Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » 9 curtas já indicados ao Oscar para ver on-line gratuitamente

9 curtas já indicados ao Oscar para ver on-line gratuitamente

Olá, leitor(a)!  

Boas histórias não necessariamente precisam ser longas, basta pensar, por exemplo, no contraste entre conto e romance. Muitas vezes, os mesmos efeitos causados por uma narrativa de 500 páginas são alcançados em um conto de 10. Tudo vai depender da abordagem, da escolha de palavras, das imagens construídas, entre outras coisas.  

Com curtas-metragens não é diferente, afinal, encontramos várias preciosidades cinematográficas que duram poucos minutos. Pensando nisso, e para garantir um entretenimento de qualidade aos nossos leitores e leitoras, organizamos uma lista de 9 curtas já indicados ao Oscar para ver on-line gratuitamente.  

Oscar e a categoria de curta-metragem 

A mais prestigiada premiação do cinema mundial teve sua primeira edição em 1929, após a criação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas no ano de 1927. Conhecido atualmente como Oscar ou Prêmio da Acadêmica (Academy Award of Merit, em inglês), o evento era inicialmente organizado em luxuosos hotéis e, devido ao grande interesse do público, passou a ser transmitido para todo o mundo.  

Realizada por membros da Academia, que hoje conta com mais de 8 mil integrantes, a votação é dividida conforme a área de conhecimento e a experiência de cada um(a) deles(as), com exceção das categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro, que recebem votos de todos(as) os(as) associados(as).  

Os filmes podem ser premiados em 24 categorias, entre elas se encontram a de Melhor Curta-Metragem Animado, Melhor Curta-Metragem em Live-Action e Melhor Documentário em Curta-Metragem. Segundo as regras do Oscar, para concorrer nestas categorias, as produções não podem ultrapassar o tempo de 40 minutos.  

9 curtas on-line gratuitos indicados ao Oscar 

Definir o que é bom ou não, como indica Italo Calvino em Por que ler os clássicos (1991), não deve ser função exclusiva de alguns grupos de pessoas. Entretanto, é preciso conhecer o assunto para opinar. Neste caso, é preciso assistir para concordar se as indicações de melhores curtas foram justas ou não. Para ajudá-los(as) com isso, separamos 9 produções indicadas ao Oscar ao longo dos anos para ver on-line gratuitamente. As 3 primeiras são live-actions e as outras 6 são animações, vejamos a seguir:  

9 curtas já indicados ao Oscar para ver on-line gratuitamente

Fonte: Reprodução

1. Period. End of Sentence

Nesta produção de 2018acompanhamos mulheres de uma vila rural da Índia e sua complicada situação no que diz respeito à higiene feminina. O documentário, que na versão brasileira se apresenta como Absorvendo o Tabu, exibe todo o estigma criado em torno de uma fase tão comum do corpo da mulher, o período menstrual.   

Dirigido pela iraniana Rayka Zehtabchi e produzido pela plataforma de streaming Netflix, ele não só foi indicado ao Oscar como levou a estatueta na categoria Melhor Documentário de Curta-Metragem. Com duração de 25 minutos e 30 segundos, é possível assisti-lo gratuitamente, e com legendas, no canal da Netflix, disponível no YouTube, basta clicar aqui. 

2. The Long Goodbye

Uma das favoritas para receber a estatueta do Oscar 2022, esta produção é ficcional e foi dirigida pelo cineasta britânico Aneil Karia para promover o álbum de música homônimo de Riz Ahmed. O artista, que já foi indicado na categoria de Melhor Ator por sua atuação no filme O Som do Silêncio (2019), produziu e protagonizou o curta-metragem.   

Com duração de 11 minutos e 40 segundos, a narrativa está centrada em um dia festivo de uma família de origem árabe que vive na Inglaterra. Assim como os(as) personagens da trama, o(a) espectador(a) tem a paz interrompida por uma realidade violenta e implacável. Para entender melhor e assistir na íntegra, clique aqui. Se preferir, é possível ativar as legendas automáticas do YouTube. 

3. Uma História de Futebol

Narrado por Antônio Fagundes, um dos mais consagrados atores da televisão brasileira, este curta é nacional e mistura ficção e realidade ao abordar histórias da infância do rei do futebol, o mineiro Pelé. A produção, que é de 1998, foi indicada ao Oscar no ano de 2001 na categoria Melhor Curta-Metragem em Live-Action.  

O roteiro foi inspirado nos depoimentos de Zuza, apelido de Aziz Adib Naufal, o amigo de infância do camisa 10 da seleção brasileira. Com direção de Paulo Machline, o filme exibe as façanhas do menino Pelé na cidade de Bauru, interior de São Paulo. São 20 minutos e 49 segundos de muita emoção, clique aqui para assistir.  

4. Destino

Para iniciar a lista de animações com chave de ouro, selecionamos o curta-metragem que contou com a parceria de dois grandes gênios da criação: Walt Disney e Salvador Dalí. A produção do filme teve início entre 1945 e 1948, mas, devido a questões financeiras decorrentes da Segunda Guerra Mundial, o projeto foi interrompido. 

Tendo sido retomado mais de 50 anos depois, o curta foi lançado em 2003 e indicado ao Oscar em 2004. Inspirado na canção Destino, do compositor mexicano Armando Dominguez, ele possui 6 minutos e 47 segundos de duração. Para desvendar os mistérios dessa obra, basta acessar aqui e assistir.  

5. Hair Love

Dirigido pelo ex-jogador de futebol americano Matthew A. Cherry, este curta de animação apresenta uma importante mensagem sobre a autoestima de mulheres negras. Nele, acompanhamos uma criança que, para ir a um evento especial, decide consultar tutoriais para arrumar o cabelo de tipo crespo. 

Ao perceber a dificuldade da filha, o pai tenta ajudá-la. A produção tem como missão valorizar diferentes belezas, principalmente as mais estigmatizadas, e desconstruir a ideia de que cabelo crespo é “ruim”. Ela foi premiada pelo Oscar em 2020 e tem duração de 6 e 47 segundos. Para assistir, clique aqui. 

6. Jogando Xadrez

Nesta produção, realizada pelo conceituado estúdio de animação Pixar, conhecemos a história de Geri. Ele é um animado velhinho, que trava uma voraz batalha de xadrez contra si mesmo, ou melhor, contra sua versão má.  

A animação foi lançada em 1997 e logo depois recebeu uma estatueta de melhor curta. Dirigida por Jan Pinkava, ela tem duração de 4 minutos e 38 segundos. Para quem deseja dar boas risadas, mas também ter ótimas reflexões, basta clicar aqui. 

7. La Luna

Mais uma animação Pixar, nesta vemos a primeira vez em que um menino acompanha o pai e o avô durante o trabalho deles. A produção cinematográfica é de 2011 e foi dirigida pelo cineasta italiano Enrico  Casarosa. 

A trama aborda, de forma delicada, a descoberta das tradições familiares, os caminhos possíveis e as escolhas que devem ser feitas, em resumo, o crescimento de um jovem garoto. Ela tem duração de 6 minutos e 57 segundos, clique aqui para assistir. 

8. Paperman

Lançado em 2012, e premiado no ano seguinte na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação, este apresenta uma história de amor. A produção, realizada pela Disney e dirigida por John Kars, narra o apaixonamento de um homem durante o percurso que realiza para o trabalho.   

Ao se dar conta de que a jovem por quem se interessara na estação de trem trabalha no prédio ao lado, ele, que não conseguiu falar com ela antes, tenta chamar sua atenção. Para acompanhar essa missão e descobrir o que acontece nos 6 minutos e 33 segundos de filme, clique aqui. 

9. Yes-People

Para finalizar, um curta-metragem islandês dirigido por Gísli Darri Halldórsson e lançado em 2020. A produção foi indicada ao Oscar em 2021 e apresenta vários(as) personagens, em diferentes contextos, e a relação que estabelecem com o “sim”.  

São 8 minutos e 35 segundos de pequenos acontecimentos cotidianos, com as belezas e os desafios que eles apresentam na vida de cada pessoa abordada no curta. Para acompanhar a obra na íntegra e a reviravolta que ela faz, clique aqui. Se quiser, é possível ativar as legendas automáticas do YouTube. 

Conteúdo extra 

Para os(as) cinéfilos(as) de plantão, esta é uma excelente dica para aproveitar o fim de semana. Neste domingo, 27 de março, a plataforma de streaming Globoplay vai transmitir toda a cerimônia do Oscar 2022 com acesso gratuito para não assinantes. O evento hollywoodiano iniciará às 21h, horário de Brasília, e contará com a apresentação das atrizes Amy Schumer, Regina Hall e Wanda Sykes.  

Na cobertura realizada pelo portal da Globo, que terá início 1 hora antes da premiação, acompanharemos Maria Beltrão, Marcelo Adnet, Fábio Porchat e Dira Paes como comentaristas. Para ficar de olho nos(as) artistas que estarão no tapete vermelho e torcer para suas produções favoritas ganharem a estatueta, acesse aqui.  

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite os curtas e até breve!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo