Você está aqui:Home » Enem » 8 vantagens de se preparar um plano de estudo para o Enem

8 vantagens de se preparar um plano de estudo para o Enem

Olá, leitores!

O Enem acontece todo o ano e, em todos eles, milhares de pessoas se preparam para fazer essa prova que não é nada fácil. A prova é cansativa, exige muito do estudante e ainda pode definir a vida de muitas pessoas. Por isso é preciso de muito preparo para essa pequena maratona de prova, se você vai fazer o Enem este ano ou já está se preparando dois ou três anos antes, temos dicas para você.

O plano de estudos é bem interessante para quem esta se preparando para fazer o Enem, ele vai ajudar a ter controle nos estudos e a passar por todas as matérias. Não adianta apenas fazer um cursinho, você também precisa se preparar em casa e estudar muito para conseguir uma boa nota. Vamos mostrar para você, 8 vantagens de se preparar um plano de estudo para o Enem:

1. Organização do tempo – Essa é a principal vantagem de preparar um plano de estudo, com ele você vai conseguir organizar melhor o tempo e não vai deixar de fazer nada. Por mais simples que seu plano seja, o tempo vai ser melhor utilizado, por isso se você tem apenas 4 horas de estudo por dia, faça um plano para essas quatro horas.

2. Planejamento de matérias – Com um plano você consegue planejar o que você vai ver em cada matéria e quando vai ver. Essa é uma vantagem muito boa e interessante, pois dessa forma você vai conseguir ver todo o conteúdo e não perderá tempo com temas que não caem na prova. Faça um bom plano de estudos e veja o que realmente é relevante, coloque datas para estudar cada matéria e conte com a ajuda de um professor para saber o que deve ser melhor estudado e revisado.

3. Grupo de estudos – Quando você está mais organizado e faz um plano de estudo, pode combinar com outras pessoas que também estão estudando para o Enem. O grupo de estudos é muito interessante, pois você aprende mais quando precisa explicar algo para uma pessoa ou mesmo quando discutem sobre o tema. Não perca a oportunidade de colocar no seu plano de estudos o grupo de estudos.

grupo-de-pessoas-estudando

4. Foco – Com um plano de estudo e o tempo certo para você cumprir é fácil ter mais foco. Muitas vezes os alunos ficam perdidos e não sabem o que estudar ou por onde começar, mas se você tem um plano de estudos e perdeu um tempinho fazendo um plano muito bem feito, é mais fácil ter foco. Facilidade maior também em sentar na cadeira para começar a estudar, porque você já sabe o que fazer e terá um empenho melhor.

5. Cria uma rotina – Essa é uma vantagem que muitas pessoas não gostam, muita gente não simpatiza em seguir uma rotina, mas para quem estuda e se prepara para uma prova, a rotina é extremamente importante. Deixe para fugir da rotina no sábado e domingo, você precisa estudar e ter um padrão é importante para conseguir bons resultados e o plano de estudos garante isso.

6. Definir prioridades – Com o plano de estudo fica mais fácil definir as prioridades, você vai conseguir saber quais as matérias são mais importante e as que tem mais dificuldade. Dessa forma você faz um plano de estudos focado em alguns assuntos e matérias, definir as prioridades é importante no plano de estudo e é uma vantagem, o plano não te deixa perdido e sem saber o que fazer e por onde começar.

7. É feita uma revisão – Quando o dia da prova vai se aproximando, o desespero de quem passou horas do dia estudando aumenta muito, mas se você tem um plano de estudos, terá tempo suficiente para revisar as matérias mais importante e ver o que você ainda tem dúvida. Essa é uma grande vantagem do planejamento, quem não faz acaba indo para a prova com algumas dúvidas e pode ir mal em uma questão por isso.

8. Relaxar – Com o plano de estudos você também tem a vantagem de ter tempo para relaxar. Coloque no plano que vai estudar por duas horas seguidas e vai descansar 30 minutos ou fazer da forma que preferir. O descanso é muito importante e você precisa ter um tempo para relaxar e fazer outras coisas. Com o plano de estudo isso é possível. Uma pessoa que estuda horas seguidas não tem um bom rendimento e acaba perdendo mais do que uma pessoa que para por 20 ou 30 minutos.

Aproveite todas essas dicas, bons estudos e até mais!

comentários (2)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo