Você está aqui:Home » Dicas » Pais e Filhos » 9 atividades para aprender a ler

9 atividades para aprender a ler

Olá, leitor!

Aprender a ler é um desafio para muitas crianças. Contudo, a tecnologia trouxe novas possibilidades para esse processo. Na internet, há sites que disponibilizam gratuitamente atividades que ajudam na alfabetização de seu filho.

Essas atividades, além de acelerarem o aprendizado, tornam a leitura e a escrita um processo divertido e criativo, proporcionando uma experiência positiva para a criança.

Atividades para aprender a ler

Atividades para aprender a ler

Fonte: Reprodução

Fazer com que as crianças se interessem pela leitura em tempos de tanta tecnologia é um desafio. Por isso, para incentivar os pequenos durante o processo de alfabetização, o professor e os pais podem optar por métodos pouco convencionais. Pensando nisso, selecionamos 9 atividades para aprender a ler

 1-Atividades para colorir

Esse tipo de exercício é encontrado com facilidade na internet e é indicado para crianças que estão começando a ler, pois auxiliam no aprendizado das letras e da formação de palavras.

2-Formação de palavras

Neste caso, as crianças devem associar desenhos e palavras. É uma atividade que costuma despertar muito interesse entre os pequenos.

3-Caça-Letras

É semelhante ao caça-palavras, mas, nesse exercício, a criança recebe uma folha contendo um quadro com letras embaralhadas e precisa pintar cada letra com uma cor diferente, mostrando que sabe identificar todos os elementos do alfabeto.

4-Caça-Palavras

É um excelente material pedagógico para incentivar as crianças a lerem. Com o caça-palavras, os pequenos  aprendem a se concentrar, a pensar de forma lógica, a escrever e a contar.

5-Aprender cantando

Outra forma divertida de ensinar a criança a ler é cantando músicas. Essa atividade costuma ser uma das preferidas dos pequenos, já que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. 

6-Sopa de letrinhas

Essa é uma alternativa pouco convencional de incentivar a leitura entre as crianças. As letrinhas podem ser de massa, para serem usadas em receitas culinárias, ou de materiais como borracha e EVA, para serem utilizadas em brincadeiras.

7-Cartazes com palavras

Os cartazes ajudam a criança a memorizar as palavras. Os painéis podem ser separados por letras ou por temas e usados em exercícios de ditado. 

8-Utilização de imagens

Imagens e desenhos, facilmente encontrados na internet, ajudam os pequenos a associarem palavras e objetos e estimulam a escrita.

9-Leitura compartilhada

A leitura compartilhada de histórias é indicada para a fase na qual a criança já consegue formar algumas palavras, pois durante a atividade, o professor pede para cada aluno ler um parágrafo ou página de um livro.

Dicas que vão ajudar ainda mais

Durante a alfabetização de uma criança, o incentivo é fundamental. Ele é necessário para que os pequenos aprendam com tranquilidade e se interessem por ler e escrever. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar ainda mais nesse processo.

1-Leia em voz alta para a criança diariamente

Crianças adoram escutar histórias. Logo, ao ler para seu filho, procure usar um tom de voz mais alto. Isso estimula os pequenos a ficarem mais curiosos e atentos.

2- Use livros ilustrados e com poucas palavras

Começar com leituras muito extensas e difíceis pode desmotivar a criança. Por isso, inicialmente, opte por livros ilustrados e com pouco texto, para depois ir aumentando gradualmente o nível de complexidade.

3-Conte histórias

Uma criança que escuta histórias desde o berço tem mais chance de adquirir gosto pela leitura e levar este hábito para o resto da vida. 

4-Compre um Dicionário Infantil

Um dicionário infantil pode ajudar bastante no aprendizado dos pequenos. Quando eles se depararem com uma palavra desconhecida, poderão consultar o dicionário e descobrir seu significado.

5-Visite bibliotecas

Quando as crianças frequentam bibliotecas, elas se familiarizam com a leitura desde cedo. 

Estimular os filhos a aprender a ler

Há muitas atividades simples e lúdicas indicadas para o processo de pré-alfabetização, fase que ocorre entre 0 e 5 anos e na qual as crianças têm grande capacidade de aprender. Para esse período, são recomendados jogos com letras e palavras e leituras em voz alta para os pequenos.

Neste sentido, as brincadeiras lúdicas têm grande importância na geração e manutenção de um ambiente alfabetizador. Abaixo, damos exemplos de atividades que os pais podem tentar em casa para familiarizar a criança com o mundo da leitura e da escrita.

1. Elementos do livro

Dê um livro à criança e peça para ela apontar:

  • a capa do livro;
  • a contracapa;
  • a lombada;
  • o título do livro;
  • por onde você deve começar a ler;
  • onde termina a história;
  • uma ilustração;
  • uma palavra;
  • uma letra;
  • a primeira palavra de uma frase;
  • a última palavra de uma frase;
  • a primeira letra de uma palavra;
  • a última letra de uma palavra.

2. Reconhecimento das letras

Abaixo, trazemos o passo a passo de uma atividade que pode ajudar a criança a reconhecer as letras.

  • Em uma folha em branco, crie uma tabela com números. Para cada número, atribua uma letra.
  • Em outra folha, insira uma sequência de números da tabela, mas sem as letras. A sequência escolhida deverá formar uma palavra.
  • O objetivo da brincadeira é fazer a criança consultar a tabela com as letras para desvendar a palavra proposta pela sequência de números.
  • Para dificultar a brincadeira, peça para seu filho formar palavras com as letras do código criado.

É muito importante não pressionar seu filho, pois cada pessoa tem um ritmo próprio de aprendizado.Você deve incentivar a leitura e a escrita, mas sem tornar este momento traumático.

E então? O que você achou dessas atividades para aprender a ler? Você tem alguma outra ideia? Deixe aqui nos comentário!

Boa leitura e até mais!

Para saber mais sobre o processo de alfabetização, clique aqui!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo