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9 características de professores de cursinho

Olá, professores!

Salas lotadas – com até 150 alunos em alguns casos –, horas seguidas de aula, temperatura nem sempre agradável, matérias complexas e desgastantes, alunos exigentes e desesperados com foco no futuro. Ser professor não é uma tarefa fácil, principalmente em cursinhos, onde a jornada começa cedo e nem sempre tem hora para acabar, já que há plantões, dinâmicas, simulados e outras atividades após a aula para garantir que os estudantes em busca de uma vaga na universidade consigam gravar e aprender os temas exigidos.

Para lidar com tantas adversidades e ainda ser capaz de repassar toda a matéria ensinada nos anos na escola em poucos meses, os profissionais desse ramo apostam em soluções diferentes e divertidas, que os tornam nada parecidos com os professores tradicionais. Com características únicas, eles são queridos e odiados ao mesmo tempo, mas são considerados, pela maioria, os responsáveis pelo sucesso conquistado.

Por estarem em um ambiente diferente e sem precisar seguir a risca um currículo pedagógico elaborado pela direção da escola, esses professores tem autonomia para inventar metodologias, elaborar atividades e desenvolver um sistema de ensino completamente fora do normal. Dentre as principais características dos professores de cursinho, destacam-se algumas, como:

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  1. Descontração. Para sair daquele falatório, é preciso se reinventar e, por isso, os profissionais conversam de igual para igual e investem em aulas mais descontraídas e com toques teatrais. O objetivo é prender a atenção do aluno e, ao mesmo tempo, mostrar como determinado tema pode ser legal se observado por outro ângulo;
  2. Especialistas. Os alunos de cursinho estão em busca de uma vaga na universidade e, por isso, cobram muito dos professores. Eles querem aprender o que não ensinaram na escola ou aperfeiçoar os seus conhecimentos e eliminar, de uma vez por todas, as dúvidas e problemas com determinadas matérias. Por isso, o profissional deve estar muito bem preparado e saber todas as temáticas, do início ao fim. É preciso demonstrar vontade de ensinar e de fazer com que os alunos criem, realmente, a vontade de aprender;
  3. Didática diferenciada. Por que as aulas de cursinho tem mais matéria, são mais cansativas e os alunos não reclamam de chatice? A resposta é simples e se encontra na didática, que inclui vocação teatral, músicas, vídeos, exemplos e sai do lema: lousa, caderno, lousa, caderno;
  4. Cobrança. Diferentemente do tradicional, no cursinho o professor não cobra, já que se entende que a obrigação é do aluno e não dele. Se o aluno não estudar e nem se preparar, ele não conseguirá alcançar o seu objetivo;
  5. Amigos. Os professores de cursinho são vistos como “amigos” dos alunos. Isso porque, é possível manter uma relação mais aberta e adulta nesses ambientes, já que, teoricamente, esse tipo de aluno é mais velho e tem um foco definido;
  6. Videoaulas. Geralmente, por serem especialistas nos temas, os professores de cursinho tem canais no YouTube e em outros sites com aulas que explicam determinadas temáticas e que facilitam o entendimento dos alunos;
  7. Disponibilidade. Além de serem especialistas em questões de vestibular, eles estão disponíveis o tempo todo para responder diferentes dúvidas e dar dicas;
  8. Foco. Os professores tradicionais precisam atender a um currículo obrigatório, deixando alguns temas mais difíceis em segundo plano. No cursinho, o foco é nas provas das universidades e, por isso, os alunos aprendem temáticas que tenham a ver com cada vestibular, o que torna o aprendizado mais focado;
  9. Liberdade. Conforme comentado anteriormente, os professores de cursinho tem liberdade para falar, inventar métodos de ensino e inovar na sala de aula, o que torna o processo muito mais fácil para ambos os lados.

E para você, qual é a maior característica dos professores de cursinho?

Até mais!

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