Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 músicas que podem ajudar nos estudos

8 músicas que podem ajudar nos estudos

Olá, leitores!

Sabemos que a música é uma maneira sensacional de exercitar o cérebro, aprender e se divertir.

A música está presente em todos os pontos de nossa vida, alguém que não gosta de música provavelmente não existe.

Há diversos tipos de música, para agradar a todos, porém a música não é apenas uma maneira de se divertir, ela vai muito além disso.

A música traz muitos benefícios, seja para diversão, relaxamento, profissão, entre outros.

disco-de-vinil-musica

É possível aprender idiomas com a música. Sendo assim foi feita uma pesquisa para comprovar a importância e a eficiência da música perante os estudos, ou seja a música pode ajudar nos estudos educacionais.

A pesquisa que foi realizada pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo em parceria com o Instituto ABCD, que auxilia na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem e que, encontrou, evidências de que o ensino pela música tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de melhorar suas habilidades de leitura.

Músicas

É possível ouvir qualquer música e qualquer estilo. A música agradando tornará mais interessante. Porém algumas músicas tradicionais, foram analisadas por especialistas e entraram para a lista das músicas que ajudam nos estudos educacionais.

A maioria são músicas clássicas, ouvidas ao menos uma vez, seja através dos pais, avós, tios e tias, irmãos mais velhos, vizinhos etc.

Começando por cantores mais antigos temos o Canto das Três Raças de Clara Nunes. A música narra a trajetória dos negros na história do Brasil. É uma maneira de se estudar história e português.

Com que Roupa de Noel Rosa é um clássico brasileiro e principalmente pelo fato de ser o país do samba ela não poderia ficar de fora. O samba fala sobre o autoritarismo varguista e censura na Era Vargas.

Outro clássico nacional para auxiliar em estudos é do compositor nordestino e consagrado Gonzaga, com o clássico “Asa Branca “.

Marcando o movimento ufanista que marcou a década de 40 a música Aquarela do Brasil de Ary Barroso, é uma ótima dica de estudo. Foi muito famosa na voz da Gal Costa.

Falando sobre uma das épocas mais polêmicas do país, a música fala sobre a queda da ditadura e a crise dos partidos políticos. Ideologia de Cazuza é uma música de 1988 que narra muito bem esse período.

Composta por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias (Os Mutantes), a música “ O Relógio “ é uma música que cai em vestibulares e Enem, mostrando a abordagem pela contracultura.

Que País é esse de Renato Russo é um clássico e expõe o que o nosso país possui de errado a anos, demonstrando a revolta sob tantos defeitos.
O mestre sala dos mares de João Bosco e Aldir Blanc, Mama Africa de Chico César, Cidadão do mundo do Nação Zumbi, entre outras também entram na lista. Todas são escritas por excelentes compositores, em sua grande maioria são nacionais e dizem a respeito de alguma década ou movimento marcante de nossa história.

Bons estudos e até breve!




Deixe um comentário

© 2012-2016 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo