Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 9 motivos para investir em inclusão digital

9 motivos para investir em inclusão digital

Olá, leitores!

Você consegue se imaginar em um mundo sem internet, Smartphone, Google, 3G, Neflix, Uber e mais uma porção de facilidades que a atualidade nos apresenta? Acreditamos que a sua resposta seja não, não é mesmo?

Parece que já nascemos “conectados” diante dessa tecnologia cada vez mais avançada. No entanto, não tem muitos anos que ela chegou até nós. Pare para pensar e recorde-se de que há alguns anos atrás, a internet era discada e as cartas eram muito usadas, mas em pouco tempo, tudo mudou…

A tecnologia e tudo que envolve o mundo digital está cada dia mais presente, tornando a vida de todos mais prática.

Há um tempo atrás o governou disse que investiria 9 bilhões em inclusão digital para o país, permitindo o acesso á internet a escolas públicas.

Importância da inclusão digital

pessoas-unidas-pelos-maos

1. A internet possibilita o estudo a distância. Muitas pessoas estão optando pelo ensino EAD, principalmente as que possuem filhos, não possuem disponibilidade de horário, trabalham até tarde e etc. Essas pessoas ganharam o direito de poder dar continuidade aos estudos e ganharam a oportunidade de, através disso, ter a chance de ter uma boa profissão e ter capacidade de concorrer as disputadas vagas do mercado de trabalho, tudo isso graças a internet.

2. Outra importância da inclusão digital é em relação aos estudos, atualmente é possível ter acesso a diversas matérias que permitem aos alunos aprenderem de maneiras diferentes e muitas vezes mais práticas sobre algumas matérias.

3. A internet permite as pessoas para trabalharem em casa para alguma empresa, há pessoas que não estão podendo trabalhar fora, com o tempo do trajeto, seja pelos filhos ainda pequenos ou algum parente doente que precisa ter cuidados especiais. Essas pessoas normalmente estariam desempregadas, porém, com a internet, elas podem, trabalhar, sustentar a família e ainda assim cuidar do que é necessário.

4. Além de estudos e trabalhos, a internet facilita em diversos outros aspectos, como a procura por empregos, a procura por estudos, entre outros fatores relacionados à educação.

5. Recentemente o governo criou a plataforma “A hora do Enem” que permite que os candidatos ao Enem tenham acesso á uma excelente estrutura de estudo, com canais de televisão, com uma grade de aulas específicas cada dia da semana, além da plataforma que libera simulados, exercícios, tudo para que os alunos tenham um bom rendimento e desenvolvimento na prova. Esses são fatores voltados a educação, porém ainda há os fatores de informação e diversão.

6. Por meio de diversos aplicativos, podemos ficar sabendo de notícias que ocorrem em todo o país e no mundo todo, é possível ler revistas, sites e jornais online também.

7. Em relação a comunicação, a internet é um importante meio, pois através de aplicativos e sites, podemos nos comunicar com outras pessoas em tempo real, em qualquer lugar, fazendo qualquer outra atividade e o melhor de tudo, sem gastarmos praticamente nada.

8. Para a parte de diversão, a tecnologia e a internet são boas alternativas, como diversos jogos educativos, que ajudam no desenvolvimento, na atenção e aprendizagem das crianças e jovens.

9. A tecnologia precisa ser de fácil acesso para todos, pois atualmente é uma questão de necessidade. Por isso é importante que a tecnologia seja incluída nas escolas e em todos os meios que os jovens participam, além dos adultos, pois a informação deve chegar para todos.

Qual a sua opinião sobre esse assunto? Nós estamos abertos á ouvir você para que, assim, consigamos alinhar nossas ideias.

Deixe seu comentário!

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo