Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 9 brincadeiras antigas para inovar com seus filhos

9 brincadeiras antigas para inovar com seus filhos

Olá, leitores!

As crianças hoje em dia têm suas próprias brincadeiras, geralmente brincam no computador, no vídeo game, tem brincadeiras diferentes na hora do intervalo da escola e, provavelmente, se você acompanha seu filho, já conhece muitas delas, mas você já pensou em inovar e mostrar a seus filhos como brincava no tempo que era criança? As brincadeiras antigas também são bem divertidas e você pode ensinar seu filho a brincar junto com você.

O interessante é que existem brincadeiras de todos os tipos, desde aquelas brincadeiras para correr e gastar energia, até aquelas de adivinhas. Portanto, separamos aqui 9 brincadeiras antigas que você pode ensinar seu filho e inovar um pouco o estilo de brincadeira dele e dos seus amigos:

  1. Amarelinha – Uma brincadeira que ficou um pouco perdida com o passar do tempo, algumas crianças até conhecem, mas muitas vezes não sabem como se brinca. A amarelinha é o tipo de brincadeira que dá para brincar sozinho ou acompanhado, você só vai precisar de um giz para desenhar a amarelinha. Nessa brincadeira as casas são numeradas, geralmente da terra = 0, até o céu = 10, mas a quantidade pode ser maior ou menor que isso. A criança deve começar jogando a pedra no número 1 e pulando a amarelinha, na volta ela pega a pedra e joga no número 2, vai fazendo assim até chegar no céu. A criança vai precisar de equilíbrio e coordenação motora. Além disso, se estiver jogando com mais crianças e ela errar o lugar de jogar, passa a vez e fica para trás, ganha quem chegar primeiro.amarelinha
  2. Cinco Marias – Um jogo que quase nenhuma criança conhece. Nele é necessário cinco pedrinhas. Na brincadeira é preciso jogar uma das pedras para cima e pegar outra no chão antes da pedra lançada cair em sua mão. Essa brincadeira tem várias formas de ser jogada, o interessante é deixar o jogo cada vez mais difícil e desafiador. Pode ser jogado sozinho ou com mais pessoas.
  3. Forca – Provavelmente seu filho conhece essa brincadeira por ter jogado no computador ou celular, mas a forca fica muito mais legal quando é você que cria a palavra. Esse é um jogo simples e que pode ser uma brincadeira legal para quando os amigos do seu filho vão brincar na sua casa. Lembre-se que, a cada erro, um pedaço de um boneco aparece na forca.
  4. Pique-bandeira –  Essa é uma brincadeira ótima e, com certeza, você vai lembrar do seu tempo de infância. O jogo fica mais legal quando tem muitas crianças para brincar, ela é muito parecida com a queimada. Você precisa dividir as crianças em dois times e o objetivo é capturar a bandeira do outro grupo que está protegida no fundo. Quando uma criança que está no time adversário é tocada pelos rivais ela fica congelada, até um amigo do mesmo time descongelar, tocando na mesma pessoa.
  5. Cabra cega – Uma brincadeira para correr muito. Neste jogo uma criança é escolhida para ser a cabra cega, os amigos colocam uma venda nela e rodam a pessoa algumas vezes. Depois essa criança precisa correr para pegar as outras.
  6. Bolinha de gude – A bolinha de de gude é uma brincadeira bem antiga, jogada geralmente por meninos. Se você é homem provavelmente brincou muito de bolinha de gude quando era mais novo, então não deixe de ensinar seus filhos essa brincadeira, que tema várias formas de ser jogada.bolinhas-de-gude
  7. Batatinha frita – Para esse jogo é necessário que uma criança fique de costas para as outras, ela será a batatinha. Essa criança grita “Batatinha frita um, dois, três!”, enquanto ela fala, as outras crianças tentam se aproximar da batatinha, mas precisam paralisar assim que ela acabar de falar e virar de frente para elas. A criança que for pega se mexendo está fora e, o primeiro que conseguir encostar nas costas da criança batatinha, vence.
  8. Pião – Mais uma brincadeira bem antiga, nela você vai precisar de um pião, mas um bom pião, no estilo que você brincava antigamente. Depois é só colocar o pião para girar, são muitas as formas de fazer isso e, quanto mais a criança brincar, melhor vai ficar.
  9. Pular corda – A brincadeira é para fazer a criança mexer bastante e gastar a energia, existem muitas modalidades e músicas que as crianças podem cantar e brincar, ensine algumas para seus filhos como “Pipoca, sorvete, pirulito, Picolé, o (a) (nome da pessoa) é amiga do José. Fui na padaria e o homem me falou, Que se eu não pular, pão não vou comprar. Foguinho, Foguinho, Fogo, fogo, fogo…”

Boa diversão.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo