Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 8 recursos para motivar os estudantes a lerem mais em casa

8 recursos para motivar os estudantes a lerem mais em casa

Olá, leitores!

Quando estão na escola, os estudantes leem e escrevem bastante, afinal esse é o princípio de estudar: ler. Mas quando vão para casa, a leitura perde espeço para outras atividades como games, TV, brincadeiras, etc. Veja aqui 8 recursos online para motivar os estudantes a lerem mais em casa.

Para muitos jovens, ler parece ser algo chato, mas só a princípio. Depois que se toma gosto, é difícil parar. A leitura traz conhecimento, estimula a criatividade, relaxa, te ajuda a escrever melhor e te faz viajar por lugares e situações inimagináveis. Os benefícios são inúmeros, então que tal aproveitar o tempo livre dos estudantes para incentivá-los a ler?

Como eles estão muito ligados a tecnologia, nada melhor que recursos digitais para facilitar ainda mais o trabalho. Veja abaixo algumas opções.

Recursos online para motivar os jovens a ler

Newsela

O Newsela é um site apenas com artigos e textos de não-ficção e notícias atualizadas.

A leitura de não-ficção pode cativar mais facilmente leitores com dificuldades, desde que eles encontrem algo que gostam de ler. Quando acham um assunto que curtem, o formato de um artigo é a melhor opção, já que têm títulos e subtítulos, gráficos e ilustrações, apresentações e resumos; eles fornecem estruturas que ajudam o leitor a ter melhor acesso às informações.

No Newsela, os alunos podem ler os artigos de não-ficção que lhes interessam, de acordo com seu nível de leitura. Quando não se sentem intimidados pela leitura, eles são mais propensos a fazê-lo mais vezes.

Os alunos escolhem entre cinco níveis diferentes, fazem testes após cada artigo e ainda podem acessar o site de qualquer dispositivo com acesso à Internet. A ferramenta é gratuita para educadores e estudantes.

Whooo’s Reading

Às vezes, os alunos precisam de um pouco mais de motivação para ler em casa. É que, se ainda não descobriram os tipos de livros que gostam, eles são menos propensos a pegar para um para ler. Neste caso, o Whooo’s Reading pode ser usado para incentivar estes alunos a ler, a fim de ganhar as Wisdom Coins (moedas sabedoria).

É assim: os estudantes criam um avatar em forma de coruja no site. Aí, ganham moedas sabedoria a cada sessão de leitura, respondendo a perguntas de compreensão e interagindo com outros usuários privados. Essas moedas podem então ser gastas na Owl Shop (loja da coruja), onde os alunos “compram” acessórios virtuais para a sua Owlvatar (o avatar de coruja).

Alguns educadores são cautelosos com recompensas, mas eles têm mudado de ideia o verem como os alunos começam a ler mais, em níveis mais elevados. As escolas podem adquirir esta ferramenta para ser usada em conjunto com outras ferramentas de leitura. O Whooo’s Reading é pago.

Wikipedia

O app do Wikipedia coloca milhares de artigos ao alcance de um clique dos estudantes, onde quiserem e quando quiserem. É uma maneira fácil de encorajar os jovens a explorar assuntos que são novos para eles.

Barefoot World Atlas

Neste aplicativo, os estudantes podem descobrir o mundo, um fato fascinante e uma história de cada vez. Com mini vídeos inseridos, paisagens sonoras que mudam e imagens interessantes, eles estarão lendo sempre que tiverem uma chance.

Encyclopedia Britannica

No aplicativo da famosa encyclopedia, os alunos podem acessar nove volumes diferentes da série Brittanica Kids, cada um focando em um assunto diferente, incluindo vulcões, florestas e Roma antiga. Este app é pago.

Useful Science

Este site está cheio de fatos divertidos divididos em várias categorias, incluindo felicidade, sono e criatividade. O aluno pode escolher uma categoria e navegar por horas lendo as curiosidades.

Atlas Obscura

Com este site, os estudantes irão aprender sobre eventos, locais e monumentos mais diferentes e obscuros. Por exemplo, eles podem ler um pequeno artigo sobre a história do Seattle Space Needle, algo que eles provavelmente nunca aprenderiam na escola.

Humans of New York

Este site combina imagens com as histórias de vida das pessoas fotografadas que, quando combinados, cativam o leitor. O site é mais adequado para alunos mais velhos e traz a atividade da leitura para o mundo real.

Incentivar os jovens a ler em casa é mais fácil quando você usa recursos online como sites e aplicativos. Motive-os com sites interessantes, plataformas variadas e artigos de eventos atuais – você pode ser surpreendido com a vontade deles de ler mais, em casa e na sala de aula.

Experimente!

Até mais.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo