Mas, a coisa mais contundente e nos deparar com as obrigações sobre procedimentos para escrita acadêmica. Até o final do Ensino Fundamental, não somos cobrados a tantas obrigação e a maioria dos textos são basicamente feitos a mão livre. Quando chegamos ao Ensino Médio a realidade muda.

Ao iniciar os estudos no Ensino Médio já encontramos muitas obrigações como se preparar para a universidade, por exemplo. Nesse momento é que as escolas incentivam os estudantes à boas práticas de escrita acadêmica, haja vista que esta é a orientação para a carreira acadêmica, onde a escrita é uma das coisas principais.

Para ilustrar em sua mente o que significa escrita acadêmica, visite artigos de uma revista científica, provas de redação do ENEM. Um curso de Introdução à escrita científica é uma dica de ouro para estudantes e interessados em melhorar a sua escrita.

Conheça os 9 sites de escrita acadêmica para sua estratégia de conteúdo científico

Esses sites que vamos sugerir são ótimos para serem usados tanto para escritas simples, porém que necessitam de ajuste das regras; quanto para trabalhos mais elaborados e em formato de escrita científica.

  1. Escrita Acadêmica:  Nesse espaço virtual você encontra informação clara e acessível para melhorar os seus resultados em contextos acadêmicos. Foco em: resenhas, ensaios, artigos, monografias, artigos, dissertações, teses e outros trabalhos. O conteúdo desse site é elaborado por profissionais com doutorado em Letras.
  2. Escrita acadêmica em inglês: Aprenda a base para escrever bem em outro idioma. Uma professora PHD em linguística está criando oportunidades para aprendizagem de escrita estrangeira. As inscrições para este curso só poderão ser feiras se o candidato tiver nível intermediário em inglês.
  3. Mundo da Monografia: Tá travado no seu Trabalho de Conclusão de curso? Então, temos certeza que irá gostar desse site. Ele foi feito para curar a preocupação dos estudantes universitários. Nele você encontra sugestões de temas passa TCC e como montar o seu trabalho com eficiência.
  4. Domínio Público: Esse site representa fonte confiável para pesquisa científica. Excelente para embasamento teórico. Nas buscas e pesquisas é possível que se recupere informação através de: conteúdo, teses e dissertações e nome do autor.
  5. Universidade Federal de Santa Maria: Na UFSM é oferecido o curso de Metodologia Científica. O intuito desse curso de extensão é auxiliar os estudantes à melhorarem suas performances em escrita acadêmica e científica.
  6. Zé Moleza: Este espaço virtual oferece apoio e acompanhamento de todos os procedimentos da escrita acadêmica e científica para todas os formatos. Ainda, pode-se encontrar modelos de trabalhos prontos nas áreas: Humanas, Exatas, Biológicas e outras.
  7. Escrita científica:  Esse site foi desenvolvido com o intuito de disseminar conhecimentos a cerca da Escrita Científica. Está aberto as inscrições para o novo curso de escrita. E o melhor, tem certificado após a conclusão do curso.
  8. Pós- Graduando: Nesse espaço virtual você aprende como elaborar um trabalho acadêmico de sucesso. Desde os primeiros passos até a Redação Científica. Através desse site você encontra: conselhos, leituras, testes, pesquisas e muito mais.
  9. Trabalho Feito:  Aqui você aprende a fazer trabalhos acadêmicos de qualidade. Pode ser usado como aplicativos para Android e IOS e ainda conta com um gerador de citações. O intuito desse site é oferecer ferramentas que facilitem a vida do estudante universitário.

Organize agora a sua vida acadêmica

A primeira regra para ter uma boa organização na vida acadêmica é, sem dúvidas abandonar de uma vez por todas a procrastinação. A procrastinação é uma armadilha que nos impede de evoluir. É comum sentir preguiça e até mesmo curtir uma preguiça aos domingos, mas não tornar isso um hábito.

Uma vez liberto da preguiça, tudo fica mais fácil. Comece a organizar os seus estudos com essas dicas:

  • Crie o seu objetivo; Se você precisa escrever de forma acadêmica, crie um objetivo e divida-o e etapas.
  • Planeje um cronograma de estudos; As etapas advindas do seu objetivo de escrita devem ser acomodadas em um calendário de atividades/etapas para conclusão de seu objetivo.
  • Selecione materiais de qualidade, menos é mais; Selecione materiais com informações enxutas porém, substanciais. Por exemplo: Um dicionário, papel e caneta, e normas ortográficas, gramaticais e de critérios é o bastante para escrever bem.
  • Fique atento às normas da escrita acadêmica; Algumas instituições preveem regras de adequação escrita, são informações sobre tamanho da fonte, espaçamentos, referencias e esquema para escrita acadêmica. É importante sempre estar ligado nas indicações das normas.
  • Saiba absolutamente, tudo sobre PLÁGIO; Plágio é crime, mas existem pessoas que plagiam sem querer, você acredita? É verdade, existe até o plágio de si mesmo. Informações sobre plagio é muito importante de serem coletadas, pode te livrar de maus momentos.

Temos certeza que com qualquer um desses sites que indicamos hoje você encontrará a afinação justa para a sua escrita acadêmica.

Agora você já sabe por onde começar, como começar e muito mais informações sobre a escrita acadêmica. Lembramos que é muito importante as dicas sobre plágio, normas de escrita acadêmica e onde encontrar referencias científicas para pesquisa.

Caso queira saber mais sobre escrita ou qualquer outro item que se refira a este tema, siga nossa página no Facebook e exerça a preguiça criativa, continuar coletando informações importantes em ócio.

Veja o infográfico sobre 9 sites de escrita acadêmica que você não pode deixar de conhecer

 

9-sites-sobre-escrita-academica-que-voce-pode-nao-conhecer

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo