Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 dicas para melhorar a habilidade de leitura em outro idioma

9 dicas para melhorar a habilidade de leitura em outro idioma

Olá, leitor!

Aprender um novo idioma independente da língua escolhida, é fundamental para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa, e o exercício de praticá-lo é essencial. Entretanto, muitas pessoas tendem a focar seus estudos apenas na conversação e não direcionam o seu aprendizado também para a habilidade de leitura em outro idioma.

Todos sabemos que quanto mais praticamos outra língua, maior e mais rápido será o processo de aprendizagem, e para que haja uma melhor fixação e conhecimento, principalmente gramatical das frases, o exercício da leitura é mais do que fundamental nesse processo.

A habilidade de leitura em outra língua, permite por exemplo, que você possa desenvolver com maior facilidade frases durante a conversação ou a elaboração de textos, é por meio de uma boa leitura de textos em outra língua que você conseguirá raciocinar mais rapidamente, facilitando a sua comunicação com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo.

Para que você seja capaz de dominar completamente um idioma, são necessários cerca de 8 anos em média, mas para facilitar e acelerar esse processo, nada melhor do que exercitar todas as formas de comunicação, e desenvolver a habilidade de leitura é a base para que você possa agilizar essa fase.

Entretanto, muitas pessoas tem facilidade em desenvolver suas habilidades de leitura em outro idioma e dificuldade na conversação, e vice-versa, por exemplo, e pensando e te ajudar a desenvolver sua habilidade de leitura em outra língua, nós do Canal do Ensino preparamos algumas dicas para melhorar a leitura em outra língua. Confira a seguir todas elas!

Conheça as 9 melhores dicas para melhorar a habilidade de leitura

9-dicas-para-melhorar-a-habilidade-de-leitura-em-outro-idioma_

1 – Equilibre todas as formas de prática de outro idioma

De nada adianta você ter uma capacidade imensa de comunicação por meio de conversação em outro idioma, mas não conseguir escrever uma frase, ou ler uma página sequer; ou saber ler muito bem, mas não conseguir falar um “a” em outra língua. Para tudo nessa vida é preciso que haja equilíbrio.

Então comece a praticar todas as formas de comunicação em outro idioma. O exercício leva a perfeição. Então forme grupos de estudo para treinar a conversação. Continue lendo esse post para melhorar sua habilidade de leitura, e em pouco tempo você estará dominando outro idioma, como domina o português.

Mas tenha uma coisa em mente: aprender mais rápido não significa que você será fluente em outra língua de uma hora para outra, mas que gradualmente conseguirá desenvolver com mais facilidade a comunicação e terá mais segurança para falar ou ler em qualquer idioma.

2 – Reduza o número de releituras inconscientes

Para quem está começando a exercitar sua habilidade de leitura em outro idioma, essa dica pode ser um pouco difícil de ser cumprida, mas já tenha ela em mente, assim, com o tempo, você já pode ir colocando ela em prática.

Durante a leitura, é comum voltarmos uma ou duas frases no texto, às vezes porque não a entendemos ou porque precisamos associá-la ao restante do texto. O motivo não importa, o fato é que quando você volta muitas vezes no texto durante a leitura, você acaba perdendo tempo e isso atrasa a leitura.

Para melhorar sua habilidade na leitura de textos em outro idioma, portanto, é preciso que você saiba também compreender o que está lendo. Viu como é importante praticar todas as formas de comunicação em outro idioma?

A partir do momento que você passa a compreender o que está lendo, sem precisar voltar a leitura, você estará melhorando gradativamente sua habilidade de leitura em outro idioma.

3 – Aprimore sua visão periférica

Não entendeu? Esse é outro exercício que requer muita prática. Normalmente, durante a leitura, focamos em um ponto do texto, se você conseguir expandir sua visão, ampliando a sua visão periférica, sua habilidade de leitura será cada vez mais aprimorada.

A explicação é bem simples: quando você aprimora sua visão periférica, você permite que seu cérebro analise o espaço como um todo, e quando você sair do ponto A para o ponto B do texto, uma parte do seu cérebro já terá reconhecido aquelas palavras, uma outra parte dele vai apenas fazer a compreensão do texto. E olha só! Você estará melhorando sua habilidade de leitura em outro idioma.

4 – Assista filme legendado

Isso mesmo que você leu! Assista filme legendado, mas com a legenda no idioma que você está estudando. Por exemplo, você está aprendendo inglês, então assista o filme com áudio e legenda em inglês.

Essa é uma forma muito eficiente de melhorar sua habilidade de leitura em outro idioma, pois, você terá que ler no ritmo do diálogo do filme, e de quebra, além de melhorar a leitura, você ainda vai treinar a audição e a interpretação de texto.

No começo você pode até voltar algumas cenas do filme, caso não tenha entendido algo, mas evite ao máximo fazer isso, e siga a segunda dica que demos aqui “evite releitura inconsciente” em qualquer situação.

5 – Leia conteúdo de todas as áreas do conhecimento

Não é porque você gosta de livros de terror que você vai ler apenas textos de autores que escrevem sobre isso em outro idioma, se você fizer dessa forma, estará restringindo o seu conhecimento, e seu cérebro só conseguirá identificar palavras que estão dentro desse contexto.

Não estou dizendo que você tem que ler trilogias gigantescas de romance, mas sim que leia outros tipos de conteúdos. Ninguém disse que tem que ser livros, você pode pegar um texto na internet que fale de política, ou algum conto de suspense, que são textos curtos mas que vão te ajudar a melhorar sua habilidade de leitura em outro idioma.

O importante aqui é que você exercite a leitura em outro idioma, para assim melhorar sua habilidade e se tornar fluente em outra língua.

6 – Incorpore a prática da leitura em outro idioma no seu dia a dia

Para melhorar sua habilidade de leitura em outro idioma, você pode incorporar essa prática no seu dia a dia, como fazer isso? Simples!

Se for ler um manual de instruções de um produto, opte pela versão na língua que você está estudando. Se você for preencher um formulário em um site, escolha a opção também na língua que quer praticar. Sempre que você tiver a oportunidade, escolha o idioma que está estudando e o incorpore nas suas atividades diárias.

Dessa forma, você fará com que seu cérebro entenda que esse novo idioma faz parte da sua rotina, e todas as vezes que você apresentar uma informação para ele nessa nova língua, ele vai processar mais rapidamente melhorando assim, sua habilidade de leitura em outro idioma.

7 – Ouça música com a letra dela em mãos

Essa dica segue basicamente o mesmo princípio de assistir o filme com legenda. Ao ouvir uma música em espanhol, por exemplo, e ficar com a letra em mãos acompanhando o cantor, você estará praticando sua habilidade de leitura em outro idioma, principalmente se a música for mais rápida.

Se você está começando agora a usar a música como uma forma de aprimorar sua habilidade de leitura, escolha músicas mais lentas e curtas, para que você possa treinar devagar.

E mais uma vez você vai melhorar não apenas sua habilidade de leitura em outro idioma, mas também a audição, a compreensão e a interpretação de texto. Mas atenção! Não se prenda apenas a um ritmo musical, não se esqueça que para estudar um novo idioma e dominá-lo, você precisa conhecer o maior número de termos possíveis.

8 – Se está com dúvidas, peça ajuda!

Você está em fase de aprendizado de um novo idioma, nada mais natural do que ter dúvidas, e nada mais natural também do que tirar suas dúvidas. Peça ajuda para seu professor ou amigo que domine esse idioma sempre que tiver dúvidas.

Não tenha vergonha de perguntar, às vezes uma pequena dúvida é suficiente para atrasar todo o seu processo de aprendizagem, e claro que você não quer isso, não é mesmo?

Ter dúvidas não é e nunca será motivo de vergonha, então não se preocupe com isso, tenha em mente apenas o seu objetivo e faça de tudo para que você consiga alcançá-lo o quanto antes, e quem sabe não aprender um segundo ou terceiro idioma.

9 – A prática leva a perfeição

De nada adianta você ler um texto de uma página por semana em outro idioma e achar que vai ficar fluente em menos de um ano, isso jamais vai acontecer, e a razão é bastante óbvia.

Você só aprende a andar de bicicleta se você treina muito, cai, mas levanta e tenta de novo, certo? Melhorar sua habilidade de leitura em outro idioma segue exatamente o mesmo princípio, se você não praticar, não exercitar, não chegará a perfeição.

Por isso, sempre que você tiver um tempo livre, pegue um texto e leia. Se for comprar um livro novo, escolha na língua que quer aprender. Pratique, pratique e quando se cansar, pratique novamente.

Tenho certeza que exercitando constantemente a leitura em outro idioma, em pouco tempo você dominará completamente essa forma de comunicação.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo