Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » 8 livros de como estudar com mais qualidade

8 livros de como estudar com mais qualidade

Olá, leitor!

É muito comum encontrar pessoas se preocupando sobre como aprender determinados assuntos. E normalmente a demanda é bem específica: Como aprender matemática? Como aprender Inglês?

Não existe nada errado em procurar dicas específicas para melhorar seu aproveitamento nos pontos onde você tem dificuldades. No entanto, algo que pode ajudar no estudo de todos os assuntos, é aprender como aprender.

Estudar com mais qualidade é um objetivo para a maioria dos alunos, mas muitos não sabem como chegar lá. Afinal, as escolas utilizam sempre as mesmas técnicas de ensino, que infelizmente, não funcionam para todas as pessoas.

Cada indivíduo possui seus próprios pontos fortes e fracos, e é muito importante levar isso em consideração no momento do estudo.

O primeiro passo e maior dica que você vai encontrar para estudar melhor é esse: descubra o que dá certo para você. Pode ser leitura, escutar alguém explicando ou até mesmo o uso de figuras e jogos para ajudar na fixação. Experimente e descubra como você aprende.

Quer saber mais sobre como melhorar a qualidade dos seus estudos em todas as matérias, e ainda encontrar livros para te ajudar a refinar essa habilidade? Basta continuar lendo esse post!

Como funciona a aprendizagem?

livros_de_como_estudar_

Para quem deseja entender melhor sobre a forma como aprendemos, existem muitas referências disponíveis. Diversos teóricos se dedicaram ao estudo do aprendizado, entre eles Jean Piaget e o brasileiro Paulo Freire se destacam.

Piaget esquematizou a forma como nosso cérebro armazena as informações, e entender isso pode te ajudar muito a estudar com mais qualidade. Ele chama seus estudos de teoria cognitiva. Vamos entender como funciona?

A aprendizagem para Piaget é um equilíbrio entre dois movimentos cognitivos: o de assimilação e o de acomodação.

  • Assimilação: É a procura e contato com novas informações, conteúdos externos e materiais.
  • Acomodação: É a integração do novo conhecimento na estrutura de aprendizados que já existia na mente.

Ou seja, quando nos deparamos com uma nova informação, é preciso relacioná-la com aquilo que já faz parte de nossas experiências, apropriar-se desse conteúdo e acomodá-lo em nosso esquema mental antes de verdadeiramente, aprender.

Em outras palavras, a informação que antes era completamente estranha para nós, deverá se tornar normal e corriqueira.

Isso acontece por meio de um processo chamado associação. O novo conhecimento se instaura no esquema mental existente quando consegue ser relacionado e associado a outras informações.

Paulo Freire complementa muito bem essa teoria, falando sobre todas as influências que o ambiente pode ter nesse processo. Além disso, o pensador destaca a importância da individualização do ensino. Lembre-se: cada ser humano é único e tem experiências específicas.

Então, para que se aprenda com eficiência, o ensino deve se adaptar à subjetividade de cada aluno. Se o conteúdo apresentado está completamente alheio aos conceitos e esquemas mentais já presentes no estudante, é impossível que ocorra a acomodação.

Esse foi um resumo sobre essas teorias. Caso você se interesse sobre o assunto, pode procurar os livros desses pensadores. Conheça também a teoria da aprendizagem de Carl Rogers nesse artigo.

Livros de como estudar com mais qualidade

Se você quer aproveitar esses conceitos para aprender a aprender, comece com esses livros de download gratuito! Neles, você encontra dicas, técnicas e maiores explicações sobre como funciona o seu aprendizado.

1 – Técnicas de Aprender: Conteúdos e Habilidades

Autor: Marco Aurélio de P. Ribeiro

Como podemos melhorar nossos resultados acadêmicos e crescer na aquisição de conhecimentos? Como desenvolver nosso potencial nos aspectos acadêmicos e pessoais necessários à prática profissional?

O livro propõe métodos para balizar o esforço de cada um no processo de aprendizagem envolvido. São trabalhados diversos aspectos da metodologia científica de estudo, tão importante para o sucesso acadêmico, devido à evolução acelerada das ciências naturais e humanas, e do processo de globalização do conhecimento

2 – Já Entendi

Autora: Gladys Mariotto

A autora, ao lidar com problemas no seu próprio processo de aprendizado, passou a reescrever suas apostilas utilizando figuras, anagramas, cores e diversos outro recursos visuais.

Esse livro propõe estimular o potencial que há em cada um de nós e aflorar as nossas super habilidades escondidas.

Se você enfrenta dificuldades para aprender, não consegue se desenvolver satisfatoriamente na escola, na faculdade ou em seu trabalho, não consegue se concentrar quando estuda e odeia decorar coisas, este método será o seu melhor parceiro.

3 – Você sabe estudar?

Autor: Claudio de Moura Castro

O livro traz técnicas de estudo e bons hábitos para manter. Com ele, você poderá melhorar a fixação do conteúdo que lê, sua capacidade de memorização e de evocação da memória.

Com este livro, você aprenderá:

  • Como obter melhores resultados em testes, provas e trabalhos
  • Como entender melhor assuntos difíceis
  • Como não esquecer o conteúdo estudado
  • Como fazer anotações, resumos e mapas mentais
  • Como administrar melhor o seu tempo
  • Como ler um livro

4 – Aprendizagem de Resultados

Autor: Malcolm Knowles

Um livro indispensável para educadores, essa obra também ajuda o estudante a entender melhor como focar sua aprendizagem em resultados e se desenvolver com maior eficiência.

5 – O Poder do Hábito

Autor: Charles Duhigg

O livro explora o quão poderosos são os nossos hábitos e como eles influenciam profundamente nosso dia a dia. Por meio da mudança de hábito, é possível se tornar mais eficiente e produtivo, potencializar suas qualidades e alcançar seus objetivos.

6 – Como estudar melhor

Autor: Ron Fry

Esse livro traz informações importantes para todos aqueles que já estudam ou que estão voltando a estudar. Alguns exemplos de temáticas abordadas são:

  • Como ter sucesso nos estudos
  • Como utilizar a biblioteca
  • Como fazer pesquisas online

A obra inclui ainda questões de leitura, escrita, gerenciamento de tempo e memorização.

7 – Aprender a Estudar

Autor: Antonio Estanqueiro

Escrito em linguagem simples, esse livro traz orientações concretas e práticas que ajudam os alunos a estudar melhor.

Dirige-se também aos pais que desejam acompanhar o estudo dos filhos e aos professores empenhados em promover a autonomia dos alunos no processo de aprendizagem.

8 – Aprendendo Inteligência

Autor: Pierluigi Piazzi

Esse livro revê o conceito de inteligência, focando-se no fato de que essa é uma habilidade que podemos desenvolver. O autor explora os erros na forma que os estudantes encaram o ensino, além de propor formas mais eficientes para abordar a aprendizagem.

Também oferece preciosas dicas de como aproveitar melhor o tempo – por incrível que pareça, estudando menos e aprendendo mais!

Bônus – Dicas para potencializar seus estudos

Para garantir o melhor aproveitamento possível, não deixe de seguir essas dicas quando for estudar:

Prepare o ambiente: o ideal é possuir um espaço organizado, calmo e reservado apenas para os estudos.

Faça mapas mentais: Eles ajudam a reforçar o processo de associação que garante a fixação do conteúdo.

Faça pausas: Descanso também é necessário para possibilitar a fixação. O estímulo constante impede que nosso cérebro organize e sistematize os conteúdos, pulando a etapa de acomodação do conhecimento.

Priorize a compreensão: Se você não entendeu um conteúdo, não adianta tentar memorizar. Procure outros recursos que te ajudem a encontrar uma lógica para a informação.

Faça um plano de estudos: Sem planejamento, é difícil chegar longe. O plano de estudos deve ser progressivo e começar com os conteúdos básicos, para garantir que você possui todos os recursos para compreender os mais complexos.

Escolha os estímulos certos: Se você gosta de estudar ouvindo música, prefira as obras instrumentais. A poesia das letras muitas vezes desvia sua concentração, em especial quando se trata de uma música que você sabe cantar.

Prefira peças clássicas ou trilhas sonoras de videogames: elas estimulam a criatividade e, no caso da última, foi pensada especialmente para não tirar sua concentração.

Não desista: É normal encontrar conteúdos que, para você, serão mais difíceis. Todo mundo passa por isso. É importante saber que, com dedicação, é possível superar esse obstáculo.

Conclusão

Estudar não precisa ser uma tarefa difícil, e nem frustrante. Encontrando as formas corretas de se estimular e lembrando de sempre associar os conteúdos com conhecimentos anteriores, é possível aprender a aprender e aproveitar muito mais seus estudos!

Nesse artigo, você encontrou dicas incríveis de leituras que vão te ajudar nessa jornada. Esses livros de como estudar com mais qualidade vão te ensinar técnicas, dicas e até mesmo teorias que vão te ajudar a:

  • Fixar melhor os conteúdos que lê
  • Diminuir a chance de ter “brancos” nas provas
  • Lembrar do que aprendeu para a vida toda
  • Integrar seus aprendizados na sua rotina

Quer mais dicas para turbinar seus estudos? Leia também esses outros artigos no Canal do Ensino:

E você? Que técnicas utiliza para estudar com mais qualidade? Conte nos comentários e não esqueça de perguntar se ficou com alguma dúvida!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo