Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 dicas para manter a calma na hora do vestibular

9 dicas para manter a calma na hora do vestibular

Olá, leitor!

Dias de muito estudo; noites sem dormir; tensão no colégio ou no cursinho. Prestar vestibular é um divisor de águas na vida dos estudantes, já que o resultado dessa prova definirá se o aluno está apto para ingressar em um curso superior. À medida que o exame se aproxima, intensificam-se o ritmo de estudos e o nervosismo. Contudo, o controle emocional é essencial para obter um bom resultado. No artigo de hoje, traremos 9 dicas para manter a calma na hora do vestibular. Confira!

9 dicas para manter a calma na hora do vestibular

Dicas para manter a calma na hora do vestibular

Fonte: Reprodução

Com empenho e tranquilidade, todos podem ter uma boa nota:

1. Esteja descansado e disposto

É fundamental estar disposto na hora do exame. O cansaço não só prejudica o raciocínio como intensifica o desgaste emocional gerado pela avaliação. Portanto, não se sobrecarregue nos dias que antecedem a prova: você já se preparou da melhor forma que pôde, agora é o momento de descansar. Uma sugestão é ir para a cama mais cedo na véspera do exame; se não conseguir dormir, tente escutar uma música, ler um livro ou respirar devagar.

2. Alimente-se bem

O vestibular requer muito estudo e dedicação, mas nem por isso deve interferir na sua saúde. Em nenhum momento de sua preparação para a prova, deixe de se alimentar. Tampouco faça isso nos dias anteriores ao exame. Pelo contrário: consuma alimentos conhecidos e saudáveis. Se você desejar, tenha um lanche e uma garrafa de água para consumir durante o exame; assim, você terá mais facilidade para se concentrar e repor as energias.

3. Peça para alguém lhe acompanhar

Vá acompanhado até o local de prova. Peça para um familiar ou amigo estar junto com você enquanto os portões não abrem. Nesses momentos, conversem sobre assuntos que não estejam relacionados com a prova; isso ajuda a diminuir a ansiedade. Se você sentir que estar acompanhado aumentará a pressão e a cobrança, sinta-se à vontade para ir sozinho.

4. Chegue cedo

Algumas semanas antes da prova, confira o local onde você realizará o exame, veja o melhor trajeto para ir até lá e organize seus documentos. Programe-se para sair de casa com antecedência e esteja no local antes dos portões abrirem. Lembre-se de só entrar na sala de prova depois de passar no toalete e no bebedouro.

5. Relaxe durante o exame

Comece resolvendo as questões sobre os temas que você domina e leia os enunciados com muita atenção, mais de uma vez, se for preciso. Caso encontre uma pergunta complexa, não fique nervoso: marque o exercício, para não se esquecer de revê-lo, e prossiga com a avaliação. Se, mesmo assim, você continuar ansioso, faça uma pausa, pouse a caneta na mesa, inspire, prenda o ar e expire lentamente. Repita esse movimento quatro ou cinco vezes.

6. Escute uma música

Se você gosta muito de uma música e essa canção lhe traz tranquilidade e prazer, ouça-a antes de entrar na sala de prova e pense nela se ficar nervoso durante o exame. Isso pode lhe ajudar a retomar a concentração e a se lembrar dos conteúdos aprendidos ao longo de sua preparação.

7. Não tensione o corpo

No dia da prova, vista-se de forma confortável e leve um agasalho, mesmo que esteja fazendo calor. Assim, você estará prevenido e poderá se concentrar totalmente na avaliação. Também é importante estar confortável durante o exame, evitando atitudes que intensificam a ansiedade, como curvar a coluna, tamborilar sobre a mesa e bater os pés no chão.

8. Controle o tempo

É essencial chegar no local de prova sabendo como você organizará seu tempo durante a avaliação. Se for possível, programe-se para fazer um intervalo, tendo um momento para tomar água e ir ao banheiro. Uma dica para descobrir qual é o seu jeito de fazer prova é se preparar resolvendo simulados e edições dos anos anteriores.

9. Não se sobrecarregue

No dia do exame, respire fundo, concentre-se e dê o seu máximo. Caso você não atinja a pontuação necessária, não fique triste nem se culpe pelo que aconteceu. Lembre-se de que você fez o melhor que pôde e que prestar vestibular sempre será uma experiência válida.

E então? Você está pronto?

Boa sorte e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo