Você está aqui:Home » Dicas » Planilhas e Ferramentas » 9 aplicativos e sites para administrar seu negócio de graça

9 aplicativos e sites para administrar seu negócio de graça

Olá pessoal!

Tudo o que é para facilitar nossa vida, é bem vindo, não é mesmo? Pensando nisso, trazemos aqui 9 dicas de aplicativos e sites gratuitos que podem ajudar bastante os donos de pequenas e médias empresas.

Até bem pouco tempo atrás, os empresários gastavam bastante tempo e dinheiro para armazenar as informações de seus negócios de forma segura e organizada. Mas, hoje, muitos aplicativos e programas online permitem que as empresas guardem seus dados em servidores externos, com direito a atualizações automáticas e suporte técnico remoto.

Veja abaixo algumas sugestões gratuitas de ferramentas na nuvem que ajudam a aprimorar a comunicação na empresa, organizar as informações, administrar  melhor as finanças e até cortar custos com telefonia móvel. Olha só:

Asana

Aplicativo para smartphone que permite enviar arquivos pela internet e armazená-los numa espécie de backup online. Com a ferramenta, basta indicar as pastas onde os arquivos foram compartilhados para que qualquer pessoa cadastrada os encontre. O app ainda separa os usuários por nível hierárquico, caso não seja necessário que todos tenham acesso a todo o conteúdo.

Para quem é útil: redes de franquias, empresas com filiais ou que tenham equipes espalhadas por várias cidades.

GroupME

É uma espécie de rede social em que usuários de smartphone podem organizar grupos de conversa. Com a ferramenta, é possível fazer chamadas de voz em conferência — basta escolher as pessoas que vão fazer parte do bate-papo. Qualquer membro do grupo pode iniciar uma chamada coletiva. Quando a conexão está ruim para chamadas e voz, o programa passa a receber e a enviar mensagens via SMS.

Para quem é útil: empresas com funcionários que passam muito tempo na rua ou empreendedores que precisam comandar equipes a distância.

Fuze Meeting 

Esse aplicativo para smartphone permite trocar mensagens, mandar arquivos e falar de graça. Também serve para trocar informações com diversas pessoas ao mesmo tempo. Depois de preencher uma breve ficha de cadastro, é possível convidar funcionários, clientes ou fornecedores para participar de sua rede e realizar encontros virtuais. Todos têm acesso a uma agenda compartilhada, que avisa quanto tempo falta para começar a reunião.

Para quem é útil: empresas que têm executivos, clientes ou fornecedores localizados em cidades diferentes e que precisam se reunir com frequência.

Yammer

Funciona como uma rede social. Qualquer empresa pode abrir uma conta no site da ferramenta e manter um fórum privado para os funcionários trocarem mensagens e arquivos pelo smartphone. Pode haver grupos de discussão para cada área da empresa — assim os assuntos ficam restritos àquela equipe. Com o aplicativo, os funcionários também podem acessar a intranet pelo celular.

Para quem é útil: empresas em que os grupos de funcionários que não ficam no mesmo lugar precisam trabalhar a distância nos mesmos projetos.

A versão básica do aplicativo é gratuita. Para gerenciar o conteúdo e ter direito a suporte técnico, é preciso pagar mensalidade.

Highrise

Funciona como uma agenda profissional. É útil como ferramenta para manter o relacionamento com os clientes. No programa, é possível cadastrar os nomes dos contatos e as informações associadas a cada um deles. Cada contato pode ter uma página própria com arquivos e imagens relacionados. Até os e-mails podem ser salvos nessa página, o que ajuda a montar um histórico completo.

Para quem é útil: empresas que vendem frequentemente para os mesmos clientes e precisam manter um histórico do atendimento.

Camscanner

É um aplicativo para smartphone que digitaliza documentos — basta tirar uma foto com a câmera do celular. O aplicativo ajusta a página e aplica efeitos de correção na imagem para que o texto fique mais legível. A ferramenta permite ajustar a posição do papel e enviar o resultado para programas como o Dropbox ou o Box, que funcionam como um backup na internet. Os documentos digitalizados ganham uma marca-d’água.

Para quem é útil: empresas que lidam com documentos e contratos ou precisam organizar um banco de dados virtual, como escritórios de advocacia e outros negócios do setor de serviços.

Samcard

Bom para quem participa de muitas reuniões, eventos fora da empresa ou almoços de negócios — e, nessas ocasiões, vai juntando pilhas de cartões de visita. Nem sempre dá tempo de passar todos esses contatos para a agenda. Usando a câmera do iPhone, o SamCard captura esses dados e os transfere automaticamente para a agenda de contatos do celular.

Para quem é útil: empreendedores em geral e funcionários da área comercial.

Viber

Aplicativo para smartphone e tablet que permite ao usuário fazer ligações e enviar mensagens de texto pela internet. As chamadas são gratuitas, bem como o envio de SMS. Ao ser instalado, o programa verifica quais dos contatos da agenda já o utilizam. Ao contrário dos outros serviços de voz sobre IP, o Viber se limita a ligações entre usuários registrados no serviço.

Para quem é útil: empresas que possuem filiais ou têm clientes e fornecedores em outros países.

Qual Operadora (iTunes Windows Phone)

O aplicativo identifica a operadora de telefone fixo ou celular para o qual se vai ligar. É possível agrupar os contatos da mesma operadora automaticamente. O objetivo é aproveitar melhor os descontos oferecidos pelas companhias telefônicas — se a empresa tem telefones de várias operadoras, o programa informa qual deles vai completar a chamada com o menor custo.

Para quem é útil: empresas que se comunicam frequentemente com os clientes por celular, como frotas de táxi, ou negócios que enviam promoções por SMS aos clientes, como sites de comércio eletrônico e de compras coletivas.

Com essas dicas gratuitas, administrar sua empresa vai ficar mais fácil e até mais barato.

Até a próxima.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo