Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » Sites para você baixar currículo e conseguir o tão sonhado emprego

Sites para você baixar currículo e conseguir o tão sonhado emprego

Olá, leitor!

Você sabia que apesar de ter os melhores cursos, experiências e ter o perfil da vaga a ser preenchida, se o seu currículo não estiver bom, pode ser excluído do processo seletivo?

Triste realidade…  Tudo pode ir por água abaixo por erros de formatação, ortografia e gramática!

O currículo bem estruturado e formatado é a sua oportunidade de se destacar e ser escolhido para, pelo menos, participar do processo seletivo.

Para te ajudar a evitar erros bobos (que podem te fazer perder ótimas vagas), selecionamos os melhores sites para você baixar modelos de currículos para preencher e editar no Word e pdf.

Veja o que você irá encontrar entre as muitas amostras de currículos que selecionamos:

  • Modelos de currículos para quem nunca trabalhou e busca o primeiro emprego;
  • Modelos de currículos para conseguir estágio e/ou vaga de trainee;
  • Modelos de currículos para jovens recém-formados com pouca experiência;
  • Modelos de currículos para cargos de analistas;
  • Modelos de currículos para cargos de especialistas;
  • Modelos de currículos para professores e acadêmicos;
  • Modelos de currículos para quem está fazendo transição de carreira;
  • Modelos de currículos para profissionais com muita experiência.

Vários modelos de currículos para baixar e editar no Word

cv-pc-mao-digitando

Imagem Reprodução

Já fez um currículo, mas ele não tem uma formatação atraente? Gostaria de um modelo com foto para enviar para algum processo seletivo que fez esta exigência? Não tem muitas habilidades para formatar e personalizar seu currículo?

Você ficará surpreso ao ver os inúmeros modelos disponibilizados pela Microsoft, e o melhor poderá baixar currículos em “doc” e personalizar com suas experiências. Depois se precisar poderá clicar em “salvar como” e escolher a opção “pdf” e pronto! Terá em mãos duas versões do seu Curriculum Vitae.

Modelos de currículos em Word do pacote Office da Microsoft

Se você já leu todas as dicas sobre como fazer um currículo que compartilhamos aqui no Canal do Ensino e já fez um rascunho com suas informações poderá fazer um currículo bem estruturado pelo gerador gratuito.

Preencha seus dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional, qualificações e atividades complementares e também seu objetivo de carreira.

Modelo de cadastro no gerador de currículo

Modelo de currículo para primeiro emprego

Se você nunca trabalhou em um emprego formal e não possui experiência provavelmente acredita que nem precisa fazer um currículo.

Afinal o que colocar se você não possui experiências? O currículo representa sua trajetória de vida, cursos livres e leva informações sobre sua formação profissional e acadêmica. Talvez você não possua experiências no mercado de trabalho formal, mas já trabalhou em um negócio da família ou como voluntário.

Sem ter experiência anterior, você deve focar em mostrar habilidades que possui e quais áreas gostaria de trabalhar. As empresas valorizam essas experiências.

Há modelos que irão valorizar mais suas habilidades e formação do que suas experiências, e esses são ideais para quem busca o primeiro emprego. Confira os modelos formatados prontos para editar com seus dados, você pode baixar em “doc” e depois salvar em “pdf”, poderá enviar por e-mail ou entregar pessoalmente. Esse é primeiro passo para você conquistar seu primeiro emprego!

Modelo 1 de Currículo Primeiro Emprego – formato Word

Modelo 2 de Currículo para Primeiro Emprego – com poucas experiências

Modelo 3 de Currículo Primeiro Emprego (Grátis para Baixar e preencher)

Este modelo 3 do site Uai Empregos possui uma formatação de currículo bem simples, mas nem por isso não atende seu objetivo. Há todos os tópicos para você destacar mais suas habilidades, deixando sua experiência mais para o final. Como você não possui experiência procure destacar algumas habilidades comportamentais e técnicas, características da sua formação que podem ser importantes para a vaga pretendida.

Modelo de currículo para conseguir estágio e/ou vaga de trainee:

Você é um estudante? Não importa se está no Ensino Médio, nos últimos semestres do curso técnico ou fazendo uma graduação, se procura por uma vaga de estágio, seu currículo deve focar na sua formação acadêmica.

Além da formação principal, também é importante destacar cursos extras, como idiomas ou eventuais palestras que você tenha participado.

Modelo 1 de currículo para estágio

Modelo 2 para currículo para estágio

Se for está prestes a se formar ou é recém-formado, possui algumas experiências talvez seu foco seja uma vaga de Trainee.

Toda experiência vivida durante o período de faculdade será útil para quem busca uma vaga de Trainne. Insira também experiências de intercambio de idiomas e estágios que fez durante sua formação para destacar seu currículo.

É o início de uma carreira de sucesso, já que os recrutadores das melhores empresas buscam jovens talentos para formar líderes com potencial de alavancar seus negócios.

Por isso seu currículo deverá fazer uma síntese da graduação com suas principais realizações e qual área pretende seguir depois de formado. Talvez você queira fazer um currículo com formato mais moderno, veja este modelo abaixo que pode ser editado no Word e altere cores conforme o seu perfil e também que seja adequado aos processos que deseja participar:

Currículo de escolar (Design moderno)

Confira a seguir link do site Seleção Engenharia com modelo editável que atende esse propósito:

Modelo de currículo de Trainee pronto para baixar em doc  

Modelos de currículos para profissionais especialistas

Cargos de analistas e especialistas

Se você procura uma vaga de analista, terá que desenvolver funções mais técnicas. Deixe claro quais conhecimentos possui e tente montar um currículo o mais específico possível.

Fez pós-graduação ou especializações? Insira destacando sua formação de especialista, procure também editar a secção de qualificações com resultados que conquistou ao longo dos trabalhos e funções. Sempre personalize o currículo conforme a vaga que pretende ocupar e com descrições dos editais dos processos seletivos. Ao fazer isso você aumentará suas chances de participar de muitas entrevistas.

Seja para cargos de analista ou para quem investiu em especialistas o modelo abaixo pode ser muito útil, veja:

Modelo 1 de Currículo para analistas e especialistas

Modelo 2 de Currículo para analistas e especialistas

Modelos de currículos para professores e acadêmicos

Se você é formado em pedagogia ou fez licenciatura e pretende construir sua carreira atuando como professor revise suas experiências para organizar informações sobre:

  • Estágio em docência;
  • Regência de aulas;
  • Monitorias e docência de disciplinas;
  • Coordenação de ensino;
  • Participação em projetos educacionais e pedagógicos;
  • Orientação de alunos em programas de estágios;
  • Participação como orientador em projetos de iniciação cientifica;
  • Defesa de teses e monografias;
  • Participação de bancadas de avaliação de trabalhos de conclusão de cursos;
  • Atividades administrativas relacionadas ao ensino-aprendizagem;
  • Publicações em revistas e periódicos especializados em educação ou na sua área de ensino;
  • Publicações em congressos e seminários;

Estas experiências são relevantes para você destacar suas habilidades pedagógicas. Se for professor do ensino fundamental, especialista em cursos de tecnologia ou professor universitário, não importa, é imprescindível dar um enfoque para suas experiências como educador e os resultados alcançados.

Além disso, é interessante citar aplicativos e softwares ou sistemas de gestão escolar que já trabalhou ou tem noções, já que a tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula. Lembre-se também de incluir fluência em idiomas.

Se ainda tem duvidas leia as dicas que publicamos aqui no Canal do Ensino “Como você pode buscar um emprego de professor”.

A Plataforma Lattes foi criada pelo CNPq para padronizar os modelos de currículos dos acadêmicos e pesquisadores. Ao preencher o cadastro você terá um Curriculum Vitae completo e online. Lembre-se de utilizar o link do seu perfil na Plataforma Lattes para divulgar seu currículo e também baixe as informações no formato “pdf”. Se pretende atuar como pesquisador, fazer monitoria ou projeto de iniciação cientifica este é o primeiro passo para solicitar uma bolsa de estudos e até mesmo para atuar como professor orientador.

Modelo de currículo para professor – Plataforma Lattes

Já se você quer um modelo bem tradicional, o portal do Ministério da Educação (MEC) disponibilizou um modelo pronto para preencher:

Modelo de currículo – Portal do MEC

Modelos de currículos para transição de carreira e para quem têm “lacunas”

Quem está fazendo uma transição de carreira ou possui lacunas entre um emprego e outro fica inseguro sobre como formatar um currículo.

Se você ficou mais de dois anos desempregado, mudou de áreas por motivos pessoais ou ainda estava indeciso sobre qual era sua verdadeira vocação, não importa! Saiba que há um modelo de currículo adequado para estes casos!

A melhor estratégia para estes e outras situações parecidas é sempre fortalecer suas habilidades e os resultados que alcançou.

O modelo de currículo mais indicado é o que tem design funcional, isto é, dá ênfase para suas habilidades técnicas e comportamentais, traz na secção de “qualificações profissionais” um resumo com os principais resultados alcançados durante sua carreira. Dessa forma este modelo de currículo disfarça possíveis lacunas.

Tente se informar sobre a vaga que quer se candidatar. É importante saber qual o perfil os selecionadores buscam e tentar adaptar o currículo a essa realidade. Feito isso, suas chances aumentam muito!

O recrutador poderá até perceber que está em transição de carreira ou voltando ao mercado após um longo período, mas ficará muito mais propenso a te convidar para uma entrevista ao ver logo no inicio seus talentos relacionados à vaga que está em aberto.

Modelo de currículo funcional no Word

Modelos de currículos para quem tem muita experiência

Se você já é um especialista na sua área de atuação ou possui muitas experiências, já é considerado “pleno” ou até mesmo “sênior” o melhor modelo de currículo para destacar toda sua trajetória é o cronológico.

Este modelo de currículo irá enfatizar todas as funções que ocupou apontando os resultados que alcançou. Se você pretende atuar como executivo, supervisor ou gerente, ou até mesmo concorrer a um cargo como diretor de uma grande empresa invista neste modelo. Acrescente também um resumo de suas qualificações e cite pelo menos 3 resultados relevantes para dar maior destaque ao seu portfólio profissional.

Modelo de Currículo cronológico – Design moderno do Word

Modelo de Currículo cronológico mais simples do Word

Você pode ainda acrescentar um link do seu perfil do LinkedIN onde os recrutadores poderão acessar detalhes do seu histórico profissional, premiações, publicações e também referencias e indicações de antigos empregadores, colegas e sua rede de networking. Desta forma você consegue reunir as informações num único documento de forma moderna e organizada.

Modelo de Currículo balanceado – Design moderno e espaço para link do perfil no LinkedIn

Leia também este artigo com muitas dicas para você valorizar sua experiência no currículo:

Como valorizar sua experiência no currículo

Como baixar o currículo do Linkedin

Se você já tem um perfil na rede profissional LinkedIN, parabéns! Este é um passo importante para reencontrar colegas de antigos empregos, ex-colegas da faculdade, professores, fornecedores e prestadores de serviços…

Enfim, profissionais que possuem experiências semelhantes com as suas e que podem agregar muita ajuda para você conquistar sua tão sonhada vaga.

Outra vantagem do LinkedIn é que você terá um currículo online que fica acessível para recrutadores poderem visualizar e também entrar em contato diretamente com você. Há muitos profissionais de Recursos Humanos cadastrados nesta plataforma que prestam serviços para grandes empresas e também para escritórios especializados em recrutamento e seleção.

Você também tem a opção de seguir perfis de empresas e publicações de artigos e noticias. Há várias funcionalidades que podem agregar valor ao seu processo de recolocação profissional ou se você está empregado é uma forma interessante de se manter atualizado sobre o mercado e inovações da sua área. Há muitos fóruns abertos pelos usuários em que você pode trocar experiências sobre projetos ou mudanças no setor.

Além de todas estas vantagens, a principal é ter um currículo online estruturado e que pode ser compartilhado. Você pode converter seu perfil do LinkedIn em um currículo formatado em “pdf” em poucos em minutos! Basta poucos cliques e seguir passos bem simples, veja como você pode baixar seu currículo usando seu perfil do LinkedIN:

  1. Primeiro faça o login na sua conta do LinkedIn. Depois clique no link “visualizar perfil” no “menu” superior e em seguida, clique sobre os tópicos que pretende editar;
  2. Edite e atualize suas informações. Siga todas as dicas que já compartilhamos aqui no Canal do Ensino sobre como fazer um currículo eficiente;
  3. Revise as informações e após concluir sua atualização vá até ao cabeçalho, logo abaixo da sua foto, clique em “mais” e aparecerá a opção para compartilhar e também a opção para “salvar em PDF”. Clique na opção de salvar e baixe seu currículo pronto em PDF. O arquivo será baixado diretamente no seu computador.

Viu como é simples? Seguindo estes passos você terá um currículo bem formato para enviar por e-mail ou entregar ao seu futuro empregador. É muito interessante manter o seu perfil do LinkedIn sempre atualizado, assim quando surgir uma vaga ou precisar de uma cópia é só salvar em PDF e imprimir quando precisar.

Sucesso e Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo