Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » 9 podcasts de museus que você precisa conhecer

9 podcasts de museus que você precisa conhecer

Olá, leitor(a)!

Devido à pandemia de Covid-19, muitos museus e centros culturais tiveram que suspender suas atividades presenciais por tempo indeterminado. Essa medida obrigou as instituições a pensarem em outras maneiras de levar seu conteúdo para as pessoas. Durante o período, surgiram muitos tours on-line, divulgação de fotos de exposições, textos comemorativos, entre outros conteúdos.

Um dos formatos mais explorados por esse setor cultural, e que ganhou enorme popularidade durante a pandemia, foi o podcast. Pensando nisso, nós reunimos 9 podcasts que todo apreciador de museus deve escutar.

Podcasts de museus

Tendo em vista à diversidade de museus e temas abordados por eles, nós reunimos podcasts sobre história geral, ciência, arte, cultura e música. Vamos apresentá-los a seguir:

9 podcasts de museus que todo fã deve escutar

Fonte: Reprodução

1. Ecos do Ipiranga

Esse podcast foi produzido pelo Museu do Ipiranga e é apresentado pela historiadora Débora Aladim. Em cada episódio, ela recebe um(a) convidado(a) para discutir pontos de vista sobre a Independência do Brasil.

Além disso, aborda como esse momento histórico é ensinado nas escolas e o processo de construção do Museu do Ipiranga, feito em memória à independência do país. Clique aqui para ouvir o programa.

2. Podcast MIS Rio

A discografia da música brasileira é muito extensa e rica, com artistas de diversos gêneros. Este podcast do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS Rio) vai contar a história de algumas músicas brasileiras e enaltecer seus(suas) artistas.

Entre eles(as), destacamos Ana Botafogo, Alaíde Costa, Toni Garrido e Leci Brandão. Clique aqui para ouvir o programa.

3. Ouvir pra ver

Com o objetivo de expandir o acesso às exposições do museu, a Pinacoteca de São Paulo passou a investir nos podcasts durante a pandemia e manteve o projeto ativo após o período. Com isso, a instituição produziu um podcast sobre a mostra Pinacoteca: Acervo.

O formato consiste na audiodescrição de duas obras do acervo por episódio, a fim de levar a experiência do museu para todos(as). Clique aqui para ouvir o programa.

4. Sertões: história de Canudos

Esse podcast mescla trechos da obra Os sertões, de Euclides da Cunha, com a história da Guerra de Canudos, que ocorreu no final do século XIX. O programa foi veiculado pela Rádio Batuta, que integra o Instituto Moreira Salles.

A produção possui 5 episódios e foi realizada pelo jornalista Guilherme Freitas e pelo ator Fernando Alves Pinto. Clique aqui para ouvir o programa.

5. A Fonte

O podcast da OMA Galeria tem como foco a divulgação de manifestações artísticas contemporâneas. Com mais de 50 episódios, o programa traz conversas com artistas e aborda sobre diversas exposições de arte.

Além disso, disponibiliza episódios que explicam melhor alguns eventos e conceitos do mundo artístico, como os leilões de arte e os NFTs (Tokens Não-Fungíveis, em português). Clique aqui para ouvir o programa.

6. Música e migração

Esse é mais um podcast veiculado pela Rádio Batuta e contou com o apoio da Universidade Columbia, de Nova York, do Observatório de Favelas e do Museu Sankofa. O programa faz parte de uma série de produções sobre intercâmbio musical.

Essa produção conta a história de artistas das favelas da Rocinha e da Maré. Clique aqui para ouvir o programa.

7. Pulsar

Esse podcast é produzido pelo Museu de Ciência de Boston, nos Estados Unidos, e o áudio está totalmente em inglês. O programa aborda a ciência e alguns dos questionamentos mais peculiares sobre a área.

Durante os episódios, especialistas buscam encontrar respostas para perguntas como “Cobras possuem cauda?” ou “Por que os dinossauros tinham penas?”. Clique aqui para ouvir o programa.

8. Museu e histórias

O Museu Histórico Nacional é um dos grandes patrimônios culturais que o Brasil possui. Com quase 100 anos de existência, a instituição tem, além do acervo, muitas histórias para contar.

Este podcast traz convidados(as) para falar sobre várias partes do museu, do conjunto arquitetônico à biblioteca. Clique aqui para ouvir o programa.

9. The MoMA Maganize Podcast

O último podcast da lista é produzido pela revista do Museu de Arte Moderna dos Estados Unidos, e está totalmente em inglês. Os episódios tratam de temas ligados à arte, à cultura e aos artistas contemporâneos.

Além disso, aborda ideias e manifestações que influenciam a formação cultural da sociedade atual. Clique aqui para ouvir o programa.

São muitos conteúdos interessantes para consumir a qualquer momento, certo? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que gostam de museus e converse sobre os podcasts com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo