Você está aqui:Home » Livros Grátis » Artes » 8 Principais Movimentos Artísticos do Século XX

8 Principais Movimentos Artísticos do Século XX

Olá,

O século XX foi um dos períodos mais agitados em mudanças históricas, culturais, religiosas, sociais que se expressaram drasticamente no comportamento artístico de sua época, criando um terreno fértil para a criação artística, com diferentes manifestações criativas que se formaram como escolas de arte e artistas de grande renome.

Nessa turbulência, os principais movimentos e tendências artísticas que marcaram o século XX foram o Expressionismo, o Fauvismo, o Cubismo, o Futurismo, o Abstracionismo, o Dadaísmo, o Surrealismo, a Op-art e a Pop-art que expressaram a perplexidade do homem contemporâneo em meio a essa explosão de mudanças históricas.

Conheça os movimentos artísticos do século XX

Conheça abaixo um pouco dos principais movimentos do século XX:

  1. Impressionismo: Movimento que se inicia no século XIX é uma tentativa de apreender não somente a imagem como a ação que está acontecendo, através de seus jogos de luz e cores que captam ações, sentimentos, pensamentos.
  2. Expressionismo: como uma reação ao impressionismo, o foco desse movimento é expressar as emoções humanas de forma “escancarada”, sem jogos de luz e sombra, se caracteriza por linhas e cores vibrantes.
  3. Fauvismo: Suas principais características foram a simplificação das formas e figuras e a utilização de cores puras, sem misturas. Como um retorno à expressão mais primitiva e simplificada, o fauvismo não se preocupa em retratar as coisas na riqueza de detalhes tal como elas são, porém expressa-as da forma mais crua o possível, com a tinta da própria forma que sai do tubo. Seu nome é derivado de “fauveas” que em francês significa “feras”, em relação à sua agressividade de cores.
  4. Cubismo: Assim como no Fauvismo, os cubistas não se preocupavam com uma representação realista das coisas em suas formas de objeto, porém, aqui, o mundo era visto a partir de seus vários ângulos – dando nome ao movimento, as obras cubistas são características pela forte marga geométrica que caracteriza as linhas de contorno, as formas dos desenhos e também o emprego das cores, luz e sombras. O cubismo evoluiu e se dividiu em duas tendências, chamadas Cubismo Sintético e Cubismo Analítico.
  5. Futurismo: Sua necessidade em expressar o real na velocidade da mudança e evolução de todas as coisas, o futurismo é marcado pela exposição de figuras em movimento no espaço. Suas marcas influenciaram diversos artistas em todos os outros movimentos, desenvolvendo o que futuramente seriam outros movimentos de arte moderna. Suas maiores repercussões foram na França e Itália.
  6. Abstracionismo: como uma oposição a toda objetividade artística, as pinturas abstratas são caracterizadas pela ausência de relação e padronização entre as formas e cores, ou às formas e cores de um ser.
  7. Surrealismo: esse movimento artístico surgiu inicialmente nos anos 20 em Paris, no período entre as duas grandes guerras mundiais. Suas características principais unem as representações de mundo com o abstrato, o irreal e o inconsciente, como uma tentativa de se libertar das exigências da lógica e da razão.
  8. Op-Art e Pop Art: nome que representa a arte óptica, é uma tendência artística que busca reproduzir a percepção de constante movimento, ricos em figuras geométricas, contrastes, especialmente preto-e-branco. Já a Pop-Art busca representar o cotidiano nas grandes cidades norte-americanas na década de 1960.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo