Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 museus que todo estudante de história deve conhecer

9 museus que todo estudante de história deve conhecer

Olá, leitores!

Os museus representam documentos visuais da história, eles tem importância incalculável na vida de historiadores, pesquisadores e para toda a história da humanidade.
Para os estudantes de história os museus significam o contato mais preciso com o passado, o local de memória onde eles capturam fragmentos culturais e os amplificam através de suas pesquisas para que as gerações futuras não perca o contato com as raízes do mundo, com o passar dos anos.

No Brasil, a história está dissolvida em cada aspecto da diversidade, este é um pais muito rico de cultura e história. Os museus brasileiros contam histórias que datam desde o período pré-histórico onde ainda existiam os dinossauros e vai até, acreditem, os tempos futuros, como é proposto pelo Museu do Amanhã, recentemente inaugurado na cidade do Rio de Janeiro.

9 museus brasileiros que todo estudante de História deve conhecer

pessoa-olhando-fossil-de-dinossauro

  1. Museu da Paleontologia Santana do Cariri: Este museu está situado no estado de Pernambuco e possui mais de 3.000 peças expostas, entre elas, fosseis do período cretáceo com mais de 110 milhões de anos de idade.
  2. Museu dos dinossauros de Uberaba: O museu paleontológico de Uberaba e um dos museus brasileiros que conta uma parte da história do período paleolítico ocorrido no Brasil. Localizado no município de Uberaba em Minas Gerais, possui fosseis que datam cerca de 62 a 75 milhões de idade.
  3. Museu de Arte de São Paulo – MASP – Este espaço museológico conta a história de um dos períodos que enfatizam a beleza artística, possui mais de 8.000 peças são em sua maioria sobre a arte ocidental.
  4. Museu da Língua Portuguesa – Situado na cidade de São Paulo trás em sua essência a narrativa histórica da evolução e disseminação de um dos nossos patrimônios imateriais mais importantes, a língua portuguesa.
  5. Museu Imperial de Petrópolis – Este museu está localizado na cidade do Rio de Janeiro e possui mais de 250 mil documentos originais do período imperial. Nestes documentos estão registrados a história da evolução urbana e arquitetônica de várias cidades do Brasil, em especial a cidade do Rio de Janeiro. O museu funciona no antigo palácio de verão de Dom Pedro II e oferece enorme oportunidade para que os estudantes de História façam um mergulho profundo no passado do Brasil.
  6. Museu do Oratório – Diante de tanta história que a cidade de Ouro Preto tem de evidente para o mundo, destaca-se o Museu do Oratório, antiga morada do artista Aleijadinho onde abriga até hoje mais de 162 espaços oratórios e cerca de 300 imagens que datam do séculos XVII ao XX.
  7. Museu da Arte Sacra –  Este museu é, sem dúvida, um dos mais significativos para quem estuda ou se interessa pela história da arte no Brasil. Situado na cidade de salvador na Bahia, onde pode ser encontrada peças raras da arte sacra do século XVIII.
  8. Pinacoteca de São Paulo – Considerado o Museu mais antigo da cidade de São Paulo, traz variadas técnicas artísticas em mais de 8.000 peças de diversos artistas da arte contemporânea brasileira dos séculos XIX  e XX.
  9. Museu Histórico Nacional – Sendo considerado o museu brasileiro mais importante, deve estar na lista obrigatória não só de historiadores como também dos museólogos. Detém cerca de 277 mil itens e mais de 55 mil documentos iconográficos e manuscritos, que revelam fragmentos da história do Brasil.

Os museus brasileiros são espaços riquíssimos de história e trazem ao tempo presente toda a construção do que somos hoje. Contam a história da evolução da sociedade brasileira e evidenciam as influências que a humanidade passou em todo seu percurso até os dias de hoje.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo