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8 Fatores que Podem te Eliminar de Concursos Públicos

Olá,

Para se inscrever para o concurso público é muito simples, normalmente, preencher o formulário virtual, pagar a taxa de inscrição e pronto!

Mas, é necessária ficar atento, pois existem exigências que podem anular sua inscrição e, com isso, perder todo o esforço e dedicação.

Portanto, antes de se inscrever, fique atento nesses fatores que podem te eliminar na maioria dos concursos públicos:

1 – Nacionalidade

A maioria dos concursos exige que o candidato seja brasileiro nato ou naturalizado. De acordo com a Lei 8112/90, este é um dos pré-requisitos mais básicos para prestar concursos na esfera federal e poderá se tornar um fator de eliminação.

2 – Idade mínima e máxima

Alguns editais estipulam a idade máxima e idade mínima para os candidatos. Geralmente, a faixa etária permitida é de 18 até 70 anos, exceto em carreiras policiais, onde a idade máxima pode ser menor, por exigências físicas do cargo. Outros concursos não estipulam idade máximoa.

Em caso de dúvida, é sempre recomendado ler o edital.

3 – Obrigações Eleitorais

Segundo a Lei 8112/90, é requisito básico o candidato ter participado das votações da última eleição ou apresentar o atestado de dispensa.

4 – Obrigações Militares

Para os candidatos homens, o Serviço Militar é um requisito obrigatório. Sendo assim, os candidatos do sexo masculino devem possuir o Certificado de Dispensa ou Certificado de Reservista. Para quem está com o processo em andamento, é possível apresentar o Certificado de Alistamento, que significa que o processo está em andamento.

5 – Antecedentes criminais

Concursos federais podem exigir que o candidato não possuam nenhum tipo de condenação por crime contra o patrimônio (furto, roubo, extorsão e outros), a Administração (improbidade administrativa, corrupção e etc.), a fé pública (falsificação), os costumes (estupro) e os previstos na Lei nº. 11.343 de 23.08.2006; que tratam sobre as políticas de drogas.

6 – Improbidade

É comum os editais citar a Lei 8429/92 como fator de exclusão, que trata sobre atos de improbidade praticados por qualquer agente, servidor ou não, contra qualquer administração pública. Se o candidato possuir em seu histórico qualquer registro desta natureza, poderá ser desclassificado.

7 – Escolaridade

Parece meio óbvio, mas é sempre bom prestar atenção no nível exigido no concurso. Ou seja, apresentar o certificado de conclusão de nível médio para as vagas de nível médio. Já para os concursos de nível superior, é necessário apresentar o certificado de graduação na área exigida.

A falta desses documentos podem causar a exclusão do candidato.

 8 – Apresentação de documentos

Antes da posse do cargo, o candidato deve providenciar uma relação de documentos que serão listados com data limite para sua apresentação e, caso não seja feito dentro do prazo, o candidato poderá ser eliminado.

Até logo!

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