Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » 8 formas eficientes para usar tecnologia na sala de aula 

8 formas eficientes para usar tecnologia na sala de aula 

Olá, leitores!

As tecnologias estão cada vez mais presentes na rotina de todos, de modo que não se pode mais ignorá-las no ambiente de trabalho e estudo. Muitas vezes, na escola, os celulares e tablets concorrem com as aulas, atrapalhando todo o andamento do ensino. Por outro lado, podemos tornar essas inovações nossas aliadas dentro da sala de aula. Confira a seguir algumas dicas de como usar a tecnologia a seu favor na sala de aula, facilitar a comunicação e otimizar o tempo de organização e exposição de aula:

#01 – Interação online

Todos devem interagir no ambiente de aula e as ferramentas de interação online podem ser grandes facilitadoras para a participação dos alunos para demonstrar suas dúvidas e para a troca de materiais didáticos, principalmente para aqueles alunos que são mais tímidos, reservados e tem receio de falar em público. Para isso, você pode gerenciar grupos de whatsapp direcionados para a comunicação da disciplina, ou interações via Skype.

#02 – Uma viagem virtual

Que tal levar seus alunos para conhecer um grande museu, uma coleção de obras de arte ou documentos históricos? Hoje em dia muitas instituições de cultura e ensino disponibilizam seu acervo para consulta online. Além do mais, aplicativos como o Google Maps nos permitem conhecer a geografia de regiões distantes, como os outros continentes.

#03 – Use monitores

Além do clássico quadro branco, o uso de monitores pode ajudar a organizar tarefas e divulgar informativos. Imagine utilizar um monitor com recados, em vez de ter que escrever no quadro ou ficar sempre repetindo em aula, por exemplo. Pode ser um excelente recurso para otimizar o tempo que você permanece em sala.

#04 – Conheça e aproveite as ferramentas educativas

Há diversos aplicativos educacionais que podem ser utilizados como apoio em sala. Troque informações com seus colegas e sempre se atualize sobre esses recursos. Assim como os aplicativos, as ferramentas tecnológicas estão sempre se atualizando e modificando. Fique sempre atento às oportunidades que vão aparecendo!

alunos-aprendendo-com-a-tecnologia

#05 – Atualize-se

Uma excelente maneira de apresentar um tema sob diversas óticas é através das mídias. Você encontra filmes, músicas, seriados, curta-metragens de 10 minutos, documentários, podcasts, vídeo aulas, palestras, dentre infinitas opções de mídias ao seu favor para apresentar aos seus alunos e quebrar a monotonia de uma sequência de aulas “iguais”.

#06 – Organize-se

Organize suas tarefas e conteúdos com as tecnologias. Os aplicativos de agenda são ótimos para nos lembrar de compromissos. A tecnologia pode ser uma grande aliada no gerenciamento de nosso tempo. Organize-se também em horários para atender seus alunos ou fazer revisões, através de programas como o Skype, caso seja necessário.

#07 – Abuse dos mailings de grupo e das nuvens

Os grupos de e-mail, como o Google Groups, Yahoo Groups são as melhores opções para compartilhar textos e outros materiais. Além deles, você pode deixar arquivos armazenados em uma nuvem e compartilhar com a turma, assim todos terão sempre os materiais disponíveis em uma única pasta e fáceis de encontrar. Algumas das nuvens mais famosas são o OneDrive e GoogleDrive; que são, além de fáceis de usar e acessar, gratuitas.

#08 – Treine professores

Essa dica vai principalmente para os coordenadores e diretores de escola: Utilize as tecnologias para treinar seus professores. Na internet você pode encontrar diversos cursos online por um preço bem mais acessível. Além de permitir uma maior flexibilidade de horários, que torna o gerenciamento desses cursos muito mais fácil que nos cursos presenciais. Não somente em relação aos cursos online, mas a própria liderança pode organizar aulas online e disponibilizá-las aos professores como treinamento pedagógico e atualização.

Curtiu as dicas?

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo