Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 9 características de um pedagogo

9 características de um pedagogo

Olá, leitores!

Vamos falar um pouco sobre a pedagogia, uma área que é considerada um dos pilares da educação, mas que infelizmente vem perdendo interesse por parte dos jovens que estão para escolher uma faculdade.

Mas como saber se você é uma pessoa com um certo perfil para a área? Aliás você sabe o que se estuda em um curso de pedagogia?

O que se estuda em pedagogia?

Muitos não sabem o que um estudante de pedagogia aprende, ou até mesmo o que ele faz depois de formado.

A ideia básica do curso é habilitar o estudante a educar no nível pré-escolar, no nível fundamental, e também deixa o profissional apto para exercer a função de diretor escolar, supervisor e orientador educacional.

Para capacitar o profissional para tais tarefas e práticas, o conteúdo do curso consiste em matérias como teoria pedagógica, psicologia na área educacional e de desenvolvimento infantil, sociologia, práticas educacionais e métodos de ensino para portadores de necessidades especiais.

O aluno que está no curso também aprende sobre metodologias de ensino das disciplinas básicas como português, matemática, geografia e história, aprende sobre o funcionamento do sistema educacional brasileiro e legislação educacional.

9 indícios de que você pode gostar do curso

alunos-em-sala-de-aula

Como identificar se uma pessoa pode ou não ter aptidão para o curso de pedagogia? Vamos fazer uma lista para você ver se pode ou não se encaixar no perfil de um pedagogo:

1. Gostar de lidar com pessoas

Não é segredo que a profissão de professor precisa ter uma grande facilidade e gosto em lidar com pessoas, ou até mesmo grande grupo de pessoas. É preciso ter facilidade pois é necessário lidar com alunos de diferentes idades, experiências e ambientes.

Gostar de lidar com pessoas pode ser um indicio de que pedagogia pode ser para você.

2. Ser comunicativo

Educadores precisam ser comunicativos, e gostar de se comunicar, precisam organizar ideias e pontuá-las claramente. Pessoas comunicativas tem um perfil pedagogo pois irão se comunicar com muitos alunos durante o dia e, provavelmente, irão gostar muito dessa atividade.

3. Gostar de ter conhecimentos gerais

Durante o curso de pedagogia você aprende inúmeras disciplinas curriculares. Já que ensinará matérias variadas para os alunos é importante gostar de ter conhecimento variado.

4. Ter vontade de mudar a sociedade

Muitas pessoas querem mudar a sociedade ou o mundo, esse pode ser um dos indícios de fazer pedagogia. Afinal como é a melhor forma de melhorar o mundo se não melhorando as novas gerações pela educação?

5. Gostar de aprender

Muito mais do que simplesmente ensinar, um professor aprende. Cada novo dia de aula é um novo aprendizado. Sendo assim, quem gosta de aprender terá uma vida de aprendizado infinito.

6. Ser criativo

Lecionar exige muita criatividade na hora de transferir e adaptar o conteúdo. Pessoas criativas se dão bem na pedagogia e podem gostar muito do curso.

7. Conseguir superar preconceitos e barreiras

Um professor precisa superar todos os tipos de preconceito em classe, tendo que lidar com situações adversas e diferentes do que está habituado. Uma pessoa sem preconceitos ou afim de quebrá-los pode gostar e muito da área pedagógica.

8. Ser estrategista

Um profissional do ensino se destacada por aprimorar os seus métodos e ensino, como um empreendedor tentando um melhor mercado.

9. Gostar de ensinar

Talvez o mais óbvio dos motivos e o mais importante. Muita gente se sente bem ao passar conhecimento e informação para outras pessoas, é um dom, e pessoas com esse tipo de sentimento se sentirão ótimos seguindo a carreira pedagógica.

Acha que seu perfil se encaixa com a lista? Que tal tentar a carreira pedagógica?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo