Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 dicas para manter a calma na hora do vestibular

9 dicas para manter a calma na hora do vestibular

Olá, leitor!

Dias de muito estudo; noites sem dormir; tensão no colégio. Prestar vestibular é um marco na vida dos estudantes e à medida que o exame se aproxima, aumentam o ritmo de estudos e o nervosismo. Contudo, o controle emocional é fundamental para ter um bom resultado. No artigo de hoje, traremos 9 dicas para manter a calma na hora do vestibular. Confira!

9 dicas para manter a calma na hora do vestibular

Dicas para manter a calma na hora do vestibular

Fonte: Reprodução

Com empenho e tranquilidade, todos podem ter uma boa nota:

1. Esteja descansado e disposto

É fundamental estar disposto na hora do exame. O cansaço atrapalha o raciocínio e aumenta o desgaste gerado pela prova. Não se sobrecarregue nos dias antes da avaliação, você fez o seu melhor, agora é hora de descansar. Uma sugestão é ir dormir cedo na véspera do exame; se não conseguir, ouça uma música ou leia um livro.

2. Alimente-se bem

O vestibular exige estudo e empenho, mas nem por isso deve prejudicar sua saúde. Em nenhum momento de sua preparação , deixe de se alimentar. Nem faça isso nos dias anteriores ao exame, mas procure consumir alimentos saudáveis. Se sentir necessidade, leve um lanche e uma garrafa de água para consumir durante a prova.

3. Peça para alguém lhe acompanhar

Vá acompanhado até o local de prova. Nesses momentos, converse com um amigo ou familiar sobre assuntos que não estejam relacionados com ao vestibular. Contudo, se você achar que estar acompanhado aumentará a cobrança, vá sozinho.

4. Chegue cedo

Alguns dias antes, veja o local onde você realizará o exame, o melhor trajeto para ir até lá e organize seus materiais. Saia de casa com antecedência e chegue antes dos portões abrirem. Só entre na sala de prova depois de passar no toalete.

5. Relaxe durante o exame

Comece resolvendo as questões sobre temas que você conhece e leia os enunciados com calma e atenção. Caso encontre uma pergunta complexa, marque o exercício e continue. Se, mesmo assim, continuar ansioso, faça uma pausa, olhe ao redor, inspire e expire lentamente.

6. Escute uma música

Se uma música lhe traz tranquilidade, ouça-a antes de entrar na sala e pense nela se ficar ansioso. Isso irá auxilá-lo a se concentrar e a se recordar do que estudou.

7. Não fique tenso

No dia da prova, vista-se com roupas confortáveis e leve um agasalho, para estar preparado caso a sala tenha ar-condicionado. É importante estar confortável durante o exame, evitando curvar a coluna e bater os pés no chão.

8. Controle o tempo

Se for possível, faça um intervalo, tendo um momento para tomar água e ir ao banheiro. Para saber como você lida melhor com o tempo em provas longas, resolva simulados e provas dos anos anteriores.

9. Não se sobrecarregue

No dia do exame, concentre-se e dê o seu melhor. Caso não atinja a pontuação necessária, não fique triste nem se culpe pelo que aconteceu. Saiba que você fez o seu  máximo e que prestar vestibular sempre será uma experiência válida.

E então? Está pronto?

Boa sorte e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo