Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Infanto-juvenil » 9 livros disponíveis on-line e de graça para ler com as crianças nas férias

9 livros disponíveis on-line e de graça para ler com as crianças nas férias

Olá, leitor(a)!  

A presença e o exemplo de pais e cuidadores(as) são essenciais para o bom desenvolvimento emocional e intelectual das crianças. Isso porque, durante a infância, essas pequenas pessoas aprendem, principalmente, por imitação. Nesse sentido, o incentivo à leitura não deve partir apenas do discurso, mas também da ação.   

Pensando nisso, e para ajudar familiares a compartilharem incríveis experiências narrativas, listamos 9 livros on-line e gratuitos para ler com os(as) baixinhos(as) nas férias. A seleção conta com obras clássicas e contemporâneas, com destaque para o livro infantil do cantor e apresentador de programa Emicida.  

Importância de ler para crianças 

A literatura é vista por muitos(as) intelectuais, artistas e escritores(as) como um instrumento fundamental para a formação do imaginário de uma sociedade. Em outras palavras, só é possível tornar algo real se você puder idealizar antes e é isso que as experiências literárias proporcionam. Por essa razão, para garantir uma educação de qualidade para crianças e jovens, a promoção da leitura é a primeira coisa a se considerar.  

Entretanto, esse incentivo precisa da participação ativa dos agentes responsáveis pelo desenvolvimento do público infantil, sejam educadores(as), pais, cuidadores(as), vizinhos(as), entre outros. O hábito de ler para crianças apresenta inúmeras vantagens do ponto de vista intelectual e emocional, auxiliando no fortalecimento de vínculos e no processo de aquisição de conhecimento 

Além disso, contar boas histórias é uma ótima maneira de fazer com que se viaje sem sair do lugar. Um bom exemplo da eficácia delas para a saúde e o bem-estar foi apresentado por um estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, em parceria com a Universidade Federal do ABC e a Associação Viva e Deixe Viver. Nele, mostra-se que a leitura feita para crianças hospitalizadas em unidades de terapia intensiva (UTI) não só as torna mais otimistas, como também diminui a dor que elas sentem. 

Mais importante ainda, o momento de leitura compartilhada traz segurança para as crianças, porque mostra que elas são importantes e amadas, e que está sendo reservado um tempo especial apenas para elas. Essa atenção é indispensável para o amadurecimento emocional dos(as) pequenos(as), evitando que desenvolvam transtornos no futuro e abrindo espaço para compreenderem melhor a si mesmos(as).  

9 livros infantojuvenis on-line gratuitos  

Ademais de todos os benefícios mencionados, a leitura é, principalmente, um momento para se divertir. Por isso, e entendendo o estímulo a essa prática como uma responsabilidade social, nós selecionamos 9 livros on-line gratuitos para ler com as crianças nas férias. Vejamos a seguir: 

9 livros disponíveis on-line e de graça para ler com as crianças nas férias

Fonte: Reprodução

1. A Fantástica Fábrica de Chocolate

Da geração X até a Z, quem nunca comprou uma barra de chocolate esperando o bilhete premiado para conhecer a Fantástica Fábrica de Chocolate de Willy Wonka não viveu a infância direito. Publicado pela primeira vez em 1964, o livro do escritor britânico Roald Dahl (1916 – 1990) fez tanto sucesso que ganhou grandes adaptações para o cinema — a primeira versão dirigida por Mel Stuart e a segunda por Tim Burton.  

A obra conta a história de um menino muito pobre, que trabalha para ajudar sua grande família e tem a chance de mudar de vida por meio de um cupom dourado. Disponível na plataforma BibliON, na categoria de ficção infantil, essa edição é da Editora Martins Fontes e possui 172 páginas. Para acompanhar todas as aventuras de Charlie em seu encontro com Willy Wonka, clique aqui 

2. Contos Africanos

Essa cartilha faz parte de um projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realizado por docentes e estudantes, que traz 23 histórias sobre a cultura e os costumes de algumas regiões da África. Focada em produções escritas em língua portuguesa, a seleção tem como objetivo possibilitar o contato de crianças e jovens com a tradição oral africana.  

Com várias narrativas que apresentam características do gênero fábula, ou seja, que atribuem aos animais qualidades humanas, os contos abordam temas como amizade, criação do mundo, morte, astúcia e muito mais. A obra é perfeita para quem não tem muito tempo disponível, pois, além dos textos curtos, possui apenas 16 páginas. Para começar a ler, clique aqui 

3. De onde vem a alegria?

Além de responder a essa questão e mostrar como ser alegre, o livro infantil de Flávio Colombini foi feito especialmente para quem iniciou o processo de alfabetização. Isso porque a fonte dos textos está em letra bastão (mais conhecida como letra de fôrma), bastante usada por educadores(as) nos primeiros anos escolares.  

A obra é uma das primeiras publicações do autor voltadas para os(as) pequenos(as), feita em 2008, e já foi usada como material paradidático em escolas do Governo do Estado de São Paulo, no Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e no Instituto Ayrton Senna. Nela, encontramos divertidas rimas e incríveis ilustrações dispostas em 29 páginas. Para ter acesso à versão digital, clique aqui 

4. E foi assim que eu e a Escuridão ficamos amigas

Mais um livro da categoria de ficção infantil da BibliON, neste vemos todo o talento do rapper Emicida expresso na literatura. Publicada no fim de 2020, a obra é a segunda produção literária do cantor voltada para crianças e, como em suas canções, compõe uma narrativa recheada de versos poéticos.  

Na história, acompanhamos a vida de uma menina que morre de medo do escuro, mas acaba encontrando nesse estado emocional grandes lições sobre como encarar o mundo. A produção é indicada para ler com crianças a partir de 4 anos e possui 36 páginas. Quer aprender como ter coragem? Então, clique aqui para reservar o livro.  

5. O Pequeno Livro de Hai-kais do Menino Maluquinho

Coloque as panelas na cabeça e prepare as crianças para muita diversão, poesia e travessuras, porque a história do Menino Maluquinho chegou no formato de haikai, gênero de poemas curtos originário do Japão. Nesta pequena seleção, tirada do livro Os Hai-kais do Menino Maluquinho (2013), acompanhamos, por meio de versos ritmados, as histórias do mais conhecido personagem do escritor Ziraldo.  

O autor foi responsável por diversas produções literárias, que ganharam adaptações tanto para o cinema quanto para o teatro, mas a do garoto cheio de energia e com uma panela na cabeça foi a que mais fez sucesso entre crianças, jovens e adultos. A versão gratuita possui 36 páginas e explora temas como família, natureza e amizade. Para ter acesso, clique aqui.  

6. O Sétimo Gato

Essa é uma das obras disponibilizadas gratuitamente por meio do programa Leia para uma Criança, criado em 2010 pelo Itaú Social. Com o intuito de promover maior interação entre cuidadores(as) e crianças, a iniciativa já distribuiu mais de 61 milhões de títulos infantis e, atualmente, oferece também a possibilidade de consumo de livros on-line em sua Estante Digital. 

O Sétimo Gato (2016) foi escrito pelo premiado escritor brasileiro Luis Fernando Verissimo, com ilustrações do designer Willian Santiago, e conta a história de um garoto que recebe 7 felinos de presente. A produção foi elaborada especialmente para o ambiente virtual e possui recursos interativos ideais para crianças de 0 a 5 anos. Ficou curioso(a)? Clique aqui para acessar.  

7. Pode Ser

Parte do programa mencionado no item anterior, esse livro mostra que o futebol é um esporte que cativa todas as pessoas, independentemente do gênero, e oferece ótimas oportunidades de entrosamento. A narrativa conta a história da menina Ana, que era apaixonada pelo esporte, mas se sentia muito triste por não conseguir fazer amigos(as) na escola. 

Publicada em 2019, a obra infantil foi escrita pela roteirista Adriana Falcão, responsável pela produção de filmes como O Auto da Compadecida (2000) e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (2006). Para ver como a menina conseguiu realizar o sonho de ter amigos(as) e jogar futebol com eles(as), clique aqui. 

8. Pollyanna

Disponível na plataforma Standard Ebooks, um projeto que busca expandir o acesso a livros de domínio público em língua inglesa, essa obra está em inglês e pode ser usada como material educativo por quem está alfabetizando as crianças no idioma. Pollyanna é um best-seller da literatura infantil, escrito pela romancista estadunidense Eleanor H. Porter (1868 – 1920) e publicado a primeira vez em 1913. 

Nele, conhecemos a história de uma jovem chamada Pollyanna, que vai morar com a tia após o falecimento do pai. A partir das práticas e valores da protagonista que surgiu a expressão “ser Pollyanna”, que significa ver a vida sempre pela melhor perspectiva possível. Achou interessante e quer conhecer melhor a filosofia dessa menina? Então clique aqui para acessar.  

9. O Jardim Secreto

Por fim, e mais um livro em inglês da plataforma mencionada acima, sugerimos a leitura de The Secret Garden, que em português significa “O Jardim Secreto”. A obra é de autoria da escritora e dramaturga inglesa Frances Hodgson Burnett (1849 – 1924) e teve a primeira edição publicada em agosto de 1911. 

A narrativa tem como protagonista a personagem Mary, que passa a viver em uma misteriosa mansão e acaba descobrindo uma entrada secreta que dá acesso a um lindo e mágico jardim. Para conhecer todas as aventuras e mistérios envoltos nessa trama e ver como o espaço contribuiu para o desenvolvimento da jovem, clique aqui 

E aí, gostou da nossa seleção? Deixe nos comentários qual, ou quais, dos livros listados você pretende ler para os(as) pequenos(as)!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa leitura e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo