Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 9 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Estudar no Exterior

9 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Estudar no Exterior

Olá,

Se seu projeto de vida e carreira inclui cursar uma graduação no exterior, você precisa se preparar para este momento. Tudo começa com a escolha do país de destino, em seguida, do curso. Tendo essas duas coisas definidas, você vai organizar toda a documentação, questões financeiras e, principalmente, o aspecto psicológico. Para te ajudar nessa nova jornada, separamos 9 dicas essenciais.

Veja 9 coisas que você precisa saber antes de estudar no exterior

Documentação

Não corra o risco de perder ou precisar adiar a sua viagem por falta de alguma documentação. Faça um check list de toda a papelada necessária para a universidade e também para o país. Comece a organizá-las o mais rápido possível. A falta de um simples papel pode arruinar tudo.

Saúde

Alguns países exigem vacinas para a entrada de estrangeiro. Verifique quais são. Programe também um seguro saúde e faça um check-up de exames antes da viagem. Ficar doente fora de casa não vai ser uma boa experiência se você não tiver algum tipo de assistência.

Dinheiro

O valor estipulado para o gasto com toda a viagem pode variar para mais ou para menos. Isso porque o câmbio sofre alteração constante. Mantenha uma reserva de sobra de dinheiro para o caso de a moeda local subir muito em comparação com o real.

Moradia

Verifique a distância entre o lugar que você vai morar e a sua faculdade. Passar muito tempo no transporte pode te custar em qualidade de vida. As vezes compensará pagar um pouco mais caro para ficar mais perto.

Idioma e cultura

Você vai levar pelo menos três meses para se adaptar ao idioma do novo país e pelo menos um ano para se tornar fluente. Isso porque, por mais que tenha estudado no Brasil, só morando fora para conviver com nativos tão intensamente.  Outra adaptação será com a cultura. Aquele arroz e feijão vai ser difícil de achar, mas quando chegar lá tente não se entregar aos fast-foods.

Família 

Deixe seus amigos e parentes do Brasil cientes de todo o seu planejamento. Eles precisam saber onde te encontrar e quem procurar em situações de emergência.

Estudos

Você precisará ser determinado e muito focado no curso que escolher. A vida nova pode ser mais atrativa que os livros, por isso não esqueça: você viajou para estudar e isso deve estar em primeiro lugar.

Fique por dentro

Que tal saber o que está rolando na cidade em que você vai morar? Acompanhe o noticiário e tente entender sobre os problemas e política do lugar de destino.

Expectativas

Vá de peito aberto a conhecer o novo e se aventurar nessa fase tão importante da sua vida. Deixe de lado os preconceitos e medos para viver essa experiência maravilhosa.

Boa viagem!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo