Você está aqui:Home » Dicas » Tecnologia » 9 aplicativos gratuitos da NASA para desvendar os segredos do universo

9 aplicativos gratuitos da NASA para desvendar os segredos do universo

Olá, leitor(a)!

Desde que o homem chegou à lua, na missão Apollo 11, em 1969, foram sendo criadas tecnologias em busca de descobrir e compreender os segredos que o universo esconde. Satélites, telescópios espaciais, aeronaves e softwares foram desenvolvidos para diminuir a distância entre o planeta Terra e o universo.

Pensando em promover a curiosidade e o conhecimento sobre os componentes do universo espacial, a Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA), dos Estados Unidos, desenvolveu alguns aplicativos gratuitos para explorar o espaço. Tanto para dispositivos móveis quanto para navegadores, os aplicativos possibilitam uma grande interação com as tecnologias e os estudos da agência.

Aplicativos da NASA

A NASA foi criada com o objetivo de explorar e ir a lugares onde os(as) humanos(as) ainda não podem chegar. Por esse motivo, a agência realiza identificações e estudos de tudo que encontram no espaço durante as viagens e observações, o que ajuda a entender o lugar da Terra — consequentemente da humanidade — no Sistema Solar.

Para aproximar a população desses lugares, de forma interativa, leve e conceitual, a NASA criou, a partir dos materiais produzidos por ela, aplicativos para dispositivos móveis e computadores. Os apps estão em inglês, mas os para navegadores, como Google Chrome, podem ser traduzidos pelo próprio Google para qualquer idioma disponível. Nós separamos 9 desses aplicativos e vamos mostrá-los a seguir:

9 apps gratuitos da NASA para explorar o espaço

Fonte: Reprodução

1. NASA app

O primeiro aplicativo que selecionamos é o canal oficial da NASA nesse formato. O app reúne uma coletânea com os conteúdos mais recentes da agência, como notícias, vídeos sob demanda e rastreamento da Estação Espacial Internacional (ISS).

Além disso, possui um acervo com mais de 19 mil imagens feitas pela NASA sobre o espaço. O aplicativo está disponível para aparelhos móveis com sistema IOS ou Android.

2. Space Images

Esse é o aplicativo perfeito para quem gosta de fotografias. O Space Images oferece um acervo em alta resolução de fotos tiradas de elementos do espaço, como estrelas, planetas, constelações, etc.

As imagens são separadas em 3 “pastas”: recentes, mais bem avaliadas e categorias. O(a) usuário(a) também pode criar sua própria pasta ao marcar as fotos como “favoritas”. O aplicativo está disponível para aparelhos móveis com sistema IOS ou Android.

3. Eyes on the Earth

Grande parte das observações, imagens e estudos da NASA foram realizados(as) graças aos satélites que orbitam a Terra. O Eyes on the Earth vai mostrar os satélites que monitoram o planeta Terra e acontecimentos em tempo real de qualquer continente.

Ao selecionar um satélite, é possível verificar sua trajetória em tempo real e se ele captou alguma variação na atmosfera, nos oceanos ou na terra. O aplicativo está disponível apenas no site da NASA.

4. NASA Selfies

Já imaginou tirar uma selfie com uma constelação de estrela ou um buraco negro ao fundo? Se sim, esse aplicativo pode dar o caminho.

O NASA Selfies possibilita o(a) usuário(a) colocar sua foto em um traje de astronauta na frente de imagens do espaço captadas pela agência. O aplicativo está disponível para aparelhos móveis com sistema IOS ou Android.

5. Eyes on Asteroids

Assim como o Eyes on the Earth, o Eyes on Asteroids vai mostrar as órbitas e a localização exata no espaço dos asteroides catalogados pela NASA. A coletânea é atualizada duas vezes ao dia pelos(as) astrônomos(as) do Jet Propulsion Laboratory (JPL) — Laboratório de Propulsão a Jato.

Além disso, é possível rastrear os próximos 5 asteroides que passarão perto da Terra e as informações sobre cada um deles. O aplicativo está disponível apenas no site da NASA.

6. Eyes on Exoplanets

Um exoplaneta é um planeta que orbita uma estrela que não é o sol e por isso não faz parte do nosso Sistema Solar. Até 2019, a NASA catalogou mais de 4000 exoplanetas em quase 3000 sistema planetários.

Esse aplicativo permite explorar diversos exoplanetas conhecidos, por meio de projeções 3-D, a partir de dados coletados por naves espaciais. O aplicativo está disponível apenas no site da NASA.

7. Eyes on the Solar System

Esse aplicativo vai mostrar tudo o que já foi catalogado pela NASA sobre o Sistema Solar. Desde a exploração dos planetas até satélites que continuam transmitindo informações para os(as) pesquisadores(as), o Eyes on the Solar System oferece uma experiência completa pelo espaço.

Também é possível explorar as descobertas feitas durante missões espaciais e verificar a trajetória em tempo real dos corpos espaciais, dos satélites e dos planetas. O aplicativo está disponível apenas no site da NASA.

8. NASA Be A Martian

Marte é um dos planetas vizinhos da Terra e há muitos anos a NASA busca entender a dinâmica espacial e encontrar vestígios de vida no local. Logo, o planeta vermelho recebe grande atenção na cúpula da agência.

Para diminuir a curiosidade do público, foi lançado o NASA Be a Martian, em que é possível passear pelas paisagens e descobrir histórias sobre o planeta vizinho. O aplicativo está disponível para aparelhos móveis com sistema IOS, Android ou até mesmo Windows Phone.

9. Spacecraft AR

O último aplicativo da lista é capaz de levar o(a) usuário(a) para qualquer lugar do espaço com superfície plana. A espaçonave AR proporciona a exploração de locais visitados pelas missões da NASA, por meio de projeções em 3D.

É possível tirar fotos dos lugares e salvá-las no dispositivo, além de conhecer os resultados de pesquisas realizadas neles. O aplicativo está disponível para aparelhos móveis com sistema IOS ou Android.

Conteúdo Extra

Apesar de a NASA possuir a maioria dos estudos, pesquisas e recursos para a exploração espacial e, com isso, desenvolver aplicativos para o público, há muitos outros apps de qualidade que não são dela. Clique aqui para ver outros sites e aplicativos voltados para a exploração espacial.

Se você quer saber mais sobre as missões da NASA em Marte, um dos planetas vizinhos da Terra, leia a matéria do jornal El País sobre “A maior missão a Marte da história”. Também não deixe de conferir o resumo feito pelo Canal Tech sobre as missões para Marte ao longo de mais de 6 décadas de exploração.

Agora que você já sabe como observar os planetas, as estrelas, os asteroides e a Terra, queremos saber: qual aplicativo mais chamou sua atenção? Conte para gente nos comentários!

Boa exploração e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo