Você está aqui:Home » Concursos & Empregos » Empregos » 8 dicas para motivar sua equipe a ser mais produtiva

8 dicas para motivar sua equipe a ser mais produtiva

Olá, leitor!

Motivar a equipe para manter um bom ritmo de produção é um dos maiores desafios dos líderes e empreendedores. Afinal, a rotina diária é corrida e cansativa, e o ambiente corporativo é capaz de desgastar até mesmo os funcionários mais animados.

Amar o que faz, frequentemente, não é o suficiente. Infelizmente, os erros na gestão e liderança são o motivo mais frequente de desânimo e descontentamento com o trabalho. Não trabalhar ativamente para motivar a equipe talvez seja o maior desses erros.

Uma equipe motivada é capaz de trazer muitos benefícios para a empresa. É surpreendente o poder que um time de funcionários animados e determinados pode ter.

Em empresas que tomam medidas em prol do aumento de qualidade de vida e de ambiente de trabalho para seus funcionários, apresentam aumento na produção, redução de rotatividade e até mesmo no número de processos trabalhistas.

A seguir, você aprenderá as 8 melhores dicas para motivar a equipe e garantir que tudo na empresa funcione melhor. Além disso, falaremos sobre os benefícios que uma equipe motivada pode trazer para o seu negócio. Continue lendo e confira!

Por que a motivação é importante

8-dicas-para-motivar-sua-equipe-a-ser-mais-produtiva

A motivação é um dos processos psicológicos mais importantes no ser humano. Ela foi a principal responsável pela nossa sobrevivência como espécies, nos levando a colaborar, criar, desenvolver e evoluir. Sem a motivação, não conseguimos fazer nem mesmo as tarefas que mais amamos.

E mesmo que sejamos apaixonados pela nossa área de atuação, nem sempre o ambiente de trabalho é fácil de lidar. Somos frequentemente confrontados com problemas, opiniões divergentes e limitações. Isso tudo pode ser extremamente frustrante. É fato que o desgaste profissional ocorre até mesmo nos melhores ambientes de trabalho. Por isso, agir ativamente para motivar a equipe se faz necessário.

Problemas resolvidos com uma equipe motivada

Uma equipe motivada é capaz de revolucionar os procedimentos de uma empresa. Ter um plano ativo para motivar a equipe, pode ajudar em muitos setores do negócio, incluindo o financeiro.

Temos estudos e muitos exemplos positivos para provar: funcionários motivados e felizes trabalham mais e melhor. A eficiência dos processos é muito superior. Com isso, há a possibilidade de aumentos nos lucros da empresa. Mas essa é apenas a ponta do iceberg da motivação.

Motivar a equipe pode ajudar com problemas crônicos que impedem o crescimento de uma empresa. Por exemplo, é possível diminuir a rotatividade de funcionários, com menos demissões e desistências nos cargos. Isso não só evita custos com treinamentos e processos seletivos, mas também melhora a produtividade.

Um profissional que fica mais tempo na sua empresa já está habituado com os processos e agindo em sintonia com o resto da equipe. Tudo fica mais organizado e flui com maior facilidade.

A reputação da empresa também é importantíssima hoje em dia. Funcionários felizes com seu local de trabalho, frequentemente comentam sobre isso. E acredite, cada vez mais consumidores se recusam a comprar com empresas com funcionários descontentes.

Qualidade de vida e ambiente de trabalho harmonioso

Ações para motivar a equipe apresentam benefícios também para seus funcionários. Com as dicas nesse artigo, você aprenderá não só a melhorar a motivação, mas a proporcionar uma melhor qualidade de vida.

Uma equipe motivada é um sintoma do ambiente de trabalho harmonioso. Seus funcionários estarão verdadeiramente motivados quando se sentirem parte integrante da empresa, valorizados e responsáveis por seus cargos. Confira a seguir, as dicas para alcançar esse objetivo!

8 dicas de como motivar a equipe

Motivar a equipe é um processo constante. De pouco adiantam palestras motivacionais esporádicas ou dinâmicas forçadas e sem objetivo. A motivação verdadeira nasce de uma cultura organizacional saudável e harmoniosa.

Ferramentas como palestras e dinâmicas, é claro, têm o seu lugar. Mas elas devem estar aliadas a uma prática diária, que fica a encargo principalmente da liderança.

1 – Envolvimento

Para estar motivado, é preciso estar envolvido. Nenhum funcionário estará disposto a pensar em soluções criativas e atingir metas em uma empresa da qual não se sente parte.

Aproveite ao máximo o expertise dos seus funcionários! Na maioria das vezes, eles conhecem o mercado tão bem quanto você. Por isso, incentive sugestões e participação no processo de tomada de decisões. Essa é uma ótima forma de mostrar para sua equipe que o conhecimento deles é importante para a empresa, além da mão de obra.

2 – Valorização

Uma equipe motivada é uma equipe que se sente valorizada. A primeira dica, sobre envolvê-los nas tomadas de decisão, é uma das formas de fazer isso. Mas existem muitas opções. Você pode, por exemplo, investir em cursos de atualização e treinamentos. Isso faz com que o profissional se sinta um recurso importante para a empresa e, ao mesmo tempo, disponibiliza mão de obra ainda mais especializada para o seu negócio.

A valorização do funcionário, contribui para uma das características mais importantes para a baixa rotatividade: a sensação de realização profissional.

3 – Feedback

Oferecer feedback constante é importantíssimo para motivar a equipe. Mas é importante se atentar ao tipo de feedback oferecido e como ele é apresentado. Por exemplo, falar com toda a equipe de uma vez só é ideal quando você está fazendo um elogio que vale para todos. Críticas e elogios a uma pessoa em específico ficam melhor em reuniões individuais.

O ideal é que essas conversas individuais aconteçam com certa frequência. Além de situar o funcionário, isso também abre oportunidades para que eles ofereçam sugestões e melhorias para a empresa.

4 – Metas e desafios realísticos

Estabelecer metas é importante para motivar a equipe. A grande maioria das pessoas enxerga nos desafios, um ótimo motivo para superar seus limites e crescer profissionalmente. No entanto, é preciso cuidado para definir quais serão esses desafios.

Para definir metas, primeiro faça um estudo do desempenho atual da equipe. Com isso em mãos, tente desafiá-los a melhorar o desempenho minimamente no mês seguinte. É muito importante que a meta seja realista e alcançável, ou surtirá o efeito oposto. Outra coisa a ser evitada são os castigos e penalidades no caso de não cumprimento. Precisa usar recompensas para melhorar seus resultados.

5 – Acessibilidade da liderança

Para incentivar uma cultura de participação e envolvimento da equipe, é essencial que a liderança seja acessível. A imagem de um chefe que nunca está disponível para conversas, severo e rígido já ficou no século passado. Atualmente, para motivar a equipe, é necessário um líder sempre presente que aceita sugestões e críticas.

6 – Celebre os sucessos

Infelizmente é frequente ouvir funcionários reclamando que seus líderes só falam com eles para fazer críticas ou para passar mais trabalho. Nem sempre essa é a intenção, mas na correria do dia a dia, muitas vezes os sucessos passam despercebidos. no entanto, para o colaborador, a impressão passada é que seu trabalho é desvalorizado e nunca é reconhecido.

Por isso, é importantíssimo elogiar, celebrar metas atingidas e ressaltar boas ideias e trabalhos bem realizados.

7 – Dividir valores e objetivos

Mesmo os melhores profissionais não conseguem se manter motivados se não compartilham com a empresa os valores e objetivos. Para pessoas que não se identificam com essas características da cultura organizacional, é difícil se adequar e a motivação, invariavelmente, desaparece. Por isso, é preciso deixar esses valores e objetivos claros já no processo seletivo.

O famoso “vestir a camisa” não significa fazer tudo pela empresa, como normalmente é interpretado. Significa partilhar dos valores e visão, identificar-se com os objetivos e ter vontade de atingir as metas da empresa.

8 – Garanta que sua equipe tenha o que precisa

Não existe nada mais frustrante do que trabalhar sem as ferramentas necessárias. Na tentativa de economizar, muitos gestores acabam deixando que suas equipes trabalhem em computadores lentos, sem o software adequado ou até mesmo com ferramentas e maquinários ultrapassados. Isso pode acabar gerando muito mais custos do que economia.

Primeiramente, isso tem um impacto enorme na produtividade. Dificilmente seu funcionário te pedirá uma ferramenta excessiva. Então, ouça sua equipe e ofereça o que ela precisa para fazer o melhor trabalho possível.

Isso também evita a frustração e desgaste dos colaboradores, o que faz maravilhas para motivar a equipe. Se a sugestão de melhoria tiver vindo deles, melhor ainda, pois se sentirão valorizados e ouvidos.

Conclusão

Motivar a equipe é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Cada vez mais, a qualidade de vida e a possibilidade de realização profissional são os fatores que mais pesam quando um funcionário escolhe ficar ou não em um emprego. Para diminuir a rotatividade, reduzir custos e aumentar a produtividade, motivar a equipe é fundamental.

A motivação nasce de uma cultura organizacional saudável e harmoniosa. Por isso, utilize essas dicas para garantir o bem-estar, disposição e inovação no seu negócio. Liderar profissionais é uma arte, que deve ser praticada diariamente.

Quer mais dicas para melhorar sua carreira? Leia também esses outros artigos do Canal do Ensino:

E você, que estratégias usa para motivar a equipe no seu local de trabalho?

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo