Você está aqui:Home » Vídeo Aula » Empreendedorismo » 9 características do empreendedor universitário

9 características do empreendedor universitário

Olá, leitores!

A vida universitária é hoje uma grande responsável por criar empreendedores, pois essa etapa da vida de uma pessoa envolve uma série de acontecimentos, planos e criações que abre a visão do indivíduo. É fácil identificar as características do empreendedor universitário.

A universidade é hoje uma grande disseminadora do empreendedorismo e podemos ver que já existem diversos projetos dentro de instituições de ensino que incentivam e colaboram para que esse empreendedorismo universitário cresça e ganhe cada vez mais força. Já está curioso para conhecer 9 características do empreendedor universitário? Então vamos falar sobre elas!

1- Possui espírito de liderança

Uma forte característica do empreendedor universitário é o espírito de liderança, pois já é notável o seu desempenho neste quesito mesmo em situações corriqueiras de uma universidade.

O empreendedor universitário que possui essa capacidade de liderança busca sempre tomar ações como:

  • Envolver sua equipe mesmo que seja para uma simples atividade em sala;
  • Sabe delegar atividades para um bem em comum;
  • Consegue motivar seus companheiros.

O cotidiano dentro da universidade é capaz de estimular a liderança de um pessoa, dessa forma você consegue chegar muito mais confiante e pronto para enfrentar situações fora da universidade.

2- Amor pelo que escolheu fazer

O empreendedorismo universitário surge, na maioria das vezes, do amor que o universitário possui pelo que escolhe fazer e esse amor é considerado o combustível para manter o seu sucesso, pois quando se coloca amor em seu trabalho as dificuldades se tornam incentivo para crescer e vencer.

É importante lembrar que no universo do empreendedorismo, nem sempre os dias serão fáceis, porém o seu amor por aquilo que busca e pelo empreendedorismo o levará a conquistar seus objetivos.

O empreendedor universitário ama o seu negócio mesmo quando se depara com situações difíceis, encontrando sempre forças e maneiras para contornar as situações contrárias.

3- É persistente

Possuir postura e persistência mesmo nos momentos de crise torna o seu negócio mais forte e essa é uma característica do empreendedor universitário.

A persistência de um empreendedor é o que o manterá firme no potencial que o seu negócio possui, buscando tornar a sua ideia cada vez maior.

4- Não segue os padrões de trabalho da sociedade

O universitário por si só já possui o desejo de deixar os padrões de trabalho, porém quando esse universitário possui uma veia no empreendedorismo, esse desejo torna-se muito mais forte.

Essa característica leva o empreendedor a muitas vezes trabalhar horas e horas a mais do que tradicionalmente somos acostumados e instruídos, porém todo esse empenho busca o objetivo de ver o seu negócio ou a sua ideia fundamentadas e gerando sucesso.

5- Possuem sede pela inovação

jovem-empreendedor

Um empreendedor busca sempre inovar naquilo que decide realizar, e essa característica no empreendedor universitário torna-se ainda mais forte devido ao grande desejo de busca e conhecimento por métodos e formas inovadoras de se alcançar um determinado objetivo.

A criatividade do universitário é também aguçada, o que torna o processo de inovação ainda maior, pois a criatividade está totalmente ligada a ideia de empreendedorismo.

6- Motivador

A motivação é imprescindível para um empreendedor, pois além de se manter motivado perante seus objetivos ele ainda precisa motivar aqueles que decidem enfrentar essa jornada ao seu lado.

É de extrema importância essa característica, pois empreendedores universitários motivados buscam com mais vontade a realização suprema de seu negócio.

7- Possui iniciativa

Possuir iniciativa ajuda a viabilizar a sua ideia e o seu negócio, afinal, parado não se chega a lugar algum, e no universo do empreendedorismo não é diferente.

Possuir iniciativa para por em prática algo que se aprende teoricamente na universidade ou mesmo para apresentar a sua ideia e desejo de empreender é um diferencial que tem aumentado em grande volume entre os empreendedores universitários.

8- Busca por novos conhecimentos

A busca pelo conhecimento e por novas informações torna o empreendedor mais forte, pois com essa característica ele passa a conhecer cada vez mais sobre aquilo que envolve a sua ideia ou mesmo os seus planos de empreendedorismo.

Para o empreendedor universitário, quanto mais conhecimento melhor, pois todo esse saber passará a ser aplicado em seu negócio e em sua estratégia de crescimento no mercado atual.

9- Não há empecilhos

 

Crer que não existe hora ou idade certa para ser um empreendedor é mais uma das características do empreendedor universitário, pois qualquer pessoa que sonha em ter o seu próprio negócio possui uma visão a ponto de identificar aquilo que poder ser melhorado e inovado em nosso meio.

Se você possui o desejo de ser um empreendedor então deixe de lado aquilo que é um empecilho e passe a cultivar os dons que um empreendedor universitário precisa ter, como:

  • Pró-atividade;
  • Organização;
  • Planejamento;
  • Responsabilidade;
  • Visão de futuro;
  • Comunicação.

Você possui sonhos e planos de empreender e ainda possui alguma dúvida sobre como se tornar um empreendedor universitário? Das características citadas qual delas está mais ativa em você?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo