Você está aqui:Home » Livros Grátis » Ficção » 9 livros clássicos escritos por mulheres disponíveis on-line gratuitamente

9 livros clássicos escritos por mulheres disponíveis on-line gratuitamente

Olá, leitora!

No campo da literatura, temos milhares de obras escritas por mulheres em diferentes épocas do desenvolvimento da humanidade. Entretanto, devido ao preconceito de gênero existente em várias áreas da sociedade, muitas delas não tiveram o mesmo alcance e sucesso que obras escritas por homens.

Pensando em ampliar o contato com a literatura feminina, nós reunimos 9 livros clássicos escritos por autoras que marcaram a história da literatura nacional e mundial. Todos os livros estão disponíveis na internet de forma gratuita.

Mulheres na literatura

Segundo historiadores(as), a mulher entrou no campo da literatura na antiga Mesopotâmia (entre 2.800 a.C. e 2000 a.C.) com a participação da princesa Enheduana na política do império. Ela foi responsável pela produção de 42 hinos para templos da Mesopotâmia e alguns de seus textos foram encontrados em 37 placas de argila pela região.

Assim como em outras esferas da vida social, as mulheres sofriam com o preconceito gerado pelos pensamentos patriarcais. Um deles, inclusive, de que elas não deveriam participar de atividades intelectuais, como a escrita. Até o século XIX, as mulheres utilizaram pseudônimos para tentar publicar suas produções em anonimato, já que na época a obra era mais importante do que o autor.

Outro fator que atrapalhava as mulheres era a questão dos gêneros literários, pois havia um forte pensamento de que as mulheres só sabiam escrever histórias de amor com finais dramáticos. Apesar de o romance ser um dos gêneros que mais faz sucesso no mundo e que impulsionou publicações de grandes autoras, como Nora Roberts, as mulheres escreviam livros sobre qualquer gênero literário, de ficção científica à poesia.

A trajetória das mulheres na literatura é marcada pela constante luta por voz e representatividade, uma vez que a maioria dos leitores homens não compravam livros escritos por mulheres. Esse paradigma começou a ser quebrado a partir da segunda metade do século XX, quando se percebeu que uma obra não deve ser analisada apenas olhando quem a escreveu, mas sim qual é o seu conteúdo.

9 livros clássicos escritos por mulheres

A fim de mostrar uma variedade de temas e autoras, nós reunimos 9 livros clássicos de escritoras nacionais e internacionais de várias épocas, com diferentes perspectivas e estilos de escrita. Vamos apresentá-los a seguir:

9 livros clássicos escritos por mulheres gratuitamente

Fonte: Reprodução

1. Úrsula e outras obras (2018)

Esse volume da série Prazer de Ler, da Edições Câmara, vai trazer uma coletânea com as obras de Maria Firmina dos Reis (1822 – 1917), considerada a primeira romancista brasileira. Natural do Maranhão, Maria ficou marcada por criticar a estrutura escravista em suas obras, uma novidade para a época.

Sua obra mais famosa é o romance Úrsula (1860), em que a autora faz uma crítica à escravidão por meio da humanização de personagens escravizados, expondo todo o sofrimento da classe. Para acessar o livro, clique aqui.

2. A Falência (1901)

Esse livro é considerado a obra-prima da escritora brasileira Júlia Lopes de Almeida (1862 – 1934), uma das mais importantes autoras da história da literatura nacional. A obra demorou mais de 15 anos para ser produzida e se destaca em meio às produções da época.

Seu enredo consiste na história de uma mulher adúltera que planeja dar um golpe no marido rico, em meio a uma crise de negócios, e ficar com seu verdadeiro amor. Para acessar o livro, clique aqui.

3. Brasil: uma biografia – Pós-escrito (2018)

Esse livro vai fazer uma análise atualizada dos principais acontecimentos recentes que foram decisivos para a história do Brasil. O material foi escrito por Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling.

O e-book é uma continuidade da obra Brasil: uma biografia (2015), escrito pelas mesmas autoras, para mostrar que a história do Brasil está em constante construção. Para acessar o livro, clique aqui.

4. Frankenstein (1818)

Esse livro escrito por Mary Shelley (1797 – 1851) é considerado a primeira versão do famoso monstro que se tornou um best seller na literatura. Além disso, recebeu diversas adaptações para o cinema.

A obra aborda os experimentos de um cientista que acaba dando vida a um monstro de mais de dois metros, com inteligência e força. O livro está em inglês e para acessá-lo é só clicar aqui.

5. Mrs. Dalloway (1925)

Essa é, talvez, a obra mais conhecida da escritora inglesa Virginia Wolf (1882 – 1941). O romance conta com a escrita impecável e envolvente de Virginia para retratar as interações humanas a partir da visão da personagem principal Clarissa Dalloway e de outros(as) personagens da trama.

A intenção da autora é mostrar a dificuldade do ser humano em expressar o que realmente está sentindo. O livro está em inglês e para acessá-lo é só clicar aqui.

6. A Espera (2021)

Essa é a obra cuja publicação é a mais atual da lista. De autoria de Lygia Fagundes Telles (1923), o conto vai abordar um dos grandes dilemas presentes na maioria dos relacionamentos amorosos dos séculos XX e XXI: o amor e a liberdade.

O enredo vai contar a história de um casal que se reencontra 10 anos após uma brusca separação. Para acessar o livro, clique aqui.

7. O voto feminino no Brasil (2018)

Esse livro traz holofotes para o debate sobre a luta por direitos para as mulheres. A autora Teresa Cristina de Novaes Marques vai trazer fatos e curiosidades da luta pelos direitos políticos para as mulheres, por meio de uma linguagem simples e didática.

O conteúdo destaca mulheres que marcaram seus nomes na luta por isonomia na vida política, como Leolinda Daltro e Josefina Álvares de Azevedo. Para acessar o livro, clique aqui.

8. The Secret Adversary (1922)

Essa foi a segunda obra publicada por Agatha Christie (1890 – 1976) e a que alavancou sua carreira. O material é do gênero romance de espionagem e vai contar a história do casal Toomy e Tuppence Beresford.

Eles tentam solucionar o mistério de um naufrágio a partir dos relatos de uma jovem misteriosa que sofre de amnésia. O livro está em inglês e para acessá-lo é só clicar aqui.

9. A Mensageira das Violetas (1999)

A última obra da lista é uma coletânea de poemas da portuguesa Florbela Espanca (1894 – 1930). A coletânea é uma homenagem à autora, considerada a maior voz feminina da história da poesia portuguesa.

A obra reúne os principais sonetos de Florbela, que juntos funcionam como uma espécie de diário íntimo, focado na temática do amor. Para acessar o livro, clique aqui.

Vamos aumentar o alcance dessas grandes obras literárias escritas por mulheres? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e comece a leitura com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Boa leitura e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo