Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » 9 livros disponíveis on-line e de graça que todo educador precisa ler

9 livros disponíveis on-line e de graça que todo educador precisa ler

Olá, leitor(a)! 

Paulo Freire (1921 – 1997) foi um dos mais relevantes intelectuais brasileiros da área da educação, tendo recebido inúmeras honrarias de instituições nacionais e internacionais. Responsável por grandes reflexões sobre o tema, ele defendia que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção”. O que significa dizer, então, que o papel do(a) professor(a) é garantir que estudantes tenham as ferramentas necessárias para pensarem por si mesmos(as) e construírem novos conhecimentos.  

Nesse sentido, é essencial que o(a) educador(a) se mantenha em constante formação, estabelecendo diálogos entre distintos saberes, experiências e práticas. Por isso, e para garantir que o processo de ensino e aprendizagem faça cada vez mais sentido para todas as pessoas envolvidas nele, selecionamos 9 livros on-line gratuitos que vão inspirar esses profissionais, na sala de aula e na vida 

9 livros on-line gratuitos que todo educador deve ler

Muitas vezes, a leitura é associada ao ato de viajar. O argumento mais conhecido é o de que as histórias contidas nos livros possibilitam conhecer vários lugares, culturas, personalidades, tudo isso sem precisar sair do lugar. Ainda, ao lermos, podemos aprender muitas coisas e nos inspirarmos para criar outras.  

Em um mundo em constante desenvolvimento, a leitura é um ótimo meio para renovar conhecimentos. Afinal, muitas teorias podem ser criadas e outras podem ser revistas ou se tornarem obsoletas. Para acompanhar essas mudanças é preciso se movimentar também, mais ainda quando se trabalha com educação. Conheça 9 livros que vão ajudá-lo(a) nisso:   

9 livros disponíveis on-line e de graça que todo educador precisa ler

Fonte: Reprodução

1. Coleção Educadores: Jean Piaget (2010)

Motivado pelo desejo de preparar docentes para atuarem nas escolas com competência, o Ministério da Educação (MEC) realizou uma parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e a Fundação Joaquim Nabuco para disponibilizar livros gratuitos sobre educação. A coletânea reuniu teorias e pensamentos de grandes figuras que abordaram práticas pedagógicas no Brasil e no mundo. 

Um dos volumes traz como tema o psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980), cujos estudos influenciaram incontáveis teorias educacionais sobre o aprendizado de crianças. É quase impossível não associar o nome dele à pedagogia, por isso sua presença na Coleção. Para ter acesso ao livro completo, com biografia e teses do autor, basta clicar aqui. 

2. Educação inclusiva, o professor mediando para a vida (2009)

Disponível na plataforma SciELO Livros, que tem como missão ampliar o acesso a estudos acadêmicos, este livro é resultado de uma pesquisa de mestrado da Universidade Federal da Bahia. A partir da perspectiva da psicologia, os textos trazem a experiência de professores(as) no convívio com a diversidade.  

A fim de contribuírem para o avanço das práticas educacionais inclusivas, as professoras Cristiane T. Sampaio e Sônia Maria R. Sampaio aprofundam os conhecimentos sobre deficiência, inclusão e educação inclusiva. O conteúdo é amparado por uma rica bibliografia e conta com depoimentos de vários(as) educadores(as). Para ter acesso ao livro completo, basta clicar aqui. 

3. Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas (2009)

Tendo em vista a importância do tema, principalmente no ambiente escolar, selecionamos mais um livro sobre inclusão. Dessa vez, sob a perspectiva do contexto social e os obstáculos que ele provoca na atualidade, especificamente com relação a pessoas com deficiência. O material foi estruturado a partir dos trabalhos apresentados no I Congresso Baiano de Educação Inclusiva: a deficiência como produção social (2007) e publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia.  

O conteúdo do livro traz temas como questões identitárias na comunidade surda, indígenas com deficiência visual, acessibilidade tecnológica, autismo e muito mais. A ideia é fazer não só com que educadores(as) reflitam sobre seu papel diante dessas realidades, mas inspirá-los(as) na construção de ambientes escolares que acolham as diferenças. Para ter acesso ao material, clique aqui. 

4. Educação em museus: pesquisa e prática (2013)

Com o intuito de mostrar a forte função educativa que o museu apresenta, este livro discute temas como educação formal e não formal, museus de ciências, aprendizagem nos museus, comunicação em espaços culturais, entre outros. Além disso, traz vários exemplos de atividades para inspirar professores(as) e que podem ser aplicadas nesse contexto de ensino e aprendizagem.  

O material é fruto de transcrições das aulas ministradas pela professora doutora Paulette Marion McManus, do Institute of Archaeology da University College London, para a disciplina de pós-graduação “Educação em Museus: Pesquisas Práticas”, oferecida pela Universidade de São Paulo. O livro está disponível no Portal de Livros da Universidade de São Paulo, clique aqui para ter acesso.  

5. História da educação, memória e sociedade (2015)

Assim como em qualquer esfera social, conhecer a linha do tempo na qual a educação foi construída é essencial para compreender o presente e idealizar o futuro. Pensando nisso, este livro traz distintos estudos sobre a história da educação no Brasil.  

São 10 capítulos escritos por professores(as) e alunos(as) da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que abordam temas como escolarização e civilidade das crianças na literatura brasileira e a importância da fotografia na história da educação. Para ter acesso ao livro completo, basta clicar aqui 

6. Infâncias, olhares que se entrecruzam (2018)

Defendendo a importância da afetividade na relação entre crianças e educação, este livro cria diálogos entre aprendizado, futebol, cinema, arte e afins. Também promove debates relacionados aos conceitos de infância, direitos, políticas públicas, entre outros.  

Amparado por diversas teorias e práticas pedagógicas, o livro propõe um olhar constante e coletivo sobre o desenvolvimento infantil. O material foi organizado pelos educadores Claudio Gonçalves Prado, Fernanda Duarte Araújo Silva e Vilma Aparecida de Souza. Para acessar, clique aqui.  

7. Narrativas de educadoras/es no ensino remoto: criando espaços para a escuta sensível (2022)

Publicado por mais uma editora voltada para conteúdos acadêmicos, a Pimenta Cultural, este livro aborda um tema cada vez mais pertinente na nossa sociedade, principalmente com o advento da pandemia de Covid-19: o ensino remoto. Foi justamente pensando no afastamento obrigatório de estudantes da sala de aula que o livro surgiu.  

Ao reunir diversos textos de educadores(as) e os desafios enfrentados por eles(as) durante esse processo, o livro busca criar espaços para uma escuta atenta e sensível, que possibilite ter esperanças sobre o ensino e a capacidade de reinventá-lo. Para ter acesso ao conteúdo completo, basta clicar aqui. 

8. Saúde mental de adolescentes e jovens (2021)

Bastante mencionada no livro anterior, em razão das incertezas trazidas pela pandemia, a saúde mental é o tema principal deste livro. Em um formato bastante acessível, com textos curtos e ilustrações que tornam o conteúdo mais dinâmico, a obra aborda questões como primeiros cuidados emocionais, comunicação não violenta, uso da tecnologia, entre outros.  

O material foi produzido em uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, e pode auxiliar profissionais da educação a perceberem crianças e jovens em situação de vulnerabilidade mental. Para acessar o livro completo, clique aqui.   

9. WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons (2017)

Disponível gratuitamente pela varejista on-line Amazon, este livro oferece mais um conteúdo fundamental para discutir a educação na atualidade. Isso porque apresenta o aplicativo de comunicação WhatsApp como meio possível para desenvolver a aprendizagem dos(as) jovens.  

O conteúdo não só traz experiências de pesquisadores(as) sobre o tema, como também oferece sugestões de atividades de ensino a partir do uso do aplicativo. O material foi organizado pelos(as) educadores(as) Alexandre Chagas, Cristiane Porto e Kaio Eduardo Oliveira. Para ter acesso ao livro completo, basta clicar aqui. 

Conteúdo extra

Para quem gostou das nossas dicas de leitura, não paramos por aqui. Pensando em como o tempo dos(as) nossos(as) educadores(as) tem sido cada vez mais disputado, trouxemos 3 sugestões de podcasts sobre educação que podem ser escutados a qualquer momento e em qualquer lugar. Vamos conferir:  

  • PodAprender: é de autoria da Editora Aprende Brasil, que por sua vez é uma iniciativa do Grupo Positivo. O programa convida profissionais e especialistas da educação básica para discutir temas que envolvem a aprendizagem e a rotina da sala de aula. Para acessar, clique aqui. 
  • Educaramba: é realizado pelo Instituto Singularidades, que tem como principal missão cultivar espaços e profissionais éticos, comprometidos e inovadores. O podcast é feito por professores, com o intuito de promover trocas significativas, e aborda temas como educação inclusiva, antirracista, financeira, entre outros. Para acessar, clique aqui 
  • Sala de professor: é uma idealização da professora Fabiana Paixão e do professor Wallison Ferreira. O podcast busca promover debates descontraídos sobre tudo que envolve a educação, convidando profissionais e estudantes para conversar sobre o cotidiano escolar. Para acessar, clique aqui 

Ufa! Vimos muitos materiais interessantes para estimular a criatividade desses que são, provavelmente, os mais importantes profissionais da sociedade, não é mesmo? Então compartilhe nosso texto em suas redes sociais para que mais educadores(as) tenham acesso 

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até logo! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo