Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 cronogramas de estudos que você precisa conhecer

9 cronogramas de estudos que você precisa conhecer

Olá, estudantes!

Mesmo estando em cima da hora para o vestibular e Enem, organização nunca é demais, por isso disponibilizamos aqui 9 cronogramas de estudo que você precisa conhecer, não só para essas provas, mas também para quem vai prestar concurso e exame da ordem da OAB.

Como a rotina de estudos pode ser bem estressante, primeiro vamos falar sobre o que fazer e quando fazer para que tudo dê certo no final e você esteja tranquilo e preparado na hora da prova, seja ela qual for.

1- Comece hoje

Quanto mais cedo você começar a se preparar, melhor. É importante se programar: faça um esqueminha do que você precisa estudar e estabeleça metas e prazos para a conclusão de cada tarefa. Também é importante organizar um cantinho silencioso em casa para que você possa se dedicar aos seus estudos sem distrações com todo o material que vai precisar.

2- Aula dada é aula estudada

Se você ainda está na escola ou fazendo cursinho preparatório, procure revisar as aulas dadas naquele mesmo dia quando chegar em casa. Isso é importante para que você consiga fixar bem o conteúdo daquela determinada matéria. Procure revisar os textos e fazer os exercícios.

3- Priorize

Ao estudar, procure definir suas prioridades. É importante saber em que matéria você possui mais dificuldade de aprendizado e também aquela que terá peso maior na prova que for fazer. Na hora de estudar, priorize esse conteúdo.

4- Elabore um plano de estudos

Elaborar um plano de estudos é uma maneira de se organizar e não perder minutos preciosos. Você pode elaborar um plano de estudos semanal: liste os dias da semana e os horários que você tem disponível para se dedicar aos seus estudos.

Então anote todos os conteúdos que você precisa estudar e, na hora de distribuir esses conteúdos na sua planilha, priorize aqueles em que você tem mais dificuldade e distribua todos os outros de maneira igualitária durante a semana, intercalando matérias.

5- Organize o material

Também é importante que você tenha em mãos todo o material necessário. Livros de apoio, apostilas, artigos na internet e dicionários, por exemplo, tudo ao alcance das mãos.

6- Descubra o que funciona melhor para você

Você funciona melhor anotando tudo? Ou então falando em voz alta? Vendo vídeos, ouvindo? Enfim, cada um funciona melhor de um jeito e assimila melhor o conteúdo de um jeito. Você só precisa descobrir que tipo de estudante é e de que forma os estudos rendem melhor para você.

7- Faça simulados

Baixe e imprima provas dos exames anteriores, aí separe um determinado dia da semana para resolver as provas como se fossem para valer. Anote o horário em que você começou a fazer a prova e resolva-a no tempo previsto como se fosse o vestibular.

8- Leia os livros obrigatórios

Não adianta buscar por resumos na internet, a não ser que você já tenha lido os livros e queira apenas relembrar a história. Você pode estabelecer prazos e ler um livro por mês até o dia da prova.

9- Desconecte-se

É importante se distanciar das redes sociais enquanto estiver estudando. Deixe o celular longe de você e o computador desligado. Concentre-se na sua tarefa.

10- Reserve um tempo para você

Faça pausas durante os estudos: separe 5 ou 10 minutinhos a cada 1 hora para fazer alguma tarefa que te agrade.

Cronogramas de estudo

Para facilitar sua vida, fizemos uma busca pela internet com algumas sugestões de cronograma de estudos. Olha só:

Acho que agora seus estudos vão ficar bem organizados. Escolha o cronograma de estudos que mais se adapta e você e mãos à obra!

Bons estudos.

Até mais

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo