Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » 8 fatores que mostram a importância do português no cotidiano

8 fatores que mostram a importância do português no cotidiano

A língua portuguesa possui extrema importância em nosso dia a dia e no nosso convívio em sociedade

Olá, leitores!

A vida de todas as pessoas está relacionada diretamente com a comunicação, a vida pessoal, social e profissional, ou seja, em todos os aspectos do cotidiano.

A capacidade de comunicação acompanha a evolução humana, por isso sempre devemos aprimorar nossos conhecimentos sobre nossa língua para estarmos completamente aptos a viver em sociedade.

A língua é um código desenvolvido com o intuito de transmitir pensamentos e ideias através da comunicação e interação com todos os indivíduos.

Apresentar um bom uso da língua e todas as suas normas e regras pode fazer com que as pessoas se destaquem em tudo e com todos com quem ela se relacione no dia a dia.

A língua também modifica a forma como nos expressamos e vemos as coisas, como captamos e enviamos mensagens, como interpretamos o mundo e as pessoas.

É por meio da linguagem que o mundo perpetua sua cultura através da escrita, aliás, cultura e linguagem estão correlacionadas. Sem a linguagem o mundo seria vazio. Portanto, a comunicação é a base para as relações humanas sociais.

Nesse sentido, a língua portuguesa é importante na vida de nós, brasileiros, como todas as outras línguas do mundo são importantes para os povos.

Necessitamos do português para exercer quase todas as funções e tarefas que executamos em nosso cotidiano, a leitura e a escrita são fundamentais para todas as pessoas.

Mas o português não se baseia apenas em ler e escrever, é preciso ir além, é preciso compreender aquilo que se lê, é preciso interpretar. Na hora em que desejamos passar uma mensagem, ou seja, comunicar-se, também devemos fazê-la de uma forma clara, de uma forma que as outras pessoas a entendam.

Portanto, separamos uma série de oito fatores que mostram a importância de estudar o português e como ele se apresenta em nosso cotidiano. Alguns desses fatores podem parecer óbvios, porém, são de extrema importância em nossas vidas:

1 – Leitura

A leitura é uma das bases fundamentais no convívio em sociedade, pois necessitamos dela para exercermos a maioria das funções em nosso dia a dia.

É necessário saber ler para desenvolvermos uma vida plena em sociedade, pois muitas das informações que são passadas às pessoas são através da escrita, por isso a leitura, por mais óbvio que possa parecer, é uma das funções mais importantes da nossa língua em nosso cotidiano.

Utilizamos o ato de ler para sabermos qual ônibus devemos pegar para irmos ao trabalho, para lermos uma receita na cozinha, para entendermos documentos no trabalho, enfim, em quase todos os aspectos de nossas vidas.

2 – Escrita

A escrita é outra base fundamental no convívio em sociedade, dependemos dela para várias funções.

A escrita serve como base para diversas outras atividades importantes da nossa vida, precisamos escrever em diversas etapas de nossas vidas, inclusive algumas outras que entrarão nessa lista e são de grande importância para a vida em sociedade.

Escrever aplica-se na hora de passarmos informações, seja em recados, bilhetes ou anotações; precisamos da escrita para utilizarmos grande parte das ferramentas da internet.

3 – Comunicação/Fala

A comunicação é a principal base de convívio em sociedade, através da fala é que podemos nos comunicar com as outras pessoas, que vivemos em sociedade.

Transmitimos ideias e recebemos as ideias de outras pessoas tudo graças à comunicação, o que demonstra a importância da língua portuguesa em nosso cotidiano, pois devemos ser objetivos e claros na hora de nos comunicarmos.

Comunicar-se bem aumenta as chances de sucesso, como também, destaca o falante de outras pessoas que não se comunicam tão bem.

4 – Interpretação

pessoas-diferentes

Agora, não basta apenas saber ler, é preciso entender aquilo que se lê, interpretar os códigos linguísticos e analisar as possíveis mensagens que estão por trás das palavras ou imagens ou outros tipos de mídias.

A interpretação está mais presente em nossas vidas do que a maioria das pessoas imaginam, utilizamos interpretação para entendermos algo escrito de uma forma mais subjetiva, para entendermos um filme, uma peça de teatro, etc.

Interpretação não se baseia apenas ao texto, refere-se a signos linguísticos, a mensagens verbais e não-verbais, ao entendimento de imagens e as mensagens passadas através delas, a semiótica.

5 – Estudo

O português é a fundamental para compreendermos todos os outros tipos de matérias na escola ou universidade, enfim, é essencial para nossa vida escolar/acadêmica.

Ninguém pode aprender determinados assuntos ou áreas específicas sem sabe ler, escrever e interpretar corretamente, todos concordamos com isso, então a aplicação do português está ligada diretamente ao nosso aprendizado.

Até mesmo para se aprender a matemática é necessário saber o português primeiro.

Os vestibulares exigem um conhecimento de português muito maior do que as pessoas estão acostumadas a saberem sobre.

6 – Trabalho

Bom, podemos dizer que a maioria dos trabalhos existentes exigirão que as pessoas sejam alfabetizadas, saibam ler, escrever, interpretar e falar bem.

Está certo que possam existir trabalhos manuais ou outros segmentos em que não é preciso necessariamente ler e escrever, mas comunicação ou ter conhecimento sobre o assunto é imprescindível, e as pessoas só conseguiram isso através do português.

O português está presente em diversas formas na vida profissional de uma pessoa, podemos usar como exemplo a própria situação de se conseguir um emprego: é preciso elaborar um currículo e passar por uma entrevista. Ambos quesitos necessitarão de conhecimentos da língua portuguesa para isso.

Muitos concursos públicos apresentam grande parte das suas questões sobre a língua portuguesa.

7 – Senso crítico

É necessário interpretar as mensagens recebidas através da leitura ou qualquer outro meio de comunicação e conseguir formar uma opinião sobre tal assunto.

O senso crítico nada mais é que formar sua própria opinião sobre as coisas, assim as pessoas estarão mais capazes de expressar suas ideias e entender sobre assuntos que são desconhecidos.

Essa parte está ligado com o aprendizado, porque sempre é necessário ter uma opinião para se viver na sociedade. Um exemplo disso é quando se lê o jornal ou se assiste ao noticiário, muitos ficam indignados com aquilo que veem, formam opiniões e passam a discutir sobre determinados assuntos.

Isso é construir um senso crítico, e isso seria impossível se a sociedade não pudesse se comunicar, ler, escrever ou interpretar.

8 – Criatividade

Pode se ter criatividade mesmo que a pessoa não seja letrada, contudo, àqueles que são alfabetizados e desenvolvem os aspectos da sua comunicação, são muito mais propensos a terem aquelas ideias geniais.

A criatividade está ligada à imaginação, e nada melhor para desenvolver a imaginação do que a leitura, para se ler e compreender é preciso interpretar.

É meio estranho separar todos esses fatores por tópicos, pois podemos perceber que todos estão interligados um ao outro de alguma maneira.

Mas a questão em si é que a criatividade pode ser potencializada através do estudo do português, a leitura é a principal responsável por tal desenvolvimento.

Esperamos que tenham gostado.

Até a próxima!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo