Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Concursos » 9 Erros Comuns de Todo Concurseiro

9 Erros Comuns de Todo Concurseiro

Olá, concurseiros 

Se você é está estudando há um bom tempo para passar em um concurso, já deve saber que não é nada simples. Existe uma grande concorrência e por isso é necessário dedicar muito tempo e esforço. Por isso, separamos aqui 9 erros comuns de todos concurseiros, veja se está fazendo errado.

Sabemos que estudar não é fácil, existem muitos desafios e você precisa ficar atento, aprenda com os erros que vamos mostrar aqui e comece a fazer diferente. Se você comete algum dos erros comuns de todos concurseiros faça diferente. Saia na frente estudando da forma correta, veja:

1 – Escolher qualquer concurso – Ter foco é muito importante, se você decidiu que quer ser um concurseiro, precisa ter foco e saber o que quer. Não adianta dar tiro para todos os lados, você só vai estudar pra valer se for algo que realmente te motiva. Se você quer, vai se dedicar muito, então tenha objetivos e foco.

2 – Não escolha o concurso pela estimativa de baixa concorrência – Outro erro muito comum que está inteiramente ligado com o primeiro. Não importa a concorrência do concurso que deseja, se é seu sonho, corra atrás e estude. Não escolha um concurso olhando o número de candidatos por vaga. Muitas vezes um concurso com muitas vagas acaba atraindo mais candidatos e isso reduz as chances de sucesso.

3 – Será que está apto para a carreira? – Mais um problema de escolher todos os concursos ou qualquer um, você pode não estar preparado para a carreira. É necessário avaliar se tem realmente aptidão para a área que deseja seguir.

4 – Achar que ler é estudar – Ficar o dia inteiro lendo não vai te ajudar a passar em um concurso, é necessário praticar, fazer exercícios, fazer aulas particulares, entre outras coisas. Ler será apenas um processo do estudo, mas esse estudo inclui outras atividades.

5 – Não treinar com provas passadas – É possível encontrar provas passadas do concurso e você precisa treinar. Ler o edital e estudar só pelo que está indicado lá não é o mais sábio. Resolva questões da prova pelo menos uma vez por semana. Além disso, se a prova tem previsão de durar quatro horas, estude durante quatro horas seguidas.

6 – Não esgotar o conteúdo programático do edital – Você precisa estudar tudo que está no edital, não importa se acha que aquele conteúdo não será exigido. Se consta no edital você deve estudar.

7 – Só estudar sozinho – Estudar sozinho é importante, mas estudar em grupo e ter aulas particulares também é importante. Só dessa forma vai garantir uma boa preparação e aumentar as chances de aprovação.

8 – Não resumir ou não fazer anotações – Escrever é uma ótima forma de memorizar o conteúdo e aprender, por isso para ter um bom desempenho você precisa ter um estudo ativo. Nesse caso faça resumos e anotações do que acredita ser mais importante.

9 – Esquecer o plano de estudo – Aqui no Canal do Ensino já mostramos como é importante ter um plano de estudo bem detalhado. Muitas vezes a dificuldade de aprendizado está em não fazer esse plano, como ele você terá um estudo mais organizado. Já mostramos aqui algumas formas de criar um bom plano de estudo, não deixe de dar uma olhada para aprender como fazer.

Baixe grátis planilhas de estudo para concursos públicos

Esses são os erros comuns de todos concurseiros, agora que já sabe, corrija o que estava fazendo de errado e comece a estudar para o concurso.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo