Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 9 motivos para as escolas adotarem aulas de programação

9 motivos para as escolas adotarem aulas de programação

Olá, leitores!

Existem vantagens em ter a tecnologia presente na sala de aula, muitos alunos e professores estão comprovando isso. As escolas precisam começar a inovar e a perceber que é preciso acompanhar os avanços e não ficar parado no tempo. Se você está disposto a inserir a tecnologia e programação na sua escola, veja aqui alguns motivos que vão ajudar você a convencer outras pessoas da importância desses componentes.

Não são apenas 9 motivos para a tecnologia e programação ser um componente escolar, existem muitos outros motivos. A escola precisa estar cada vez mais preparada para atender as necessidades dos alunos, os estudantes estão diferentes agora, eles não são os mesmos alunos da década passada e a escola precisa acompanhar esse processo:

Com a tecnologia

1. O interesse aumenta – Já observou como as crianças e adolescentes reagem quando estão de frente a uma nova tecnologia? Pode ser um celular, tablet ou qualquer outra tecnologia mais nova, eles ficam interessados, motivados e completamente atraídos. Se a tecnologia é usada na escola eles vão ficar exatamente dessa forma, o interesse nas aulas vai aumentar e o professor vai conseguir explicar de forma mais precisa.

2. É possível usar inúmeras ferramentas – Quando falamos de tecnologia, queremos dizer das novas tecnologias em geral, pode ser um computador com internet, um celular, tablet, ou qualquer outro meio tecnológico. Existe muitas formas de usar todas essas tecnologias a favor do professor, basta usar a criatividade, até mesmo o jogo de vídeo game pode servir como um componente escolar muito útil.

3. Celular é acessível e ajuda – Muitas escolas tem o costume de vetar o uso do aparelho celular nas escolas, mas isso não adianta, pois o aluno vai levar o aparelho e usar sem o professor perceber. Por isso é preciso criar estratégias para que eles sejam incorporados na sala de aula, esse é um aparelho acessível e que pode ajudar e muito em sala de aula. O aluno pode usar o celular em uma pesquisa de campo, pode encontrar e trabalhar textos e até se comunicar com o professor, por isso a proibição não é a melhor alternativa.

4. Inclusão dos alunos – Os alunos da inclusão também saem ganhando quando a escola usa meios tecnológicos na aprendizagem. Existem várias formas de facilitar a aprendizagem desses alunos com o uso da tecnologia, os alunos com deficiência visual, por exemplo, podem usar um celular para ler o texto para eles, os deficientes auditivos podem aprender visualizando o que o professor fala.

5. Facilidade no aprendizado – Da mesma forma que os alunos da inclusão têm mais facilidade no aprendizado, os outros alunos também tem. A facilidade pode ser vista de várias formas, o celular, tablet ou qualquer outro aparelho tecnológico pode ajudar trazendo exemplos do que o professor explica na sala de aula. As escolas que usam a tecnologia têm boas notas e os alunos aprendem com mais facilidade.

6. Comunicação –  Já pensou que você pode ajudar um aluno com uma dúvida mesmo fora do horário de trabalho. Seus alunos podem fazer as atividades para casa e ter dúvida. Se a tecnologia for inserida na escola, eles podem entrar em contato ou criar um fórum que você entra e ajuda tirando dúvidas. Essa é uma forma muito interessante de ajudar o aluno e fazer com que ele sinta motivado a estudar.

E a programação?

criancas-usando-a-tecnologia-na-escola

7. A programação é uma área em crescimento – A programação está aliada a tecnologia, quanto mais a tecnologia avança e cresce, mais a programação evolui. Essa é uma área que precisa estar no currículo das crianças e adolescentes hoje em dia, é importante saber pelo menos o básico de programação. A programação é como o inglês, é muito importante e pode fazer uma grande diferença no momento de conseguir um emprego.

8. É uma área de trabalho interessante – Começar a ter aulas de programação na escola é bastante interessante, essa é uma área de trabalho que envolve muitos aspectos, o profissional pode criar programas, aplicativos, sites ou qualquer outra coisa que esteja ligado a programação.

9. Importante conhecer e saber o básico – Como já falamos a programação pode ser um diferencial, afinal quando uma pessoa procura emprego, assim como o inglês, saber o básico é importante até mesmo para o uso diário das tecnologias. Dessa forma o aluno fica mais preparado para agir frente aos desafios que muitas vezes a tecnologia nos impõe. Saber o básico de programação é importante, por isso ela deve ser um componente escolar presente em todas as escolas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo