Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 9 dicas para fazer networking e conseguir um emprego

9 dicas para fazer networking e conseguir um emprego

Olá, leitor(a)! 

Você sabia que cultivar contatos profissionais pode ajudá-lo(a) a conquistar um bom emprego? Não? Então veio ao lugar certo! No artigo de hoje, vamos explicar o que é networking, qual a sua importância e listar 9 dicas para montar a sua rede profissional. Ao final, mostraremos um filme pouco óbvio que pode inspirá-lo(a) nesse processo. Confira! 

Networking: o que é e qual a importância 

Network é um termo em inglês (net é rede; work, trabalho) que se refere a uma rede de relacionamentos para trocar informações e conhecimentosNetworking seria, portanto, o desenvolvimento de sua rede de contatos, item fundamental para todos os cargos e níveis hierárquicos.  

A ação de fazer conexões importantes para seu negócio e seu crescimento pode ocorrer tanto entre pessoas da mesma área quanto entre profissionais de segmentos distintos. Networking permite que haja um contato constante com pessoas e organizações, estimulando a divulgação de oportunidades, a realização de investimentos e parcerias 

3 razões para fazer networking 

Agora que você já sabe o que é networking, confira 3 razões que vão convencê-lo(a) a se dedicar a esse processo:   

1. Crescimento profissional 

Ao trocar experiência com pessoas que estão há mais tempo no mercado, você irá adquirir conhecimento e terá uma visão mais ampla de vagas e propostas.   

2. Facilidade para participar de novas oportunidades 

Ao se tornar conhecido(a) pelas pessoas, será mais fácil ser convidado(a) para atuar em novos projetos.   

3. Conquista de indicações 

A rede de contatos contribui para divulgar suas qualidades, aumentando as chances de você conseguir empregos, promoções e colaborações por meio de indicação 

9 dicas para fazer networking

9 dicas para fazer networking e conseguir um emprego

Fonte: Reprodução

Aproveitando que você está motivado(a), confira 9 dicas para fazer networking com qualidade: 

1. Seja visível para o mercado 

Uma das melhores maneiras de criar networking e ser reconhecido(a) no mercado é participar de eventos, congressos, palestras e reuniões (on-line e presenciais) sobre seu campo de atuação ou áreas do seu interesse.  

2. Troque contatos 

Trocar contatos durante eventos e projetos é muito importante. Para facilitar, você pode montar um cartão de visita (on-line ou físico) e enviá-lo para os futuros membros da sua rede.  

3. Seja relevante 

Estar em congressos, reuniões e palestras é essencial, mas não é suficiente. Para mostrar sua relevância, converse com as pessoas, aborde seus argumentos, habilidades e conhecimentos. 

4. Divulgue seus projetos e ideias 

A melhor maneira de expor o que você está fazendo e provar suas capacidades é divulgando seus aprendizados, seus projetos e suas conquistas. 

5. Utilize as redes sociais como vitrine 

As redes sociais são ótimas para mostrar o seu trabalho para o mercado, principalmente o LinkedIn, voltado diretamente para o contexto corporativo. Mantenha-o sempre atualizado.  

6. Seja claro(a) sobre objetivos e ambições 

Exponha seus objetivos para os contatos mais próximos, eles podem se lembrar de você quando uma oportunidade surgir. É fundamental ser preciso(a) e objetivo(a) para conseguir um cargo de acordo com suas metas. 

7. Esteja ao lado de quem pensa como você 

Aproxime-se de pessoas com interesses e objetivos similares. Contatos desse tipo são campos muito férteis para futuras parcerias. 

8. Priorize qualidade, não quantidade 

É mais relevante contar com um pequeno grupo de profissionais realmente ativos no processo de networking do que com uma imensidão de pessoas das quais você não consegue se aproximar. 

9. Seja você mesmo 

Não aposte em uma suposta fórmula mágica! Escolha sempre ser verdadeiro(a) sobre suas ideias, seus objetivos e sua trajetória. Pessoas autênticas cativam com mais facilidade. 

Filme sobre a importância de networking 

Para inspirá-lo(a), separamos 1 filme bastante inusitado que mostra a importância de realizar networking com qualidade. Veja:  

1. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001, Peter Jackson) 

Apesar de se passar na fictícia Terra-Média, O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel prova como é essencial ter contatos com objetivos parecidos. Na trama, Frodo (Elijah Wood), um hobbit (um ser desse mundo mágico), precisa destruir um anel poderoso antes que o objeto caia nas mãos do mal. Para cumprir a missão, ele conta com a ajuda de outros hobbits, elfos, anões, humanos e de um mago. 

Bônus 

Para você que chegou até aqui, lembramos que a FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado) oferece um curso on-line gratuito sobre networking com certificado. O conteúdo esclarece dúvidas sobre o tema e aborda práticas para gerenciar a rede de relacionamentos. Para mais informações, acesse este link.

Então, gostou do artigo? Deixe nos comentários as suas dicas para fazer networking e conseguir um emprego. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Boa sorte e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo