Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Leitura e interpretação de texto: Manual fácil para quem tem dificuldade de compreensão

Leitura e interpretação de texto: Manual fácil para quem tem dificuldade de compreensão

Olá leitor!

A leitura e interpretação de texto ainda assusta muitos estudantes e concurseiros. Tão temida quanto a matemática, essa área pode comprometer o resultado de uma seleção, a aprovação no vestibular, e até mesmo no concurso!

Mas afinal, por que essa dificuldade para interpretar um texto? A dificuldade para interpretar textos é resultado de uma leitura menos atenta e de pouco conhecimento na língua portuguesa.  

E por mais que algo seja dito, para interpretar é preciso ler mais, essa é e continua sendo uma premissa importante para interpretar o texto para quem tem dificuldade de compreensão.

De forma resumida, podemos dizer que  interpretação de texto é:

“O que podemos concluir sobre ele, depois de estabelecer conexões entre o que está escrito  e a realidade. São as conclusões que podemos tirar com base nas ideias do autor”. E neste artigo, preparamos um manual fácil para lhe ajudar a interpretar textos sem medo. Continue lendo!

Tudo sobre leitura e interpretação de texto

menina-biblioteca-lendo-livro

Você já leu um texto e teve a sensação de que não entendeu nada? Releu novamente e parece que ficou até com nó na cabeça? Confuso  e perdido sobre a ideia do texto? Não se assuste. Isso é comum de acontecer com quem dificuldade de interpretação de texto.

Só que é preciso buscar maneiras de melhorar o seu desempenho nessa área. Justamente porque não saber interpretar corretamente um texto pode gerar inúmeros problemas, afetando não só o desenvolvimento profissional, mas também o desenvolvimento pessoal.

Entenda que a leitura mecânica é bem diferente da leitura interpretativa. Você deve se perguntar com que maneira tem lido um texto. A dificuldade de interpretação é geral e, com certeza, oriunda da falta de treinamento.

Segundo a Hermenêutica, ramo da filosofia que estuda a teoria da interpretação, a leitura de um texto é composta de três fases:

-Pré-compreensão: é importante ler o texto tendo uma ideia do que ele vai trazer. Por exemplo, se você é estudante de jornalismo do primeiro ano e ler um texto que é do terceiro ano, talvez vá ter sim mais dificuldade para ler o texto;

-Compreensão: aqui o leitor se depara com ideias novas, ou algo que já conhece. É comum ler, mas não entender o que leu, porém ter uma compreensão do que o texto está abordando.

-Interpretação: depois de ter a pré-compreensão sobre o texto, e posteriormente a compreensão, é hora da interpretação. O leitor dá um sentido ao texto. Ele amplia o seu horizonte de conhecimento.

Mas antes de você saber como interpretar um texto é fundamental conhecer os tipos textuais de texto. Saiba quais são:

  • Texto narrativo: romances: contos, fábulas, depoimentos, relatos…
  • Texto descritivo: folhetos turísticos, cardápios de restaurantes, classificados;
  • Texto dissertativo (expositivo e argumentativo)

Exemplos de texto dissertativo-expositivo:

  • enciclopédias;
  • resumos escolares;
  • jornais;
  • verbetes de dicionário;
  • … 

Exemplos de texto dissertativo-argumentativo:

  • artigos de opinião;
  • abaixo-assinados;
  • manifestos;
  • sermões;
  • Texto explicativo (injuntivo e prescritivo).

Exemplos de texto explicativo injuntivo

  • receitas culinárias;
  • manuais de instruções;
  • bula de remédio.

Exemplos de texto explicativo prescritivo:

  • leis;
  • cláusulas contratuais;
  • edital de concursos públicos.

Regras gerais de leitura

Para melhorar a interpretação de texto uma dica é ler mais. E não precisa ser apenas livro. Leia textos na internet que você se interessa, revistas, gibis, manuais, livros do seu interessa. O importante é que o hábito da leitura faça parte da sua rotina. Fique atento as seguintes dicas na hora de ler:

  • Não tenha preguiça: se você quer melhorar o seu desempenho na interpretação de texto, é importante ler algumas vezes. Pode ser necessário retornar alguns parágrafos a fim de retomar certa ideia ou rever o comportamento, a fala de uma personagem.
  • Estabeleça um duplo diálogo: com o autor e com você mesmo. Isso quer dizer que você pode ter a sua ideia em relação ao assunto, mas que respeita o posicionamento do autor, ou seja, quando for realizar a interpretação tem-se um duplo diálogo.
  • Concordando e, também, discordando das ideias expostas: não é porque o assunto seja contrário a sua ideia que você vai concordar. Coloque-se no papel de defensor e de opositor. Depois, forme seu próprio julgamento.
  • O bom leitor nunca é ingênuo: por mais que o texto seja incrível, o leitor precisa se posicionar, compreender bem as entrelinhas. Ás vezes o texto pode ter um posicionamento mais persuasivo.
  • Sobre a leitura de forma resumida: leia o texto com calma, duas ou três vezes. Ler mais vezes o texto não é perda de tempo. E quando tiver dúvida em alguma questão, não deixe de retornar o texto. E muita atenção ao enunciado da questão, pois, muitas vezes, ele exigirá que você leia não só o trecho citado, mas um ou mais

Dicas para uma boa interpretação de texto

Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores. E não é uma dica que vai melhorar a sua interpretação. Algumas dicas sempre são bem-vindas para quem fará uma prova que envolva este assunto e quer um resultado positivo como a aprovação.

As pessoas têm pouca disposição de mergulhar no texto. Isso é fato. Elas acham que ler uma vez é o suficiente e que uma segunda leitura é perda de tempo. Ai é que estão enganadas.

Com apenas uma leitura, não consegue se aprofundar bem a leitura  a leitura, e consequentemente não é possível extrair do texto aquelas informações que uma leitura superficial, apressada, não permite. Confira algumas dicas:

01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende ideias e você deve percebê-las.

Como ler e entender bem um texto

  • Sempre releia o texto pois uma segunda leitura pode apresentar aspectos surpreendentes. E lembre-se: jamais será perda de tempo;
  • Retirar dele os tópicos frasais presentes em cada parágrafo, 
  • Concentre-se nas ideias que de fato foram explicitadas pelo autor;
  • Quem lê com cuidado certamente corre menos no risco de tornar-se um analfabeto funcional;
  • São fundamentais marcações de palavras como não, exceto, errada, respectivamente etc;
  • Nunca deixe de retornar ao texto, mesmo que aparentemente pareça ser perda de tempo. 
  • Leia a frase anterior e a posterior para ter ideia do sentido global proposto pelo autor, desta maneira a resposta será mais consciente e segura;
  • Basicamente, deve-se alcançar a dois níveis de leitura: a informativa e de reconhecimento e a interpretativa.

Técnicas para interpretação de texto com exercício

Vamos trazer um exercício para colocar em pratica as dicas. Mas certifique-se de que sempre que for ler, ou fazer exercícios de interpretação de texto, procure um lugar calmo. Isso porque a falta de concentração prejudica muito, porque pode ser o principal motivo da dificuldade na interpretação e compreensão de texto.

Sempre que for lei esteja atento e se concentre em cada frase. Quando se faz uma leitura sem estar totalmente envolvido e concentrado, as ideias começam a dispersar. Mantenha o foco no que está lendo – caso se perca, retorne e recomece. Abaixo há dois textos simples e curto que temos de exemplo. O gabarito também se encontra disponível. Leia com atenção!

TEXTO I

“RIO – Com dois gols de um iluminado Robinho, que entrou na segunda etapa, o Real Madrid derrotou o Recreativo por 3 a 2, fora de casa, em partida da 26ª rodada do Campeonato Espanhol. Raúl fez o outro gol do time de Madri, com Cáceres e Martins marcando para os anfitriões. O Real vinha de duas derrotas consecutivas na competição, justamente as partidas em que o craque brasileiro, machucado, esteve fora.”

(O Globo on line – 02/03/08)

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?

Gabarito: Leitores que gostem de futebol.
A linguagem peculiar desse tipo de texto: partida, fora de casa, campeonato, rodada etc.
Além dos nomes de times e o conhecimento sobre a estrutura de um campeonato.

TEXTO II

“O cantor Jerry Adriani interpreta sucessos do disco Forza Sempre, além de versões em italiano de canções do grupo Legião Urbana e do cantor Raul Seixas. O show acontece hoje no palco da Sala Baden Powell.”

O Globo on line – 02/03/08

1) Qual é o interlocutor preferencial e as informações que permitem você identificar o interlocutor preferencial do texto?

Gabarito:  Fãs do cantor Jerry Adriani.
Ao interlocutor é necessário o conhecimento da carreira do cantor.

De forma resumida para fazer uma boa interpretação de texto, atente a essas dicas:

  • Leia, leia e leia;
  • Leia o texto completo;
  • Destaque as palavras desconhecidas;
  • Entenda as ideias do autor;
  • Volte ao texto quantas vezes for preciso;

Interpretar um texto não é um bicho de sete cabeças. Leia, concentra-se na hora da leitura. Seguindo este manual terá mais facilidade na hora de interpretar um texto.

Dicas de livro

Redação de textos dissertativos – Concursos, vestibulares e Enem

Luiz Ricardo Leitão (Org.), Manoel de Carvalho Almeida, Manuel Ferreira da Costa

Editora Ferreira

Como melhorar a interpretação de texto no vestibular?

diversos-livros-em-diferentes-posicoes

Confira algumas dicas de como encontrar e melhorar a sua compreensão sobre um texto nas questões dos vestibulares:

  • Aprenda a identificar o ponto mais importante do enunciado. Todo texto costuma ter um assunto ou questão principal, que perpassa a discussão. Procure identificar esse tema para compreender melhor o que está sendo discutido, depois, fica mais fácil responder as questões.
  • Antes de responder uma questão, volte para o enunciado e confira novamente o que realmente foi pedido. Depois identifique a resposta correta para, então, certificar-se que realmente que aquela é a resposta solicitada na questão.
  • Se possível leia mais de uma vez cada questão, pois, na primeira leitura, percebemos informações gerais e, somente na segunda vez que lemos a pergunta, é que conseguimos identificar perguntas mais específicas, cobradas nas provas.
  • É importante saber que tipo de texto está sendo apresentado na questão, se é um narrativo, descritivo, argumentativo ou de injunção, por exemplo. Confira o gênero textual do texto e também a fonte.
  • É comum as pessoas se esgotarem e perderem o rendimento no decorrer das provas, principalmente quando se trata de leitura e interpretação. É muito importante prestar atenção em cada questão, porque às vezes as questões de enunciado longo têm essa finalidade mesmo, deixar os candidatos cansados e, assim, destacam-se os que têm melhor foco no contexto.
  • Em muitas questões de vestibulares ou mesmo do Enem, a resposta está dentro da própria pergunta, ou seja, do enunciado. Então, leia a questão mais de uma vez, focalize nas informações já anunciadas e responda com precisão.
  • Mantenha-se bem atualizado em relação aos temas e assuntos que andam circulando atualmente na sociedade. Pois muitas questões são retiradas de temas atuais oriundos de revistas, jornais e da internet.
  • É fundamental ler bastante, assim, se aprende uma maior quantidade de palavras, facilitando na hora de interpretar um texto ou uma questão.
  • Refletir e captar ideias é a chave da interpretação de texto. Pense a respeito do que você leu antes de responder ou tirar alguma conclusão. Leio o texto quantas vezes for necessária até ter certeza das respostas. Como dissemos, a maioria das questões são baseadas em textos e suas respostas sempre estará presente neles.

Coloque-se na posição de examinador, aquele que elaborou a questão e busque a verdadeira resposta daquela pergunta. Assim, não tem como errar na interpretação de texto.

O segredo de uma boa análise de um texto é a própria leitura. Treine bastante, leia outras redações, textos e até mesmo provas de vestibulares passados. Ao seguir essas dicas, não tem erro.

Esperamos que tenham gostado. Bons estudos e até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo