Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 sites gratuitos para aprender programação

9 sites gratuitos para aprender programação

Olá, leitor!

Você já deve ter se perguntado em como são feitos aqueles jogos fantásticos que você já jogou. Tudo isso se deve a programação, mas não só isso. Os computadores realmente fazem parte da vida das pessoas, são mecanismos de trabalho e de diversão. Mas não basta apenas ter um e não saber toda a sua dimensão e funcionamento.

Neste sentido, saber programar é ter um mundo de possibilidades para você. Muitos negócios estão convergindo para o online, e quem sabe aproveitar as oportunidades, pode crescer profissionalmente.

Pensando na sua transformação pessoal e profissional, é que iremos apresentar 9 sites gratuitos para aprender programação. Mesmo que você não tenha um objetivo claro e definido, mas é sempre bom aprender mais. Confira!

9 Sites para aprender programação

9-sites-gratuitos-para-aprender-programacao_Prancheta 1

Conheça alguns dos sites gratuitos para aprender programação:

1 – EdX

Esta plataforma foi criada pela Universidade de Harvard e pelo MIT, em 2012, e ela é indicada para quem fala inglês e há 60 cursos diferentes. Entre algumas opções de cursos que você vai encontrar estão: DevOps, Segurança Digital, Data Mining, Algoritmos e Gestão de Dados, por exemplo. Você pode conferir todas as opções da EdX.

2 – Microsoft Virtual Academy

Este é um serviço voltado para os interessados em criar produtos para o Windows. No serviço disponibilizado você pode aprender sobre treinamentos em TI, ciência de dados e desenvolvimento de softwares voltados para o Windows

Os cursos são voltados tanto para iniciantes quanto para profissionais da área de tecnologia, e o melhor é que o serviço está disponível em língua portuguesa. Após concluir o curso você também recebe certificado de conclusão.

3 – Khan Academy

Ela foi fundada em 2006, e a Khan Academy é pioneira no ensino gratuito de programação. Seu objetivo era ser uma plataforma de ensino gratuito e de qualidade, que qualquer pessoa do mundo pudesse acessar e estudar.

A Academy tem vídeos didáticos sobre as várias etapas da programação de jogos e animações. Alguns temas que você vai aprender são os seguintes: JavaScript, HTML/CSS, SQL, JS, animação digital e conceitos gerais de Ciências da Computação.

4 – Code Academy

A plataforma foi criada em 2011 com o objetivo de oferecer cursos gratuitos de programação online. Seu foco principal é dispor de um serviço para ensinar a codificar de forma que isso transforme a sua carreira. O interessante é que com a plataforma, também é possível testar os seus códigos na hora, sem ter que configurar servidores web.

No site, o aluno aprende muitos conteúdos e ele possui vários módulos de ensino o que permite que o estudante avance de acordo com o seu próprio ritmo. Entre eles podemos destacar: Rails, Angularjs, Rails Auth, The Command Line, HTML & CSS, JavaScript, iQuery, PHP, Python e Ruby. Novos programas são adicionados constantemente, o que vale manter o Code Academy sempre no radar.

5 – Code Avengers

A plataforma da Nova Zelândia está disponível em português europeu. Ela contém muito conteúdo para aprendizado de programação. Na plataforma você aprende como programar para a web (com HTML e CSS) ou então construir aplicativos e jogos (em JavaScript).

Ela ainda possui uma interface chamativa e é focada no desenvolvimento de jogos, aplicativos e sites. Dessa forma, podendo desenvolver suas potencialidades de programador de maneiras distintas.

6 – Code Combat

Que tal aprender a programar jogando? Não lhe parece uma boa ideia? Este jogo que é gratuito ensina os jogadores a programar em JavaScript. Ou seja, ele funciona da seguinte maneira. O estudante aprende jogando um game enquanto faz contato com conceitos, códigos e linhas de comando.

O Code Combat é um jogo bem divertido e totalmente traduzido para o português europeu. Com essa ideia, o jogo ajuda a evitar a desmotivação que ocorre normalmente no início quando se sente uma dificuldade, dessa forma fica mais fácil de ler muito conteúdo teórico e colocar em prática.

7 – Android Training

Essa é uma ferramenta online do Google que reúne tutoriais e aulas de treinamento para desenvolvedores de aplicativos Android, que é sistema mobile mais utilizado do mundo. O curso tem como público-alvo, desenvolvedores que ainda não conhecem bem o sistema operacional móvel do Google, mas já têm noções de programação.

8 – Samsung Ocean

O programa é recente e tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções móveis no Brasil a partir do uso de ferramentas da Samsung. Mesmo que seja um programa de programação gratuito, este é presencial, mas vale a pena destacar a sua importância.

Somente em 2017 foram cerca de 13 mil pessoas treinadas e mais de duas mil horas de atividades realizadas, incluindo palestras, oficinas e mentorias nas unidades do Samsung Ocean em São Paulo e Manaus (AM).

O programa é de iniciativa da Samsung e visa incentivar o desenvolvimento de soluções em tecnologia móvel. Os cursos são gratuitos e abertos para o público, com foco no desenvolvimento de apps móveis e treinamentos em realidades virtuais, porém é oferecido apenas em São Paulo e Amazonas.

9 – Acessa SP

É um portal que conta com diversos cursos, e um deles voltado para a programação. Ele é gratuito e indicado para quem quer conhecer o universo da programação de maneira simples e direta.

As vantagens de aprender a programar

De início pode parecer difícil, ainda mais se você não se interessa muito pelo assunto da programação. Mas não pense que o fato de aprender a programar diz respeito apenas à computação.

Mesmo que os códigos, lógica e algoritmos sejam confusos e complexos, a programação permite um avanço em nossa capacidade intelectual. É possível desenvolver a criatividade e o raciocínio lógico, e tudo isso pode ser útil em seu dia a dia. Ainda mais se você estuda para concurso público ou vestibular. Quantas provas não são compostas por raciocínio lógico?

Se você conseguir desenvolver aplicações de programação, saiba que essas podem mudar o seu cotidiano e facilitar o seu modo de viver. Com muita dedicação e persistência pode aprender programação.

As vezes a nossa resistência fala mais alto e com estes cursos gratuitos você pode aprender de casa mesmo. Desde o básico até o mais complexo, se este for o seu objetivo.

E se você se interessar quem sabe começa a atuar nesta área, desenvolvendo programas, site, jogos, aplicativos e muito mais. Tudo isso é uma questão de escolha e apesar desses obstáculos no final, a recompensa pode valer a pena.

Na verdade, existem muitas vantagens em aprender a programar, seja para exercitar a lógica, pelo lazer ou pela chance de procurar estabilidade financeira. Quantos programadores não melhoram de vida desenvolvendo jogos e aplicativos? Quem sabe você pode ser um deles também.

Para as crianças algumas pesquisas também já estão encontrando os benefícios de estudar programação. Primeiramente, o acesso e conhecimento em outras línguas, como o inglês e o espanhol e mais tarde os seguintes benefícios:

  • Estimula o raciocínio lógico;
  • Ajuda na organização de modo geral;
  • Incentiva o aprendizado de matemática, física e língua inglesa;
  • Auxilia no desempenho pessoal e profissional;
  • Estimula a criatividade;
  • Desenvolve habilidades para solucionar situações adversas;

Este ensino não precisa ser obrigatório e principalmente nas crianças precisa ser implementado de forma leve e criativa, para que a criança não se sinta pressionada.

Onde atuar com programação?

Principalmente nos negócios, que estão se tornando basicamente online. Veja a quantidade de aplicativos criados nos últimos anos? E mais, há outros campos de atuação como: startups, fábricas de software, agências, corporações de grande nicho, entre outros. Um mercado bem amplo e com muitas possibilidades de atuação.

Neste sentido, o campo de atuação pode ser amplo, mas é preciso definir bem qual será a escolha. Agora, se você quer seguir essa área, algumas capacidades são recomendadas. Entre elas podemos destacar: gostar de aprender, ter bom nível de concentração, ser autodidata, curioso, disciplinado, paciente e persistente, além de sempre querer resolver um problema.

Para estudar programação existem muitos materiais disponibilizados na internet como livros, tutoriais, vídeo aulas e cursos gratuitos para auxílio. Com os sites gratuitos voltados para aprender programação, realmente não existe desculpa.

E mesmo que você acredite que essa não é uma área que você quer seguir, mas saber que existem tantas ferramentas para aprender um novo conteúdo, só motiva as pessoas a aprenderem sobre algo novo.

Aproveite e teste estes 9 sites para aprender programação. Quem sabe com apenas um curso, você vai escolher e seguir essa profissão?

Quanto mais entendemos de programação, melhor entendemos como funciona o nosso computador. Talvez não seja mais necessário você chamar alguém da informática pra te ajudar quando seu computador estragar. Porém, isso depende muito do conteúdo que escolher para estudar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo