Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 9 ferramentas sobre tecnologia na educação

9 ferramentas sobre tecnologia na educação

Olá,

A tecnologia evoluiu muito nos últimos anos e isso propicia aos alunos e professores diversas ferramentas que podem ser usadas no aprendizado. Afinal, para que o professor tenha a atenção de seus alunos é preciso inovar e não há nada melhor do que usar as ferramentas tecnológicas nesse processo de ensino-aprendizagem.

O que é a tecnologia na educação

A tecnologia na educação acontece quando os recursos tecnológicos são usados como uma ferramenta para que o ensino seja aprimorado. Ou seja, quando a tecnologia é usada em favor da educação o que acaba promovendo um desenvolvimento socioeducativo maior e uma qualidade melhor no acesso a informação.

Quando o computador e demais aparelhos com acesso a internet são usados no processo pedagógico, o aluno se depara com um mundo repleto de possibilidades que podem facilitar o aprendizado de uma matéria escolar ou conteúdo. Através da internet ele pode chegar a lugares que, talvez, jamais conseguisse chegar ou pelo menos não tão rápido. Também é possível ter acesso a bibliotecas do mundo inteiro, conhecer pessoas de outras culturas, línguas, países, ilustrações de mapas entre tantas outras possibilidades.

Com toda essa dinâmica o aluno é estimulado e tende a querer mais, buscar mais informações o que o leva a fazer pesquisas básicas, mas que, com a ajuda do professor, acabam avançando para softwares educacionais, jogos educativos, salas de aula virtuais, redes sociais específicas. E, numa escala superior, é possível fazer um curso a distância.

Como a tecnologia conseguiu evoluir o processo educacional

Sem sombra de dúvidas, a tecnologia ganhou um importante espaço na educação. Afinal, com tantas ferramentas e oportunidades que ela proporciona aos alunos e professores nada mais natural do que adota-la para que o processo de aprendizagem evolua.

A evolução do processo educacional acaba ocorrendo quando as escolas adotam computadores e tablets para usar os mais variados objetos educacionais para instigar o aprendizado. Através de vídeos, infográficos, imagens, animações e pesquisas, os alunos acabam se envolvendo com a tecnologia e, assim, a educação acaba evoluindo.

Ferramentas tecnológicas para usar na educação

A educação e a tecnologia estão ligadas no cenário atual que a sociedade vive. Com isso, é possível encontrar várias ferramentas tecnológicas, que podem ser utilizadas a fim de promover aulas mais interativas e repletas de dinamismo e conteúdo. Algumas delas que podem ser usadas nas escolas são:

  • Edmodo – é uma rede social que conecta o professor e o aluno. Nele, é possível comentar, divulgar alguma informação e compartilhar.
  • Diigo – é um site que permite fazer anotações que podem ser compartilhadas para a sala de aula e fazer listas de recursos que podem ser salvas.
  • Issuu – permite que o usuário crie uma revista online própria. Esse aplicativo é ideal para fazer publicações estudantis ou trabalhos de fim de ano, por exemplo.
  • My Maths – milhares de alunos e professores usam esse site que possui inúmeros recursos de aprendizagem. Nele, é possível acessar tarefas online e aulas prontas.

Sites e vídeos sobre educação

Com o avanço da tecnologia e da internet, estudar não é mais uma tarefa enfadonha e tão cansativa como antes. Inúmeras alternativas estão disponíveis na Grande Rede para que qualquer pessoa possa estudar online sobre vários assuntos e totalmente gratuito.

Alguns dos sites que tratam de educação estão listados a seguir:

  • Udemy – possui inúmeros cursos relacionados a tecnologia.
  • Duolingo – possui aulas intuitivas e completas e ainda possui material em áudio. As aulas aqui disponibilizadas permitem que o aluno aprenda novos idiomas como o francês, espanhol e inglês, por exemplo.
  • YouTube Educação – é todo em português e é encontrado em uma área do site comum. Vários conteúdos estão dispostos nesse site
  • Drawspace – possui inúmeras aulas de desenho tanto para os novatos quanto para os iniciantes.
  • Academia Khan – disponibiliza diversas aulas que abordam os mais variados temas.
  • FGV ensino médio digital – tem diversos materiais relacionados ao ENEM, jogos, aulas e simulados com conteúdos que abordam as áreas de conhecimento.

 Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo