Você está aqui:Home » Dicas » Documentários » 8 filmes que ensinam sobre os valores humanos

8 filmes que ensinam sobre os valores humanos

Olá, leitores!

O cinema faz parte da vida das pessoas desde muitos anos atrás, principalmente por ser uma maneira de se divertir, relaxar e aprender sobre diversos assuntos.

Existem diversos tipos de filmes e há para todos os gostos, porém os filmes que normalmente ganham o prêmio Oscar e que fazem a preferência de algumas pessoas, são os que ensinam algo sobre valores humanos, alguns são em forma de comédia, mas os mais comum são os dramas, filmes que apelam para a reflexão do público.

Esses filmes, muitas vezes baseados em histórias verídicas, ajudam pessoas a ter mais disciplina, ir atrás do que se almeja ou até ensinam a lidar com alguns problemas, entre outros.

Abaixo citamos os 8 filmes que ensinam sobre valores humanos, de diversos gêneros e gostos:

Intocáveis

É um filme francês, dirigido por Eric Toledano e Olivier Nakache, conta a história de Philippe (François Cluzet), um rico aristocrata que sofreu um acidente e ficou tetraplégico. Mesmo com diversos funcionários para auxiliar em seu dia-a-dia ele precisa de um assistente e contrata Driss (Omar Sy), um rapaz da periferia, pobre com muitos conflitos com a família e problemas pessoais. O rapaz não possui a mínima experiência, mas mesmo assim, foi contratado. Com o Tempo ele aprende sua função e a amizade começa a crescer.

Homens de honra

Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) filho de um agricultor, deixa a casa dos pais para buscar uma vida melhor e conquistar seu sonho e ingressa na Marinha, deseja se tornar um mergulhador de elite. Billy Sunday (Robert de Niro), oficial da marinha, também é um treinador rude e submete Carl a diversas provas desafiantes e difíceis para ver até onde ele vai. Carl não desiste e, com o tempo, ambos desenvolvem uma amizade e lutam juntos. O filme é inspirado na determinação. E os atores foram ganhadores do Oscar.

A vida é Bela

A história se passa na Itália, no período da Segunda Guerra Mundial, onde um judeu Guido (Robert Benigni) e seu filho Giosué, são levados para o campo de concentração nazista, afastado do mãe, o menino não sabe o que está acontecendo e seu pai usa toda sua imaginação para que o menino acredite que tudo é apenas uma brincadeira, para protegê-lo e não deixá-lo com medo da violência e de toda a verdade. A história retrata o laço familiar, o amor de um pai para com o filho e até onde podemos ir para salvar a quem amamos. O filme é dirigido pelo próprio ator Roberto Benigni.

Click

Michael Newman (Adam Sandler) é casado e tem 2 filhos, porém anda passando muito tempo no trabalho e está com pouco tempo para a família, além de estar em busca de uma promoção no trabalho. Um dia ele resolve comprar um controle remoto universal, porém esse controle tem o poder de mudar sua vida, adiantar o tempo, paralisar as pessoas, tirar volumes de vozes, enfim ele passa a usar o controle para tudo em sua vida.

A Fantastica Fábrica de Chocolate

Direção de Tim Burton, o filme é um clássico da década de 70 que foi reproduzido pelo diretor em 2005. Willy Wonka (Johnny Deep) é dono da fantástica fábrica de doces e chocolates, a maior do planeta. Há um sorteio pelo mundo e 5 crianças são escolhidas para passar o dia, entre eles há um garoto humilde, Charlie, que vai visitar e fica fascinado. O filme retrata sobre valores humanos, fantasia e muito mais.

Na Natureza Selvagem

Christopher Macandless (Emilie Hirsch) é um jovem rico recém formado que decide abandonar tudo para viajar por todo os Estados Unidos e, em toda sua viagem, passa por diversos locais e conhece diferentes pessoas. Aprende a viver de uma maneira diferente, tudo em busca de sua liberdade. Chris após 2 anos viajando, cria um novo roteiro para ir até o Alaska.

Sempre ao seu lado

Parker Wilson (Richard Gere) é um professor universitário, que um dia encontra um filhote de cachorro, que lhe mostra o maior sentimento de lealdade e cumplicidade, mostrando uma amizade incondicional e comovente.

O lado bom da vida

Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu tudo em sua vida: sua casa, emprego, sua esposa e, com tudo isso, teve complicações e ficou internado em um sanatório. Quando saiu voltou a morar com os pais, mas ele ainda busca reconquistar sua esposa que o traiu. Com surtos por conta de tudo que aconteceu em sua vida, ele é convidado para jantar com seus amigos e conhece Tiffany, também com os mesmos problemas. Juntos os dois mudam o destino de cada um.

Curtiu a nossa seleção? Teria mais algum título que você acha que deve ser incluído na lista? Qual?

Conte pra gente!

Até mais!

comentários (2)

  • Dinis

    gostei dos filmes gostaria de receber nos meus email

    Responder
  • Thiago Costa

    Colocaria nessa lista o filme “biográfico” do Stephen Hawking: “A Teoria de Tudo”. Um excelente filme que mostra um pouco de como foi a trajetória desse incrível físico, que superando todas as expectativas contrárias e inclusive as adversidades, nos dá uma lição de esperança e perseverança.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo