Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Ciências Biológicas » 8 sites gratuitos para aprender sobre o corpo humano

8 sites gratuitos para aprender sobre o corpo humano

Olá, leitores!

O corpo humano é um sistema incrivelmente interessante e complexo. Quando estudamos nossa história, percebemos que ele sempre foi um mistério que ocupou diversos campos de estudo, como a arte e a filosofia, por exemplo. De diversas maneiras, encontramos exemplos de pessoas que se dedicaram a se aventurar no conhecimento de cada um dos sistemas que nos compõem.

Como estudar o corpo humano?

Cada sistema que constitui o corpo humano é interrelacionado, ou seja, nenhuma das partes funciona isoladamente no corpo e todas elas influenciam de alguma forma o ser humano como um todo, seja físico, biológico, social ou espiritual. Milhares de reações químicas acontecem o tempo inteiro de maneira integrada e harmoniosa. Para conhecermos e entendermos o funcionamento do corpo, é preciso estudar detalhadamente cada um dos sistemas (circulatório, digestivo, respiratório, nervoso, ósseo, hormonal, etc) e sua relação com o todo, o que faz dos estudos do corpo humano, áreas de conhecimento extremamente complexas.

Por que estudar o corpo humano?

sistemas-do-corpo-humano

Apesar de toda a complexidade, é importantíssimo conhecer o corpo humano, uma vez que tais conhecimentos nos ajudam a compreender reações do corpo, fatores que influenciam nossos comportamentos, tendências genéticas de cada povo e região, doenças e, assim, podemos desenvolver intervenções das mais diferentes naturezas, a fim de solucionar problemas ou melhorar o funcionamento de alguma parte.

Matérias escolares que estudam o corpo humano

As matérias que mais estudam o funcionamento do corpo humano são aquelas ligadas às ciências biológicas, como Biologia, Genética, Anatomia, Fisiologia e Educação Física. Podemos encontrar também o estudo do corpo humano em disciplinas relacionadas à educação artística, como a Música e Dança e em disciplinas mais específicas, como Nutrição e Psicologia, que, apesar de não serem comuns no ensino fundamental, são oferecidas por algumas escolas.

Sites gratuitos para aprender sobre o corpo humano

Hoje, graças a todas as tecnologias, o mistério do corpo humano pode ser, em parte, desvendado por todos nós. Na internet, conseguimos ter acesso facilitado a esses estudos com artigos, apostilas, vídeos e palestras, estudos sobre doenças, mapas tridimensionais, imagens de ressonâncias e raios X das partes do corpo humano, que favorecem o conhecimento.

Separamos alguns dos sites mais interessantes para se estudar conteúdos sobre o corpo humano e seus sistemas, consultar mapas e se aprofundar em estudos mais específicos como citologia e genética:

GOOGLE BODY BROWSER – Um serviço do Google de consulta online e gratuita num sistema de anatomia em 3D.

ANATOMIA ONLINE – Esse é um dos sites mais completos para se estudar sobre o corpo humano. Ele contem apostilas digitais e módulos sobre todos os sistemas do organismo com conteúdo completo e detalhado.

AULA DE ANATOMIA – Aqui você pode conhecer com grande riqueza de informações e detalhes, informações sobre todos os sistemas do corpo, além de notícias e curiosidades sobre o corpo humano. Vale a pena conferir.

TODA BIOLOGIA – Oferece estudos sobre todas as partes do corpo humano, fisiologia, funcionamento dos órgãos, genética, microbiologia, ecologia, doenças, citologia, além de botânica e zoologia também.

VISIBLE BODY – Apresenta detalhadamente cada parte do corpo humano num ambiente 3D. Para navegar, é preciso que se se cadastre no site. Infelizmente o período de utilização gratuita é por apenas uma semana, após isso, é preciso assinar o serviço.

HUMAN BRAIN – Site que oferece um altas completo e detalhado sobre o cérebro, com imagens e explicações.

HEALTH LINE – Esse site oferece uma opção de consulta de mapas 3D de todo o corpo humano, totalmente gratuito. Em inglês.

ESCOLA GAMES – Mais voltado para crianças, o site oferece uma forma divertida de estudar o corpo humano através de jogos.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo