Você está aqui:Home » Dicas » Professores » 8 maneiras de usar as redes sociais na sala de aula

8 maneiras de usar as redes sociais na sala de aula

Olá,

Nos dias atuais está cada vez mais difícil encontrar alguém que não tenha ao menos um perfil em alguma das muitas redes sociais que existam no meio online e que fazem parte do cotidiano de estudantes e professores.

O papel das redes sociais é de, principalmente, entreter os usuários, mas essas ferramentas podem servir também para rotinas de estudos. Mas como o uso destes grupos podem auxiliar no dia-a-dia dos estudantes na sala de aula, sem que atrapalhem seu rendimento e sirvam com o propósito de compartilhar atividades, meios para pesquisas e outros recursos?

8 dicas para utilizar as redes sociais em aula

1 РFa̤a entrevistas

As redes sociais conseguem estabelecer conexões entre muitas pessoas, mesmo que não tenham nenhuma relação na vida fora dos computadores. Sendo assim, é uma ótima ferramenta para encontrar fontes e especialistas em diversos assuntos, o que pode ser bastante útil para pesquisas escolares.

2 – Os grupos

Sejam no WhatsApp ou no Facebook, a turma consegue criar grupo com um único objetivo: os estudos. Por meio destes grupos é possível que eles interajam, passando informações sobre as aulas, tirando dúvidas com colegas e professores, discutindo assuntos de relevância para o estudo e muitas outras coisas que só vão favorecer a rotina dos alunos.

3- Conteúdos extras

Outra vantagem dos grupos em redes sociais é que são um espaço onde é possível compartilhar matérias multimídias, notícias, vídeos, trechos de filmes e leituras que são necessárias em sala. Fora que, pelo tempo que dispensamos na rede, é muito mais fácil que o aluno fique atento as atualizações no grupo.

4 – Desenvolvendo o senso crítico

Estamos lidando com conteúdos compartilhados por milhares de pessoas e nem tudo é verdadeiro. Então, o professor pode propor discussões sobre o assunto e também pegar no pé de seus alunos para que passem a ler antes de compartilhar, principalmente se não for de uma fonte confiável.

5 – Cadernos digitais

Estimule seus alunos a criarem notas online de suas anotações e resumos, organizando todo o conteúdo de pesquisas para as aulas para que tenham acesso a eles sempre que precisarem, em qualquer lugar.

6 – Tenha regras

Estabeleça regras de convivências aos grupos criados, mantendo o foco os estudos. É importante também estabelecer regras de comportamento, para evitar bullyings e linguajar inapropriado.

7 – Vá além do Google

Muita coisa chega nas redes sociais antes de se tornarem notícia em veículos tradicionais. Você pode propor que seus alunos acompanhem sobre determinado assunto pelas Hashtags referentes ao tema.

8 РConecte informa̵̤es

Existem mapas mentais na internet que podem auxiliar na conexão de ideias, por exemplo. Além de ser uma ferramenta interessante, ela pode ser utilizada para pesquisas complexas onde os acontecimentos são entrelaçados. Normalmente nessa ferramenta, as ideias são interligadas em uma única página, se tornando mais fácil a pesquisa sobre determinado assunto e em tópicos que estão relacionados a ele.

E você tem alguma dica de como usar as redes sociais na sala de aula? Conta para nós!

Até logo!

 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo